Começou o transporte do primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro, que conectará o Aeroporto de Congonhas à cidade de São Paulo. A composição, fabricada na China, desembarcou no Porto de Santos e seguirá para a capital paulista após a conclusão dos trâmites aduaneiros.
O transporte será realizado em oito carretas, cada uma com 30 metros de comprimento, cinco metros de altura e três de largura, conforme informações do jornal Diário do Transporte. A operação ocorrerá durante a noite e madrugada, minimizando o impacto no trânsito.
A montagem do trem deve levar cerca de 30 dias. Após esse processo, a composição passará por testes de segurança antes de ser liberada para operação. A segunda unidade está prevista para chegar ao Brasil ainda este ano, com as demais entregas programadas até 2025.
O Metrô de São Paulo retomou as obras da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado, e a previsão é que a infraestrutura seja concluída até o final de 2025. O início das operações, estimado para 2026, conectará o aeroporto à rede de transporte público, atendendo cerca de 100 mil passageiros por dia.
Como são os trens do metrô que irão para Congonhas
Cada trem do monotrilho terá cinco carros, com capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para pessoas com deficiência. As composições contarão com ar-condicionado, câmeras de segurança, iluminação em LED e sistemas de comunicação audiovisuais. Além disso, os vagões terão passagem livre entre si e portas amplas, de 1,6 metros de largura, respeitando as normas de acessibilidade.
As janelas panorâmicas permitirão aos passageiros visualizar o percurso, e janelas basculantes estarão disponíveis para ventilação de emergência, garantindo mais segurança e conforto.
Via Melhores Destinos