Carregando...
Dicas e Notícias

Famosa Galeria de Londres Proíbe Entrada com Líquidos para Proteger Obras de Arte

A The National Gallery , um dos museus mais renomados de Londres, iniciou uma nova política de restrição de entrada com líquidos. A decisão ocorre após uma série de ataques realizados por ativistas ambientais, que visaram obras importantes na galeria e em outros museus europeus.

Em comunicado, a National Gallery explicou que a medida foi necessária para reforçar a segurança de seus visitantes, funcionários e das valiosas obras em exposição. “Após incidentes recentes na galeria, é necessário adotar medidas maiores para garantir a segurança de todos os visitantes, da equipe da National Gallery e da coleção de pinturas do país”, afirmou um porta-voz da galeria.

Fotos do post e de capa: National Gallery London / Divulgação

A partir de agora, visitantes não podem portar líquidos ao entrar na galeria, com exceções limitadas a leite para bebês, leite materno em mamadeiras e medicamentos com prescrição médica. A instituição também orienta os visitantes a evitarem trazer bolsas grandes e objetos volumosos.

Para fortalecer ainda mais a segurança, a galeria instalou detectores de metais em todas as entradas, e bolsas e mochilas são submetidas a inspeções rigorosas. Essas novas diretrizes podem aumentar o tempo de acesso ao museu, e a National Gallery pede desculpas por qualquer inconveniente causado aos visitantes.

Protesto em museus

Nos últimos anos, ativistas têm atacado museus como forma de chamar a atenção para causas ambientais, gerando danos às obras e afetando a experiência dos visitantes. Pinturas famosas, incluindo os “Girassóis” de Van Gogh e obras de artistas como John Constable e Diego Velázquez, foram alvos desses protestos, que provocaram danos físicos às peças e transtornos ao público e à equipe da galeria.

Em um caso recente, duas manifestantes foram condenadas por um ataque à obra de Van Gogh, causando prejuízos de mais de R$ 73 mil, e outras três pessoas aguardam julgamento por incidentes semelhantes.

“Ataques assim causaram danos físicos às obras de arte, desconforto aos visitantes e funcionários, e perturbam a nossa missão de tornar a arte de alto nível disponível para que todos, em qualquer lugar, possam desfrutá-la”, disse um porta-voz da instituição britânica à agência Reuters.

Foto: Hydar Dewachi/ National Gallery London/ Divulgação

As medidas de segurança adotadas pela National Gallery são uma resposta à crescente necessidade de proteger o patrimônio cultural, mantendo-o acessível e seguro para o público. Compartilhe sua opinião nos comentários sobre essas novas políticas e o impacto dos protestos em museus.

Via Melhores Destinos com informações da galeria e da agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos