Quem esteve em Roma recentemente deve ter notado a cidade em obras. Os preparativos para o Jubileu Católico, que começa no Natal de 2024 e se estende por todo o ano de 2025, estão transformando a capital italiana. Vários pontos turísticos icônicos, como a Fontana di Trevi e a Piazza Navona, estão passando por restaurações, com painéis transparentes e controle de acesso. Além de organizar os eventos religiosos que devem atrair milhões de peregrinos, o governo local testa novas medidas, incluindo a possibilidade de cobrança de ingressos para visitação de certos monumentos.
O Jubileu de 2025 promete ser especialmente movimentado, com expectativas de um afluxo recorde de visitantes, incluindo as gerações mais jovens, impulsionado pela criação de “Luce,” uma mascote pop inspirada na estética de animes japoneses.
O que é o Jubileu?
O Jubileu é um ano de reconciliação espiritual na Igreja Católica, instituído pelo Papa Bonifácio VIII em 1300. Chamado também de Ano Santo, o Jubileu é marcado por peregrinações e eventos especiais, incentivando a conversão de fiéis. Embora inicialmente planejado para ocorrer a cada século, o intervalo foi reduzido para 25 anos, com edições extraordinárias, como a de 2015, convocada pelo Papa Francisco. A edição de 2025 começará na véspera de Natal de 2024 e seguirá até 14 de dezembro de 2025.
O que esperar de Roma em 2025?
Prepare-se para uma cidade ainda mais cheia que o habitual. Roma, que já é um destino turístico popular, estará especialmente lotada, então é aconselhável reservar hotéis e passeios com antecedência. O Vaticano será o epicentro das celebrações, com destaque para a abertura das Portas Santas, a principal na Basílica de São Pedro, prevista para o final de 2024. Outros locais em Roma também devem organizar concertos, apresentações e exposições para celebrar o Jubileu, embora grande parte da programação ainda não tenha sido divulgada.
Para evitar a superlotação, considere explorar destinos menos visitados em Roma. Além do famoso Coliseu e dos Museus do Vaticano, a cidade oferece muitos outros locais históricos e charmosos que merecem uma visita e permitem uma experiência mais tranquila.
Via Viagem e Turismo
