Carregando...
BrasilDicas e Notícias

O que fazer em Ubatuba litoral norte de SP

Após o feriado de carnaval, decidimos curtir um final de semana na praia. O destino escolhido dessa vez, foi Ubatuba e nesse post vou mostrar o que fazer em Ubatuba litoral norte de São Paulo. Essa foi a minha segunda vez no litoral norte, o primeiro foi Ilhabela e eu já mostrei por aqui. Ubatuba possui mais de cem praias, com atividades que vão de mergulhos em trilhas subaquáticas a passeios de lancha por ilhas paradisíacas, como a Ilha das Couves e a Ilha do Prumirim. Sem falar do surfe e outros esportes ligados ao mar, que ganham em Ubatuba dimensões fantásticas em meio à cultura caiçara.

Como ficamos apenas um final de semana, decidimos ficar na praia de Santa Rita e Sununga. Fora praia, vale curtir o centro de Ubatuba, com diversos restaurantes e lojinhas para curtir depois do dia de praia. No Centro de Ubatuba será possível ainda conhecer o Projeto TAMAR de Ubatuba, que rende um bom passeio em dias de chuva e o Aquário de Ubatuba.

Paraty – Rio de Janeiro

Devido a proximidade, decidimos passar um dia em Paraty – Rio de Janeiro e ainda aproveitar a praia de Trindade. Paraty une história e paisagens naturais realmente estonteantes e, o melhor de tudo, Paraty está em uma das mais lindas baías do país. A região, conhecida como Costa Verde, oferece mais de uma centena de praias e ilhas para quem deseja curtir os dias de sol. E para quem preferir o contato mais íntimo com a Serra do Mar, há ainda uma grande variedade de cachoeiras a serem desbravadas pelos viajantes em Paraty.

O Centro Histórico tem lojas repletas de artesanatos, ateliês de artistas locais estão por toda parte, fotografias estampam as vitrines e as livrarias são mesmo um convite a horas a fio com um bom café. Impossível negar essa vocação diante de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP e a Paraty em Foco, que reúne fotógrafos de todo o país. 

Via Melhores Destinos

Praça da Baleia

Esta baleia encalhou morta na Praia Grande de Ubatuba em Outubro de 2000. Seus ossos foram retirados pela Prefeitura Municipal e em 2010 foi montada na Praça que antes recebia o nome de Praça Santos Drummond e passou a se chamar Praça da Baleia desde então e fica localizada na orla da Praia do Itaguá, próximo ao Aquário de Ubatuba.

Leia também

Praia Santa Rita

A praia de Santa Rita fica dentro de um condomínio e na portaria eles pedem, não é obrigatório, uma ajuda de R$20,00 para ajudar na manutenção e cuidados com a praia. Possui um mar calmo como uma piscina, e por isso excelente para banho e para famílias com crianças.

É uma praia de relativamente pequena, cercada por costões rochosos e muito verde, que acrescentam ainda mais no visual da praia e sua areia é fofa e amarelada, e possui algumas sombras de árvores.

A vista da baía é encantadora, do lado direito, a Praia do Perequê Mirim, e à frente, é possível ver os barcos ancorados no Saco da Ribeira.

A praia da Santa Rita em Ubatuba possui quiosques com ótima infra estrutura , mas você também pode levar seu cooler e guarda – sol sem problemas.

Como eu disse, o acesso a praia é por um condomínio, por isso não há estacionamentos, chegue cedo para poder estacionar o carro em uma das vagas demarcadas ao longo do condomínio, caso contrário pode ocorrer de não haver vaga para estacionar.

Praia Sununga – Gruta que Chora

A Gruta que Chora fica localizada na Praia da Sununga, região sul de Ubatuba, com acesso pela Praia do Lázaro, é uma das grandes atrações da cidade e objeto de muitas lendas e turistas ansiosos para tirar aquela foto maneira na gruta.

Reza a lenda que “Nesta gruta habitava um monstro que se transformava em homem todas as noites. Morava na região uma linda jovem chamada Iracema, que se apaixonou por este “homem” permitindo que ele entrasse em seu quarto todas as noites. Logo sua mãe percebeu algo errado já que a moça sentia sono durante o dia, e conversando com seu marido sobre tal desconfiança, o mesmo resolveu investigar. Ao cair a noite o pai de Iracema ficou espionando, até que viu tal rapaz entrar no quarto da filha, seguindo o plano, esperou o mesmo sair.

Seguiu o “homem” e espantado viu quando ele entrou na gruta e se transformou em um monstro horrível com cabeça de dragão e corpo de serpente. Sem saber o que fazer, ele procurou Frei Bartolomeu que estava na região em homenagem ao centenário do Padre José de Anchieta, o frei e a comunidade vieram até o local, e em um cerimonial, jogaram na entrada da gruta água benta. Esta simpatia acabou expulsando tal monstro da gruta, que se foi para o mar, tornando-o com ondas desordenadas e muitas vezes violentas. Iracema, apaixonada já não seria feliz sem seu amado e adentrou-se à gruta e de lá nunca mais saiu. Segundo a lenda, Iracema vive lá até hoje e chora cada vez que ouve vozes, porque pensa que pode ser seu amado voltando para ficar com ela. Pobre Iracema!”

