A capital da República Tcheca, conhecida mundialmente pela qualidade e preços acessíveis de sua cerveja, adotou uma nova estratégia para redirecionar o perfil dos turistas que recebe. Em uma medida inusitada, vereadores de Praga decidiram proibir visitas organizadas a bares por agências de turismo, buscando atrair visitantes com maior interesse cultural e afastar o turismo focado apenas em consumo de bebidas.

A decisão reflete uma preocupação das autoridades com o excesso de turistas atraídos pela vida noturna, especialmente aqueles que visitam Praga para despedidas de solteiro e festas. O vice-prefeito de Praga, Zdenek Hrib, explicou que a nova regulamentação também inclui a proibição de passeios guiados a bares entre 22h e 6h, buscando reduzir os impactos negativos do turismo de massa e garantir uma melhor experiência para todos os visitantes.

Turismo Noturno Sob Controle
O objetivo das novas regras é tornar a experiência de Praga mais agradável tanto para os moradores quanto para os turistas que desejam aproveitar a riqueza histórica e cultural da cidade. Jiri Pospisil, outro representante municipal, destacou que a cidade está em busca de um perfil de turista “mais instruído e com maior poder aquisitivo”, que venha à cidade para apreciar sua cultura e história, não apenas a cerveja.

Reações e Impacto Econômico
Apesar do impacto potencial em algumas agências de turismo, a regulamentação foi bem recebida pelo setor hoteleiro e pela Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes. Vaclav Starek, diretor da associação, comentou que as excursões organizadas a bares todas as noites têm sido uma preocupação para moradores e outros turistas. “As vendas não serão impactadas de maneira significativa, já que qualquer pessoa ainda poderá ir aos bares, mas essas visitas guiadas constantes não são necessárias”, afirmou.
Via Melhores Destinos Com informações da Agence France-Presse, via revista Exame.
