
A Noruega está prestes a iniciar a construção do primeiro túnel para navios do mundo, chamado Stad. Localizado na costa oeste do país, este túnel encurtará uma rota importante para o transporte de cargas e passageiros, proporcionando uma passagem segura por uma das áreas mais tempestuosas da região, o Mar de Stavet. A licitação para a construção está prevista para o primeiro semestre de 2024, com a expectativa de que o túnel seja concluído em três anos.
Com 1,7 quilômetros de comprimento, 37 metros de altura e 36 metros de largura, o túnel Stad será capaz de acomodar a maioria das embarcações, incluindo grandes navios de cruzeiro. Segundo a Administração Costeira da Noruega, 81% do tráfego marítimo atual poderá se beneficiar com essa passagem livre. Estima-se que o limite de velocidade dentro do túnel seja de oito nós para os navios de cruzeiro, o que significa que levarão aproximadamente 10 minutos para atravessar a estrutura.

Para a construção do túnel, será necessária a remoção de mais de 3 milhões de metros cúbicos de rocha. Embora a autorização para a obra tenha sido concedida em 2021, uma série de questões ambientais e logísticas atrasaram o início da construção. No entanto, espera-se que, quando estiver em funcionamento, o túnel Stad proporcione uma economia de até 60% no uso de combustível para as embarcações que transitam pela região, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono.
Stad: segurança, desenvolvimento e turismo

Três fatores cruciais estão sendo destacados para impulsionar os investimentos e superar os desafios na construção do túnel para navios Stad:
- Segurança: O túnel para navios Stad promete garantir uma navegação mais segura e eficiente ao contornar as rotas que passam pela região de Stadhavet, conhecida como o trecho de mar mais exposto e perigoso ao longo da costa norueguesa. Para ilustrar a severidade das condições, o farol de Kråkenes, ao sul de Stad, é a estação meteorológica que registra o maior número de dias com tempestades na Noruega, com mais de 100 dias em muitos anos. As combinações de vento, correntes e ondas criam situações perigosas para as embarcações, com ondas podendo atingir até 30 metros de altura, provenientes de diversas direções.
- Desenvolvimento: A região é de extrema importância para a navegação comercial. Com o túnel, espera-se viabilizar entregas mais seguras, com menor tempo de espera e menor duração do transporte, preservando a qualidade das matérias-primas. Atualmente, em condições climáticas adversas, as embarcações de pesca evitam atravessar o Stadhavet, resultando em muitas mercadorias sendo descartadas devido à deterioração. Cerca de 20% das embarcações de pesca, especialmente as envolvidas na pesca de salmão, um produto significativo da região, sofrem atrasos devido às condições climáticas em Stad.
- Turismo: As autoridades norueguesas argumentam que a construção do túnel é fundamental para estabelecer uma nova rota contínua de navios de cruzeiro entre Bergen e Ålesund. Além de se tornar uma atração por si só, semelhante ao Canal do Panamá, o túnel também proporcionará acesso rápido e seguro a destinos turísticos, como faróis, características naturais e outras atrações na região. Essa infraestrutura abrirá oportunidades para o turismo e a conectividade entre destinos, incentivando a visita de turistas de todo o mundo.
VIA Krooze