Praia Domingas Dias

A Praia Domingas Dias, vizinha à Praia do Lázaro, atrai quem busca uma praia mais tranquila. O mar é calmo e forma uma límpida e deliciosa piscina, principalmente no canto esquerdo. É um cenário maravilhoso e cercado por muito verde. Suba nas pedras para observar a paisagem e não deixe de percorrer toda a faixa de areia, que é bem compacta e boa para a prática de esportes. A água também é convidativa a passeios de caiaque e stand up. Aproveite o visual! Não há restaurantes e quiosques fixos na Praia de Domingas Dias, mas algumas barraquinhas ajudam a aplacar a fome e a sede. 

As praias de Domingas Dias, Lázaro e Sununga formam um trio excelente para ser visitado em um mesmo dia. Lázaro está no centro, Sununga fica à esquerda e Domingas Dias, à direita. Uma caminhada curta leva de uma à outra, o que permite escolher a praia favorita para ficar mais tempo sem precisar tirar o carro do lugar.

Como chegar à Praia Domingas Dias

Domingas Dias está localizada a 17 km do centro de Ubatuba, rumo ao sul e à direita da Praia do Lázaro. Uma caminhada curta, com menos de três minutos, liga as duas. O acesso para quem chega de carro é tranquilo, mas é preciso passar por um condomínio particular, por isso o mais comum é ir a pé a partir da Praia do Lázaro.

A estrada que leva à praia é a BR-101 (Rod. Gov. Mario Covas ou Rio-Santos). Para quem vai de ônibus a partir do Centro de Ubatuba, as opções de transporte, operados pela Verdebus, são o 01 – Tabatinga, 02 – Maranduba, 03 – Fortaleza, 04 – Corcovado e 05 – Rio Escuro. Veja as linhas de ônibus de Ubatuba.

Via Melhores Destinos

Praia da Almada e Praia do Engenho

A Praia da Almada é uma das melhores praias de Ubatuba para quem deseja mar tranquilo aliado a boa infraestrutura. Uma das favoritas entre as famílias com crianças, Almada é uma delícia para o banho de mar, tem boa sombra sob as árvores e muita oferta de quiosques. Almada conta ainda com a vantagem de ser vizinha à Praia do Engenho, onde está o acesso por trilha para a lindíssima Praia Brava da Almada (essa para o público que deseja mais isolamento). Por não estar localizada tão próxima do Centro de Ubatuba, Almada tem menos frequentadores que outras praias com características semelhantes, como a Praia do Félix e a Praia do Tenório, por isso costuma ser mais tranquila. Na Praia da Almada, aproveite para caminhar pela areia, praticar SUP, alugar um caiaque, praticar mergulho de snorkel e tomar uma caipirinha de caju (uma das mais famosas da cidade). 

A Praia da Almada e a Praia do Engenho são praticamente coladas uma na outra. Apenas uma escada e um restaurante no alto da rocha separam as duas faixas de areia. Almada atrai mais gente pelo grande número de quiosques, já a Praia do Engenho fica com os turistas que desejam um pouco menos de movimento. E se a sua pedida for fugir totalmente do público, o melhor é pegar a trilha que começa na Praia do Engenho e seguir até a Praia Brava da Almada. Essa sim bem isolada e quase sempre vazia.

Quem estiver na região poderá fazer, no mesmo dia, o passeio pela Praia da Almada, Praia do Engenho e a Praia Brava da Almada. Além delas, vale conferir nos arredores a Praia da Fazenda, a Praia do Estaleiro do Padre e a Praia do Ubatumirim. 

Como chegar à Praia da Almada e à Praia do Engenho

Localizada no Norte de Ubatuba, a Praia da Almada está distante 38 km do Centro. A partir da rodovia, serão mais 3,6 km de estrada de terra até a praia, onde os carros ficam estacionados próximos à areia. Para quem vai de ônibus a partir do Centro de Ubatuba, a linha que leva à Praia da Almada é a 16 – Almada. Veja as linhas de ônibus de Ubatuba.

Para chegar à Praia do Engenho, basta seguir pela Praia da Almada até o canto esquerdo da areia e subir a escada que dará na faixa de areia da Praia do Engenho.

Aquário de Ubatuba

Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em Janeiro de 1996 por um grupo de oceanólogos. Os mares e Oceanos ocupam mais de 70% da superfície do planeta e são fundamentais para a existência e propagação da própria vida, incluindo a do ser humano.

Essa importância inspirou a criação deste projeto na cidade de Ubatuba, que possui como principal objetivo a preservação dos ambientes costeiros e marinhos através da educação ambiental e da pesquisa aplicada.

Aquário de Ubatuba foto

Atrações

O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.

Tanque de Contato: o tanque permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, lagostas entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado.

Pinguinário: é uma atração onde o visitante poderá ver de perto os curiosos e fascinantes Pinguins-de-Magalhães, e alimentá-los de forma bastante interativa (vide programação interna do Aquário de Ubatuba).

Aquário de Ubatuba foto

Expediente

  • De domingo à quinta das 10h00 às 20h00
  • Sexta e sábado aberto das 10h00 as 22h00
  • Nas férias escolares e feriados o Aquário de Ubatuba abre das 10h00 às 22h00

Aqualoja

O Aquário de Ubatuba apresenta sua Aqualoja, onde você encontrará peças com inspiração artística em nossas fauna e flora marinhas, seja de vestuário, acessórios, decoração, papelaria, brinquedos e muito mais.

Mais informações

Fotos tiradas do site do Aquário de Ubatuba

Projeto TAMAR

Localizada entre o mar e as montanhas, Ubatuba fica no litoral norte de São Paulo, a 262km da capital. Está cercada pela Serra do Mar, recoberta por um dos mais importantes e bem preservados remanescentes de Mata Atlântica no Estado. Cerca de 80% do território do município está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar. São mais de 100 praias em 106km de litoral, alternadas por extensos costões rochosos.

Inaugurada em 1991, a base da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, tendo como principal objetivo mitigar os efeitos predatórios da pesca sobre esses animais. É a única base no Estado e está localizada na área central da cidade.

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba recebe, em média, 140 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, com espaços temáticos, tanques e aquários, auditório, espaço para exposições, espaço cultural, loja e lanchonete.

VISITA SEGURA
Estamos preparados para recebê-los com segurança. Temos totens de álcool em gel disponíveis por todo o percurso, controle de distanciamento na fila, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara durante todo o percurso. Porém, em atenção às recomendações de prevenção e controle de infecção do Covid 19, estamos com algumas áreas do Centro de Visitantes fechadas e as atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas.

Atrações

  • TANQUES E AQUÁRIOS
  • ESPAÇOS TEMÁTICOS
  • BIÓLOGO POR UM DIA
  • ESPAÇO INFANTIL
  • ESPAÇO CULTURAL
  • MUSEU CAIÇARA
  • ATIVIDADES INTERATIVAS
  • VISITAS ORIENTADAS
  • RETORNOS DE TARTARUGA AO MAR

TANQUES E AQUÁRIOS
São seis tanques de observação de tartarugas marinhas e mais seis recintos com tartarugas terrestres e de água doce. Dentre eles, está o recém-inaugurado Recinto das Albinas, com quatro visores onde o visitante pode observar as tartarugas submersas, além do tanque principal com praia artificial e visor panorâmico.

Como chegar

Saindo de São Paulo (capital): acesso pela Via Dutra ou pela rodovia Carvalho Pinto, descendo depois para o litoral pela rodovia Oswaldo Cruz ou pela rodovia dos Tamoios. De carro, a viagem dura em média três horas e meia; de ônibus, são quatro horas, em média, saindo da Rodoviária do Tietê, Viação Litorânea.

Saindo de Santos: acesso pela BR-101, passando por Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba. A viagem dura em média quatro horas de carro.

Saindo do Rio de Janeiro: acesso pela BR-101, sentido litoral sul do RJ. A viagem dura em média cinco horas de carro.

Rua Antonio Atanázio, nº 273, Jrd Paula Nobre
Tel: (12) 3832-6202 / (12) 3832-7014
E-mail: tamaruba@tamar.org.br

Horário de funcionamento
Quinta a segunda das 10h às 17h

Valor dos ingressos
Inteira – R$28,00
Meia-entrada – R$ 14,00 (idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos)
Passaporte família (dois adultos e duas crianças) – R$68,00
Grupos acima de 20 pessoas (previamente agendado): R$ 26,00
Gratuidades – Crianças de até 5 anos, moradores de Ubatuba com cadastro*
*Consulte as regras para cadastro

Compre seu ingresso aqui.

Biólogo por um dia mediante agendamento (clique no link abaixo):
bit.ly/tamarubatubasp

Você já esteve em Ubatuba? O que faltou aqui no post? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Contrate um Seguro Viagem!

O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100km de distância da residência do contratante.

Eu recomendo a Seguros Promo, no qual dá pra comparar preços e coberturas de várias corretoras diferentes. E o preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem.

6 comentários
  1. Ubatuba Sustentável: Como Ser um Viajante Consciente na Região -

    […] Ubatuba, um paraíso tropical no litoral de São Paulo, não apenas encanta com suas praias deslumbrantes e natureza exuberante, mas também se esforça para preservar esses tesouros para as gerações futuras. Como viajantes, temos a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade dessa região magnífica. Neste post, exploraremos como ser um viajante consciente em Ubatuba, minimizando nosso impacto ambiental e ajudando a manter a beleza natural intocada. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos