A primavera chegou ao hemisfério norte! Com o equinócio, surge a estação mais colorida do ano, com temperaturas amenas ideais para passeios ao ar livre. É o momento de guardar os casacos de inverno no armário e se encantar com o florescer das árvores, repletas de cores e aromas.
Para muitos, é a época perfeita para viajar. Embora em algumas regiões, como a Ásia, a primavera seja caracterizada por chuvas, na Europa as temperaturas começam a subir e as precipitações diminuem. Portanto, vale a pena consultar o calendário e planejar sua viagem durante a primavera no hemisfério norte, uma experiência que certamente vale a pena. Para ajudar, elaboramos uma lista com 14 cidades imperdíveis para visitar durante esta estação.
Quando começa a primavera no hemisfério norte?
A primavera no hemisfério norte teve início em dia 20 de março, e seguirá até 21 de junho. No hemisfério sul, a primavera começará em 22 de setembro.
Tokyo – Japão
A primavera no Japão, conhecida como a estação das flores, é tão significativa que é celebrada como feriado nacional. O solstício de primavera, um fenômeno que ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, resultando na mesma quantidade de luz nos dois hemisférios do planeta, é aguardado com grande expectativa pelos japoneses.
Durante a estação da primavera, o desabrochar das cerejeiras atrai turistas de todo o mundo para Tóquio. É o momento mais concorrido para visitar o Japão, mas também o mais encantador e colorido. As árvores, adornadas com flores brancas e rosadas, adornam os parques e as margens dos rios. No idioma japonês, a flor de cerejeira é chamada de Sakura, simbolizando a efemeridade da vida. Aproveitando a primavera no Japão e a filosofia milenar do país, é uma oportunidade para viver o momento e apreciar toda a beleza que a estação tem a oferecer!
Na região do hemisfério norte, a primavera é frequentemente referida como primavera boreal, enquanto no hemisfério sul é conhecida como primavera austral.
Xinjiang – China
Na distante região do noroeste chinês, próxima à fronteira com a Mongólia e o Cazaquistão, encontra-se Xinjiang. Com a chegada da primavera no hemisfério norte, uma das estações mais belas do ano, as flores das árvores de damasco começam a brotar, transformando a região árida e monótona do inverno em um espetáculo de cores vibrantes.
Desde o século XIV, a região abriga uma densa floresta virgem de damasqueiros, que é o maior e mais antigo aglomerado do mundo. O momento ideal para fotografar é logo após o nascer do sol. Na cultura chinesa, a flor de damasco representa as qualidades de durabilidade, resistência e flexibilidade.
Amsterdã – Holanda
A primavera na Europa já está em pleno vapor, trazendo consigo um aumento nas temperaturas. A Holanda é mundialmente conhecida por sua horticultura de flores, sendo as tulipas o símbolo do país. Com a chegada da estação, toda a nação, especialmente Amsterdã, se enche de cores e vida com jardins repletos de flores.
Uma visita indispensável é ao Parque Keukenhof, também conhecido como o Jardim da Europa, que é o maior jardim de flores e plantas do mundo. Caminhe pelos mais de 300 mil metros quadrados de gramados e aprecie as mais de 7 milhões de flores. Se planeja ir até lá, confira aqui algumas opções de hotéis.
Quais os meses de primavera na Europa?
A primavera na Europa tem início em 20 de março e se estende até 21 de junho, abrangendo os meses de março, abril, maio e junho.
Inicialmente, a primavera na Europa é marcada por algumas chuvas e temperaturas mais amenas. À medida que abril e maio se aproximam, as precipitações diminuem e as temperaturas começam a subir.
Valeta – Malta
Com a chegada da temporada das flores, também vem o clima mais quente no Mar Mediterrâneo, enquanto o hemisfério sul recebe o outono, trazendo dias mais frescos. As águas transparentes e turquesa, mais mornas, convidam para um mergulho nas praias de Malta. Neste período, ainda não há muitos turistas, o que possibilita desfrutar do arquipélago sem aglomerações. Malta é daqueles destinos onde é possível até mesmo curtir o inverno na Europa sem passar frio, pois apresenta boas temperaturas mesmo durante os meses mais gelados.
Durante esta temporada de primavera, ocorre o famoso Festival Internacional de Fogos de Artifício no Porto de Valeta. O evento deste ano está agendado para o período de 20 a 30 de abril. Você pode conferir vídeos deste espetáculo no céu primaveril em Malta clicando aqui
Braga – Portugal
Localizada a cerca de 350 quilômetros ao norte de Lisboa e próxima do Porto, Braga é atualmente a cidade com o maior número de brasileiros em Portugal, incluindo eu que a escolhi para viver. Com a chegada da primavera à Europa, Braga, eleita em 2021 como o Melhor Destino Europeu, ganha uma atmosfera colorida e vibrante.
Durante a primavera em Portugal, os jardins de Braga se enchem de flores, tornando-se ainda mais encantadores com a multiplicidade de cores. Além disso, pela cidade espalham-se cerejeiras e ameixeiras, adornando os caminhos das avenidas, rios, parques e áreas de lazer.
Com o clima ameno nesta época do ano e o desabrochar das flores, Braga também abriga a principal comemoração de Páscoa em Portugal. A Semana Santa de Braga é famosa em todo o país e atrai milhares de turistas.
Baía Glaciar – Estados Unidos
A chegada da primavera no hemisfério norte, mais especificamente no Alasca marca a temporada de alimentação das baleias. Primeiramente chegam, em abril, as baleias cinzentas ao parque nacional, nos arredores de Juneau. Depois, no mês de maio, é a vez das orcas, minkes e jubartes. É também na primavera o pico de reprodução das focas.
Washington – Estados Unidos
A capital dos Estados Unidos recebe todos os anos o Festival Nacional da Cerejeira em Flor, uma homenagem à cultura japonesa. Neste ano o pico da floração das árvores no Parque West Potomac, em Washington, está previsto de 23 a 27 de março com mais de 70% das flores abertas.
Cartagena – Colômbia
Apesar de situado na América do Sul, próximo ao Brasil, este destino no Caribe colombiano encontra-se no hemisfério norte. O clima em Cartagena é quente durante todo o ano, com poucas variações de temperatura. No entanto, é no início da primavera, com a chegada da estação das flores, que o clima se torna mais seco e você não correrá o risco de se molhar com as chuvas tropicais.
Aproveite para se deixar envolver pela atmosfera encantadora da antiga cidade muralhada, adornada com luminárias retrô, flores exuberantes e uma arquitetura deslumbrante, repleta de varandas marcantes. É um lugar que nos transporta para o passado, proporcionando uma experiência única. À noite, não deixe de explorar os bares e clubes locais para dançar ao som de muita rumba.
Já viajou durante a primavera para o hemisfério norte? Tem outro destino para indicar para curtir durante a estação das flores? Deixe seu comentário logo abaixo.