O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que a icônica obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, ganhará uma sala exclusiva no Museu do Louvre, em Paris. Com a mudança, os visitantes precisarão adquirir um ingresso separado para acessar o novo espaço dedicado à pintura.
Nova Cobrança para Ver a Mona Lisa
Atualmente, quem visita o Louvre paga um único ingresso para acessar todas as áreas do museu, incluindo a sala onde a Mona Lisa está exposta. No entanto, Macron afirmou que o novo espaço será independente, permitindo que os visitantes adquiram um ingresso específico para ver a obra-prima.
Museu do Louvre vai cobrar ingresso separado de quem quiser ver a Mona Lisa
Reformas e Novas Mudanças no Louvre
A novidade faz parte de um projeto maior chamado “Novo Renascimento”, que inclui uma série de renovações no Louvre, como a construção de uma nova entrada até 2031. Atualmente, o acesso ao museu é feito pela icônica pirâmide de vidro inaugurada em 1988, mas o governo francês considera o local “estruturalmente obsoleto” e planeja substituí-lo por um novo design, a ser escolhido em um concurso internacional de arquitetura.
Outra medida em estudo é a aplicação de uma tarifa diferenciada para turistas de fora da União Europeia, incluindo brasileiros, a partir de 2026.
Turistas apreciando A Gioconda de Da Vinci, como é conhecida a obra (Foto: Monique Renne / Melhores Destinos)
Impacto no Turismo
O Louvre recebeu cerca de 9 milhões de visitantes em 2024, sendo que 80% eram estrangeiros. Hoje, o ingresso geral custa 22 euros (aproximadamente R$ 135), mas com as reformas, a expectativa é que o número de visitantes aumente para 12 milhões por ano.
Se você tem planos de visitar a Mona Lisa, essa pode ser a última chance de vê-la com o ingresso atual!
Via Melhores Destinos
