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Aeroporto em SP inicia distribuição do Cordão Girassol para viajantes com deficiências ocultas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deu início à distribuição do Cordão Girassol Oficial destinado a passageiros com deficiências não visíveis que estejam viajando pelo terminal. Os cordões podem ser retirados no Balcão de Informações (piso de embarque) ou solicitados aos colaboradores identificados com coletes amarelos que ostentam a pergunta “Posso Ajudar?”. Esses colaboradores circulam pelo saguão e corredores do aeroporto.

Essa iniciativa, realizada em parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness”, busca tornar o aeroporto mais acolhedor e sensível a todos os turistas e visitantes, especialmente àqueles que possuem condições ou deficiências não imediatamente visíveis. Inicialmente, a concessionária adquiriu 500 unidades do Cordão Girassol, e a intenção é que, à medida que a distribuição ocorra, mais unidades sejam adquiridas.

O Cordão Girassol é uma ferramenta simples que permite a alguém comunicar voluntariamente que possui uma deficiência ou condição que pode não ser imediatamente evidente, indicando a possível necessidade de ajuda, compreensão ou mais tempo em ambientes como lojas, no trabalho, no transporte ou em espaços públicos. Isso inclui condições como autismo, depressão, Alzheimer, TOC, bem como doenças respiratórias, raras e condições crônicas como asma, diabetes, entre outras.

Foto: Isabella Assis/Viracopos

É essencial salientar que o Cordão Girassol não garante prioridade em filas, como é o caso das pessoas com deficiência. Sua função principal é auxiliar na identificação de passageiros que necessitam de atenção especial em situações de emergência. Da mesma forma, o cordão não substitui os documentos comprobatórios das condições, quando solicitados por autoridades.

A concepção desse projeto teve origem em 2016 no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e, desde então, foi adotado por mais de 200 empresas do setor de aviação civil. No Brasil, o Projeto HD Sunflower foi oficializado por meio do Projeto de Lei nº 5.486/2020.

Com a adesão a esse projeto, Viracopos obteve acesso a todo o material de divulgação e treinamento que está sendo aplicado aos colaboradores de todas as empresas e entidades que prestam atendimento ao público no Terminal de Passageiros.

É fundamental ressaltar também que o passageiro, ou seus familiares, deve informar à companhia aérea sobre qualquer necessidade especial no momento da compra da passagem. Quem quiser saber mais pode navegar pelo site oficial do movimento.

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