Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the advanced-ads domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/3/d2/aa/gorafa/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Noruega vai construir o primeiro túnel para navios do mundo -
Carregando...
Dicas e Notícias

Noruega vai construir o primeiro túnel para navios do mundo

Túnel Stad
STAD SERÁ O PRIMEIRO TÚNEL PARA O TRÂNSITO DE GRANDES NAVIOS | FOTO: DIVULGAÇÃO STAD SKIPSTUNNEL

A Noruega está prestes a iniciar a construção do primeiro túnel para navios do mundo, chamado Stad. Localizado na costa oeste do país, este túnel encurtará uma rota importante para o transporte de cargas e passageiros, proporcionando uma passagem segura por uma das áreas mais tempestuosas da região, o Mar de Stavet. A licitação para a construção está prevista para o primeiro semestre de 2024, com a expectativa de que o túnel seja concluído em três anos.

Com 1,7 quilômetros de comprimento, 37 metros de altura e 36 metros de largura, o túnel Stad será capaz de acomodar a maioria das embarcações, incluindo grandes navios de cruzeiro. Segundo a Administração Costeira da Noruega, 81% do tráfego marítimo atual poderá se beneficiar com essa passagem livre. Estima-se que o limite de velocidade dentro do túnel seja de oito nós para os navios de cruzeiro, o que significa que levarão aproximadamente 10 minutos para atravessar a estrutura.

Túnel Stad
CONSTRUÇÃO DO TÚNEL REPRESENTA UM ATALHO SEGURO E ECONÔMICO NA COSTA NORUEGUESA | FOTO: DIVULGAÇÃO STAD SKIPSTUNNEL

Para a construção do túnel, será necessária a remoção de mais de 3 milhões de metros cúbicos de rocha. Embora a autorização para a obra tenha sido concedida em 2021, uma série de questões ambientais e logísticas atrasaram o início da construção. No entanto, espera-se que, quando estiver em funcionamento, o túnel Stad proporcione uma economia de até 60% no uso de combustível para as embarcações que transitam pela região, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono.

Stad: segurança, desenvolvimento e turismo

Túnel Stad
OBRA DEVE LEVAR DE TRÊS A QUATRO ANOS PARA SER REALIZADA | FOTO: DIVULGAÇÃO STAD SKIPSTUNNEL

Três fatores cruciais estão sendo destacados para impulsionar os investimentos e superar os desafios na construção do túnel para navios Stad:

  1. Segurança: O túnel para navios Stad promete garantir uma navegação mais segura e eficiente ao contornar as rotas que passam pela região de Stadhavet, conhecida como o trecho de mar mais exposto e perigoso ao longo da costa norueguesa. Para ilustrar a severidade das condições, o farol de Kråkenes, ao sul de Stad, é a estação meteorológica que registra o maior número de dias com tempestades na Noruega, com mais de 100 dias em muitos anos. As combinações de vento, correntes e ondas criam situações perigosas para as embarcações, com ondas podendo atingir até 30 metros de altura, provenientes de diversas direções.
  2. Desenvolvimento: A região é de extrema importância para a navegação comercial. Com o túnel, espera-se viabilizar entregas mais seguras, com menor tempo de espera e menor duração do transporte, preservando a qualidade das matérias-primas. Atualmente, em condições climáticas adversas, as embarcações de pesca evitam atravessar o Stadhavet, resultando em muitas mercadorias sendo descartadas devido à deterioração. Cerca de 20% das embarcações de pesca, especialmente as envolvidas na pesca de salmão, um produto significativo da região, sofrem atrasos devido às condições climáticas em Stad.
  3. Turismo: As autoridades norueguesas argumentam que a construção do túnel é fundamental para estabelecer uma nova rota contínua de navios de cruzeiro entre Bergen e Ålesund. Além de se tornar uma atração por si só, semelhante ao Canal do Panamá, o túnel também proporcionará acesso rápido e seguro a destinos turísticos, como faróis, características naturais e outras atrações na região. Essa infraestrutura abrirá oportunidades para o turismo e a conectividade entre destinos, incentivando a visita de turistas de todo o mundo.

VIA Krooze

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos