O Metrô de São Paulo recebeu o primeiro trem da Linha 17-Ouro, destinado ao Aeroporto de Congonhas, diretamente da China. Essa composição foi especialmente fabricada para atender às necessidades do projeto dessa linha. Agora, o trem será devidamente preparado para ser transportado ao Brasil por navio, com estimativa de chegada ao Porto de Santos no mês de julho.
Trem para o Aeroporto de Congonhas liberado
Após a conclusão dos trâmites alfandegários, o trem será encaminhado ao Pátio Água Espraiada para ser montado e dar início aos procedimentos de teste, visando garantir os certificados de segurança necessários para sua operação.
Essa composição é parte de um conjunto de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo à BYD, empresa responsável pela fabricação dos trens na China. Seguindo o cronograma estabelecido, está prevista a chegada do segundo trem ainda em 2024, enquanto os demais serão entregues de forma gradual no Brasil ao longo de 2025.
Cada trem monotrilho é composto por cinco carros, sendo que os carros de extremidade possuem 21 assentos cada, enquanto os carros intermediários contam com 24 assentos cada. Com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas designadas para pessoas com deficiência.
O trem dispõe de acesso livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação em LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, além de um sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, que inclui um mapa de linha dinâmico e um intercomunicador para contato com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Cada veículo possui quatro portas, duas em cada lado, com uma largura de 1,6 metros, seguindo rigorosamente as normas e critérios de acessibilidade. As laterais estão equipadas com janelas panorâmicas que possibilitam uma visão ampla do trajeto, junto com janelas tipo basculantes que podem ser abertas se necessário, assegurando ventilação de emergência para os passageiros.
Em setembro do ano passado, o Metrô reiniciou a construção da Linha 17-Ouro e tem progredido consistentemente desde então. O objetivo é finalizar a construção bruta até o final de 2025, o que possibilitará a instalação dos sistemas necessários para a inauguração da linha em 2026. Esta linha será fundamental, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, e irá beneficiar diariamente cerca de 100 mil pessoas.
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