Loading...
Dica

Saiba o que fazer caso for roubado em uma viagem: Dicas e principais providências

Saiba o que fazer caso for roubado em uma viagem: Dicas e principais providências

Claro que a gente acha que todas as viagens tem que ser tranquilas e só cheia de coisas boas. Mas, imprevistos podem acontecer, né? E, infelizmente, ser roubado é uma das coisas que todo mundo está sujeito a todo momento – e em qualquer lugar.

Se acontecer de ser assaltado em uma viagem nacional, respire! Se perceber que tem algo faltando, a primeira coisa é checar os bolsos e a bolsa para ter certeza – e até para ver o que foi levado. Se seu dinheiro foi roubado, não há muito o que fazer… Não há como atestar a quantia ou tentar procurar a pessoa que te roubou. Então, é importante não ficar com o dinheiro amostra em lugar nenhum, principalmente em lugar público. É sempre importante não deixar todo o dinheiro em um único lugar, mesmo na mala, e não ficar andando com grandes quantias.

Se levaram seus cartões de crédito ou débito, é importante que entre em contato com o banco o mais rápido possível para solicitar o cancelamento. E já resolva logo a questão do dinheiro, veja se já há a possibilidade de uma transferência bancária – para não ficar sem nada até o fim da viagem, né?

Se o seu celular for roubado, bate aquela tristeza. Mas, tem que focar que nada aconteceu com você, e que então tá tudo bem. É importante ligar logo para a operadora para cancelar a linha, e, caso seu celular tenha algum aplicativo de segurança ou localizador, é bom acioná-los, podem sair dicas e informações valiosas daí.

E, em qualquer caso, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência. Vá à delegacia e liste o(s) item(s) roubado(s), assim, a polícia vai estar sabendo – e possivelmente ficar atenta – e qualquer ação feita não recai sobre você, já que os objetos não estão mais na sua mão.

AH! E caso algum documento seja roubado, como RG, por exemplo, é preciso ir urgentemente à delegacia, com o B.O feito, será possível embarcar de volta para sua cidade e continuar atestando sua identidade – mas, logo que chegar de viagem tire outra via, hein?

shutterstock_610395566

Já se acontecer um caso de roubo em uma viagem internacional, pode ser um pouquinho mais complicado. A primeira providência é sempre a mesma: ir a uma delegacia e fazer um B.O, listando absolutamente tudo que foi perdido.

Se o dinheiro foi roubado, é preciso respirar! Se os cartões forem roubados, mesma coisa, ligar para o banco para bloquear o cartão. Se foi o celular, acione os aplicativos e respira fundo, ok?

Mas, se o passaporte estava entre os itens roubados, a providência é um pouco mais complicada. É preciso ir até a Embaixada do Brasil para tirar um novo passaporte, ou, se a data da volta estiver muito próxima, uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) – um documento que garante que você pode regressar ao Brasil, mesmo sem seu passaporte. Mas, esse documento só garante a entrada aqui, se, por acaso na sua viagem você ia de um país para o outro, é preciso esperar a emissão do novo passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos