Carregando...
Dicas e Notícias

Apagão cibernético prejudica voos e afeta serviços de aeroportos no mundo

Um apagão cibernético global está causando atrasos em voos de companhias aéreas internacionais, além de afetar empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações. Serviços bancários também estão enfrentando problemas nesta sexta-feira.

No Brasil, moradores relataram nas redes sociais dificuldades com aplicativos de bancos. Um de nossos leitores informou que houve um atraso no voo da Azul, pois o sistema estava fora do ar e todos os procedimentos precisaram ser feitos manualmente.

Dica para contratar um ótimo seguro viagem com 70% de desconto em 6 vezes sem juros

Acesse site da promoção, faça a cotação e use nosso cupom MELHORESDESTINOS

As companhias aéreas brasileiras, no entanto, não anunciaram suspensões de voos devido ao apagão. A Azul declarou ao MD que “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”, enquanto a Gol informou que “os sistemas e as operações da Gol nos aeroportos não sofreram impactos até o momento”. Estamos aguardando a resposta da Latam.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os aeroportos brasileiros não foram afetados pelo problema cibernético:

A Globo News relatou que o Aeroporto de Guarulhos não registrou voos atrasados, mas o serviço em Curitiba foi afetado.

Nossa orientação é que, se você tem um voo marcado, vá para o aeroporto com antecedência para se informar e realizar procedimentos manuais, se necessário.

Para voos internacionais, acesse o site da companhia aérea para verificar informações oficiais sobre as operações..

Problemas técnicos

De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h da manhã de hoje, 1.390 voos foram cancelados devido ao apagão.

A imprensa internacional informou que a American Airlines, a United e a Delta suspenderam seus voos. A Air France anunciou a interrupção de suas operações, enquanto a TAP disse que alguns de seus voos foram afetados.

Problemas técnicos também foram registrados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos significativos. No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, várias companhias aéreas precisaram realizar o check-in dos passageiros manualmente. Serviços aeroportuários em Hong Kong também foram impactados.

Causa do apagão

As primeiras informações sugerem que o problema pode estar relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, fornecedora de serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo.

A Microsoft informou que a falha já foi resolvida, mas problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão seja resultado de um ataque hacker, segundo a empresa. Detalhes adicionais ainda estão sendo investigados.

Com informações das companhias aéreas, jornal O Globo e do portal g1.


Você foi prejudicado de alguma forma por causa do apagão? Participe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos