Carregando...
Dicas e Notícias

Brasileiros barrados na Argentina? Saiba as regras para entrar no país e evitar problemas

Recentes relatos de brasileiros impedidos de viajar para a Argentina, divulgados pela imprensa nos últimos dias, têm gerado preocupação entre muitos viajantes. Algumas reportagens mencionaram que esses viajantes foram barrados no desembarque em Buenos Aires sob a alegação de serem “falsos turistas”. Com o objetivo de esclarecer nossos leitores que planejam uma viagem ao país vizinho, elaboramos este post para apresentar as regras atuais para visitar a Argentina.

Para trazer informações precisas nesta reportagem, a equipe do Melhores Destinos entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores argentino, o Consulado-Geral do Brasil na Argentina, o Itamaraty e as companhias aéreas que operam voos entre o Brasil e a Argentina.

Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas!

Viagem para a Argentina

Caso esteja planejando uma viagem para a Argentina em breve, saiba que não há motivos para preocupações. Após consultarmos os órgãos responsáveis pela imigração, foi confirmado ao Melhores Destinos que não houve alterações nas normas para a entrada de turistas brasileiros no país. Portanto, podemos revisar as informações:

  • Não é necessário passaporte para visitar a Argentina, basta apresentar o RG em bom estado de conservação e que permita identificar a foto do portador com facilidade, idealmente com menos de 10 anos da emissão;
  • Documentos como carteiras profissionais e CNH, não são aceitos para entrar no país;
  • O prazo para permanência de brasileiros que viajam a turismo na Argentina é de até 90 dias (ou seja, a passagem de volta deve ter prazo de até três meses).
  • Tem alguma dúvida? O Consulado-Geral do Brasil na Argentina recomenda que os viajantes tirem suas dúvidas específicas com as próprias representações consulares argentinas no Brasil, tudo pela internet, antes de viajar para lá!

O que podemos concluir até o momento é que não houve alterações para os turistas que desejam visitar a Argentina para fins de lazer, conforme as informações fornecidas pelos órgãos de imigração e as leis em vigor.

Portanto, se você estiver planejando uma viagem com passagem de ida e volta, hospedagem reservada e documentação em ordem, mas enfrentar algum impedimento de embarque, pedimos que compartilhe conosco nos comentários!

E os brasileiros barrados?

O jornal a Folha de São Paulo publicou uma reportagem mostrando o relato de brasileiros barrados para viajar à Argentina, pois tentaram entrar no país como turistas, mas tinham a intenção de estudar lá (neste último caso, é exigido o visto de estudante). O Valor Econômico também entrevistou uma jovem que faria medicina no país vizinho, mas foi impedida no aeroporto.

O Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires não se manifestou, até o momento, sobre os casos divulgados na imprensa. No entanto, a instituição divulgou na quarta-feira (21/02) um comunicado para os brasileiros que pretendem entrar na Argentina para estudar e não para fazer turismo:

“Os nacionais brasileiros interessados em estudar na Argentina devem solicitar visto de estudante junto à embaixada argentina ou rede consular argentina, previamente à viagem à Argentina. A demanda do governo argentino se aplica a estudantes de todas as nacionalidades.

Aos visitantes de todos os países, as autoridades migratórias argentinas têm solicitado, no momento da viagem, documentos como passagem de saída do país, comprovante de renda e quantidade de bagagem compatível com o período de permanência.

Nos links abaixo podem ser encontradas informações sobre vistos para estudo na Argentina:

  • Visto para estudo com duração superior a 1 ano (veja aqui)
  • Visto para estudo com duração inferior a 1 ano (veja aqui)”

Imigração na Argentina

É inegável que os casos dos viajantes barrados receberam ampla cobertura nacional e têm gerado discussões em diversos aspectos, especialmente no âmbito político. Algumas opiniões sugeriram que essa situação poderia ser uma estratégia do presidente Javier Gerardo Milei para restringir o acesso de estrangeiros. Qual é a sua opinião sobre isso?

A Gol, a Latam e a Flybondi afirmaram ao Melhores Destinos que não receberam nenhuma orientação nova para o embarque dos passageiros brasileiros que viajam à Argentina.

  • “A Gol informa que seus passageiros com bilhetes adquiridos com destino à Argentina devem apresentar apenas um documento válido (passaporte ou RG – de acordo com a nacionalidade do passageiro) para realizar o seu check-in. Como recomendação adicional, comunicamos aos clientes que a imigração argentina pode fazer a solicitação do bilhete de volta na chegada ao país, mas reforça que essa exigência não parte da companhia.”
  • “Não houve nenhum caso semelhante envolvendo a Flybondi até aqui [em relação aos brasileiros barrados] e a empresa não recebeu de órgãos públicos nenhum direcionamento sobre o tema.”
  • “A Latam esclarece que não houve alterações nas regras de imigração para entrada na Argentina e segue com a sua operação normal de/para o país.”

O MD não recebeu o retorno da Aerolíneas Argentinas, da Azul e do Itamaraty até o fechamento da reportagem.

Seja sincero, o que você acha disso tudo? Participe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos