Carregando...
BrasilDicas e Notícias

Chapada Diamantina

Nunca imaginei que poderia ser tão impactado por um lugar como a Chapada Diamantina!

Fala pessoal! Rafa aqui!

Como disse anteriormente, nunca imaginei que poderia ser tão impactado por um lugar como a Chapada Diamantina! Isso por que, confesso, nunca fui muito entusiasmado em conhecer a Bahia. Mas, isso mudou depois que o Melhores Destinos lançou o Guia da Chapada Diamantina e foi amor a primeira lida, digamos assim!

Se não for o melhor, é um dos melhores guias de destinos já produzido pelo time do Melhores Destinos! Então, se você está pensando em conhecer essa maravilha de lugar, esse guia é leitura obrigatória!

Sem mais delongas, como foi a minha viagem?

Como já disse, depois do Guia da Chapada Diamantina, comecei a pesquisar muito sobre o destino e depois que consultei meu saldo de milhas vi que seria possível realizar essa viagem, mas, não apenas eu… levei meus pais e minha irmã comigo!

Quer saber como viajar apenas com milhas ou como acumular milhas? Então clique aqui!

Passagens compradas, é hora de pesquisar a hospedagem. São várias as opções de hospedagem na região da Chapada Diamantina e confesso que não foi difícil escolher onde ficar.

Optei pela Hospedaria Tayrona, que além de ser muito charmosa, pertence a uma grande amiga do “trabalho”, por isso, fui prestigiar o local e confesso que me senti em casa e durante os 2 dias que ficamos lá, chamamos de nosso lar!

Sim! Ficamos apenas 2 dias e serviu apenas para atiçar a lombriga de querer voltar em breve! Foi como nos disseram, você pode ficar 1 mês aqui e mesmo assim ainda não conhecer tudo! Afinal, “são mais de 38 mil km² repletos de vegetação bem preservada, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras, grutas de beleza irretocável e charmosas cidades. Tantas atrações juntas fazem da Chapada Diamantina um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo. Não faltarão cenários incríveis para os dias de viagem. E o melhor é saber que a Chapada Diamantina tem natureza para todo tipo de viajante: dos que buscam passeios bem fáceis até os que desejam aventura extrema. A Chapada Diamantina tem beleza para todo mundo ” Renne, Monique

Nosso roteiro

Saímos de Congonhas com destino a Salvador, chegando lá retiramos o carro que havia alugado com antecedência na Rent Cars. Pegamos a estrada e depois de 6 horas chegamos a Lençóis – Chapada Diamantina.

Como nosso quarto somente estaria disponível após as 13hrs, não tivemos dúvida e fomos conhecer tudo que era possível.

Primeira parada, Fazenda Pratinha

Conhecida como “O Oásis do Sertão no coração da Chapada Diamantina”, a Fazenda Pratinha é um verdadeiro paraíso aquático com piscinas naturais. Eleita a terceira água mais cristalina do mundo. Não por acaso recebeu o título de “Oásis do Sertão”.

Atrativos

Café: Vindo a pratinha, não deixe de degustar o cappuccino caseiro e o cafe gelado, feito com os melhores grãos do Brasil.

Restaurante: Cozinha tradicional, com grande variedade de comida típica, salão amplo e com vista para o rio Pratinha.

Pousada Recanto do Major: Um antigo casarão com mais de 100 anos, transformada em uma pousada aconchegante onde se pode desfrutar do rústico e moderno. Oferecendo uma linda vista para o rio Pratinha.

Flutuação: É um passeio na gruta pratinha, em águas cristalinas com tonalidade azulada, onde você poderá observar uma grande variedade de peixes.

Tirolesa: É um esporte radical, com 80 metros de extensão e 12 metros de altura. O percurso transmite uma sensação de vôo livre e termina deslizando no rio de águas cristalinas.

Caiaque, Stand Up e Pedalinhos: Venha pedalar e remar nas águas cristalinas do Rio Pratinha e desfrutar das belezas naturais

Foto Sub-aquática: É um serviço de fotos feita em uma área com grande variedade de vegetação e peixes. Um cenário natural com uma das águas mais cristalinas do mundo.

Massagem

Taxas e Tarifas
Portaria R$40,00 de tarifa de conservação
Pedalinho R$ 20,00 por 20 minutos
Foto Sub Aquática 20 fotos para até 2 pessoas: R$90,00
Flutuação Ida e volta no interior da gruta por R$40,00
Tirolesa 1 salto por R$20,00

Nossa segunda parada foi no Morro do pai Inácio.
Confesso que nunca imaginei em toda a minha vida, que teria coragem e acima de tudo, disposição para encarar isso. Mas vale a pena cada gota de suor derramada. A vista lá de cima é simplesmente linda!

No segundo dia, acordamos, tomamos um delicioso café da manha na Hospedaria Tayrona e já fomos bater perna. Primeiro destino, morro do camelo.

Infelizmente o tempo não ajudou muito, estava chovendo e bastante nublado, mesmo assim subimos até o mirante.

Saindo de lá, fomos conhecer a famosa Gruta Azul a mais ou menos 2 horas de viagem de Lençóis, onde fizemos flutuação novamente e foi a água mais azul que já vi na vida. Super recomendo.

Voltamos para Lençóis e fomos conhecer a cachoeira do Serrano.

Descemos e ficamos o final da tarde passeando pelas belas ruas de Lençóis!

E ai, curtiram?

Então arrumem as malas e partiu Chapada!