Carregando...
DicaInternacional

10 pontes mais famosas do mundo

Construídas para facilitar a locomoção das pessoas, geralmente, elas atuam como conexão entre as margens opostas de um rio ou lago, vales e outros obstáculos naturais ou artificiais. Mas, com o passar do tempo, as pontes deixaram de ter um propósito apenas funcional e tornaram-se símbolos de muitas cidades por todo o mundo! A representatividade é tamanha, que muitas pontes figuram entre os principais pontos turísticos de inúmeras cidades. Com toda essa fama, podemos fazer algumas listas citando as pontes mais famosas do mundo.

Elas fazem parte da história, muitas foram construídas por povos antigos e estão rodeadas de narrativas sobre as aventuras que por ali ocorreram. Outras foram idealizadas por grandes nomes da engenharia moderna e misturam tecnologia com design de tirar o fôlego.

Algumas dessas pontes entraram para a nossa lista das 10 pontes mais famosas do mundo. Continue a leitura para saber mais sobre cada uma delas, suas histórias e os motivos pelos quais você não pode deixar de visitá-las na sua próxima viagem!

Golden Gate Bridge

Quando pensamos nas pontes mais famosas do mundo, uma das primeiras imagens que vem à cabeça é da Golden Gate Bridge! Essa é, sem dúvida alguma, uma das mais famosas do mundo e está localizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Leva esse nome por cortar o Estreito Golden Gate e se tornou um símbolo estadunidense, com seu design característico e cor vibrante. Certamente você já deve ter visto várias fotos dela nas redes sociais. Afinal, ela é uma grande atração turística e fica muito bem nas fotografias!

Brooklyn Bridge

Outra ponte também localizada nos Estados Unidos, dessa vez na cidade de Nova York. A Brooklyn Bridge faz a ligação entre Manhattan e Brooklyn. Foi a primeira ponte do mundo a ser construída suspensa por aço! Atualmente, além de ser atravessada diariamente por mais de 100 mil carros, também é um símbolo turístico com uma vista espetacular do horizonte nova-yorkino.

Tower Bridge

É também uma das pontes mais bonitas do mundo e outra das mais conhecidas! Localizada em Londres, a Tower Bridge é um dos pontos turísticos que você definitivamente não pode perder quando visitar a terra da rainha.  Ela foi inaugurada em 1894 e corta o Rio Tâmisa. Sua construção foi pensada de forma a atender a locomoção dos pedestres e também para que os barcos pudessem passar sem problemas, com o levantamento das básculas.

Øresund Bridge

Essa é, sem dúvida, uma das pontes mais famosas do mundo! Afinal, é uma das mais incríveis obras da engenharia moderna. Ela foi considerada uma “ponte impossível” por ligar os países da Dinamarca e Suécia pelo oceano, passando inclusive por baixo desse. A Öresund Bridg conecta Copenhague a Malmö, através do estreito de Öresund e seus mais de 7.845 metros de comprimento.

Sydney Harbour Brigde

A ponte da baía de Sydney, na Austrália, liga o distrito financeiro e empresarial da cidade com a parte residencial, localizada na outra costa. É a ponte de aço mais elevada do mundo, segundo o Guinness, e atende a travessia de pedestres, carros e trens.

Ponte Alexandre III

Essa ponte é uma das mais famosas de Paris, na França. Foi construída em meados de 1900, sendo um presente da Rússia para a capital francesa. Tornou-se, ao longo dos anos, um dos principais cartões postais da cidade e encanta por sua construção. São colunas, esculturas e partes revestidas com folhas de ouro! A vista também é de tirar o fôlego: da ponte é possível ver alguns dos principais pontos turísticos de Paris, como a Torre Eiffel, a cúpula dourada dos Invalides e os Petit e Grand Palais.

Ponte Rialto

Ponto turístico de Veneza, na Itália, a ponte Rialto é também uma das mais famosas do mundo! Ela foi construída entre 1588 e 1591 em forma de arco para permitir a passagem de barcos. Durante muitos anos a Rialto foi a única forma de atravessar o Grand Canal.

Pont du Gard

Essa ponte é um aqueduto construído pelo Império Romano, ao sul da França, perto de Remoulins, Uzès e Nîmes. Trata-se da ponte antiga mais alta do mundo! É considerada pela UNESCO como um dos patrimônios da Humanidade e está cercada por um parque natural que torna a vista ainda mais encantadora. Com seus 3 níveis de arcos gigantes, ela impressiona pelo tamanho: são quase 50 metros de altura! Nas águas que correm por baixo da ponte é possível praticar diversos esportes. Além de ser possível desfrutar de um belo piquenique nas sombras das árvores que margeiam o local.

Langkawi Sky Bridge

Localizada na Malásia, essa é uma ponte apenas para pedestres que oferece uma visão sensacional da cidade de Langkawi! O visual contempla praias e oceano, vales, montanhas e florestas. É a ponte curva mais longa do mundo!

Si-ose Pol Isfahan

Também conhecida como ponte dos 33 arcos, está localizada na cidade de Isfahan, no Irã. É considerada uma das pontes mais bonitas do Oriente Médio! Seu interior abriga uma casa de chás e é um local de caminhadas, encontros, eventos e esportes aquáticos. É um daqueles pontos turísticos para conferir uma vista deslumbrante!

Esses são alguns exemplos das pontes mais famosas no mundo! Você já conhece alguma delas? Obviamente, há muitas outras construções lindas espalhadas pelo planeta que não conseguimos listar aqui. Deixa seu comentário aqui se você já visitou ou se você conhece outra ponte que merece estar nesta lista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos