Um estudo recente classificou 119 economias mundiais, ranqueando-as da melhor à pior em termos de desenvolvimento de viagens e turismo. Baseado no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo (TTDI) 2024, os resultados foram divulgados pelo Fórum Econômico Mundial para ajudar os países a avaliar seu progresso no setor.
De acordo com os dados, a recuperação do setor de turismo pós-pandemia tem sido desigual. Embora 71 economias tenham melhorado suas pontuações entre 2019 e 2023, o avanço médio foi de apenas 0,7% acima dos níveis pré-pandemia.
As 10 principais economias para permitir o desenvolvimento de viagens e turismo
Mais uma vez, um país do continente americano dominou o ranking mundial. Os Estados Unidos mantêm o primeiro lugar como a melhor economia para viagens e turismo.
No entanto, a Europa conseguiu o segundo lugar e o maior número de representantes no top 10, com seis países europeus na lista.
O terceiro lugar foi ocupado por um país da Ásia, um continente que somou duas classificações entre os 10 primeiros. A Oceania também marcou presença no 5º lugar.
Apesar de não se destacar entre os 10 melhores, o Brasil ficou entre os 30 principais países, subindo oito lugares em relação a 2019 – a melhor colocação entre os países da América do Sul.
O Ministério do Turismo no Brasil destacou os recursos culturais robustos, a competitividade em preços e a riqueza de recursos naturais do país como fatores positivos para a ampliação dos negócios no setor.
- 1º lugar: Estados Unidos, América
- 2º lugar: Espanha, Europa
- 3º lugar: Japão, Ásia
- 4º lugar: França, Europa
- 5º lugar: Austrália, Oceania
- 6º lugar: Alemanha, Europa
- 7º lugar: Reino Unido, Europa
- 8º lugar: China, Ásia
- 9º lugar: Itália, Europa
- 10º lugar: Suíça, Europa
- 26º lugar: Brasil
Ranking mundial
Embora o estudo resuma seus resultados em um ranking mundial, o TTDI explora muitas nuances e é parte de um trabalho mais amplo do Fórum Econômico Mundial. Ele é desenvolvido com as partes interessadas da indústria e do governo para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente para as economias e as comunidades locais.
Para a realização do TTDI 2024, houve uma parceria com a Universidade de Surrey, além das contribuições de organizações chave no setor de viagens e turismo, formadores de opinião e parceiros de dados.
O índice avalia a recuperação do setor após a pandemia e destaca o potencial do turismo para enfrentar desafios globais, como a degradação ambiental e a superlotação dos pontos turísticos.
Resultado
Entre os 30 países que mais pontuaram no índice global:
- 26 têm rendimento elevado
- 19 estão na Europa
- 7 estão na região Ásia-Pacífico
A maioria desses países se beneficia das seguintes características:
- Ambientes empresariais favoráveis
- Políticas de viagens abertas
- Adoção de tecnologia avançada
- Boas infraestruturas de transporte e turismo
- Atrações interessantes
O relatório do Fórum Econômico Mundial também apontou que este grupo de 30 países foi responsável por mais de três quartos do PIB da indústria de Turismo e Viagens em 2022 e por 70% do crescimento do PIB entre 2020 e 2022.