A empresa de seguros de viagem Berkshire Hathaway Travel Protection lançou seu nono relatório anual sobre o setor, que inclui um ranking dos países mais seguros do mundo para os viajantes. A lista considera diversos aspectos, como risco para minorias, terrorismo e medidas de segurança em saúde.
“A definição de destino seguro evoluiu”, disse Carol Mueller, vice-presidente da empresa, ao USA TODAY. “Em nossa pesquisa mais recente, os viajantes recorrem a países que acreditam serem destinos seguros pelos quais podem circular livremente, sem discriminação ou assédio.”
Para compilar a lista, a seguradora entrevistou 1.702 indivíduos sobre suas próprias experiências de viagem em várias nações. Os resultados foram combinados com dados oficiais de segurança, que consideram o risco de terrorismo, emergências meteorológicas, saúde pública e segurança de minorias, incluindo o Índice Global de Paz e as classificações de segurança em viagens do governo dos Estados Unidos.
É importante observar que, embora esses países sejam considerados seguros para turistas, a empresa ressalta que isso não implica que todas as regiões dentro desses países sejam igualmente seguras. Além disso, o relatório reconhece a ausência de países reconhecidos por sua segurança, como Finlândia, Estônia e Áustria, que não foram tão mencionados pelos entrevistados.
A surpreendente presença do Brasil no topo do ranking gerou reações entre os internautas, especialmente considerando a reputação internacional do país por sua violência, enquanto no ano anterior havia ocupado a 42ª posição. “O Brasil nesta lista é simplesmente inacreditável”, protestou um internauta. Outro questionou: “Brasil? Isso é sério?”.
Entretanto, o relatório esclarece: “Inesperadamente, o Brasil entra no top 15, recebendo altas avaliações dos entrevistados em termos de segurança para mulheres, pessoas de cor e LGBTQ+, e avaliações razoáveis em segurança contra terrorismo”. Além disso, o país ocupa o 8º lugar no critério de “medidas de saúde”.
A publicação da Berkshire Hathaway Travel Protection também alerta para o risco ao viajar para áreas onde o Brasil faz fronteira com outros países, devido à atividade de facções criminosas em áreas com menor presença policial.
Veja abaixo o ranking completo:
- Canadá
- Suíça
- Noruega
- Irlanda
- Holanda
- Reino Unido
- Portugal
- Dinamarca
- Islândia
- Austrália
- Nova Zelândia
- Japão
- França
- Espanha
- Brasil