Carregando...
Dicas e Notícias

Viagens gastronômicas: turistas escolhem o melhor prato típico do Brasil

A rica culinária brasileira é um verdadeiro tesouro, repleta de sabores irresistíveis que encantam pela diversidade de ingredientes e pela originalidade de suas combinações. É por isso que a gastronomia sempre ocupa um lugar especial em qualquer planejamento de viagem, pois é uma maneira deliciosa de mergulhar na cultura local e experimentar novos sabores que contam histórias únicas.

Mas, diante da vasta variedade da culinária brasileira, será que é possível eleger um prato típico como o melhor? Aceitamos esse desafio e convidamos nossos leitores a nos ajudar nessa missão. Por meio de uma pesquisa informal realizada em nosso grupo de viagens no Facebook, perguntamos a 2.155 pessoas sobre seus pratos brasileiros favoritos. Com base nesses dados, compilamos um ranking com os TOP 10 pratos típicos do Brasil e identificamos os TOP 3 destinos nacionais ideais para uma viagem gastronômica.

Então, prepare-se para salivar com as delícias que o Brasil tem a oferecer e descubra onde encontrar esses sabores irresistíveis em sua próxima jornada pelo nosso país. Este post vai despertar seu paladar e sua vontade de viajar!

1º lugar: Feijoada, o melhor prato típico do Brasil

Turistas escolheram o melhor prato típico do Brasil
Melhor prato típico do Brasil: feijoada – Foto: FlaNovais/FreePik

a feijoada foi eleita o prato típico mais destacado por nossos leitores como o melhor do Brasil. A harmonia entre o feijão preto e as diversas carnes suínas é uma verdadeira paixão nos cardápios de restaurantes por todo o país, frequentemente servida com acompanhamentos como arroz, farofa, couve e torresmo.

2º lugar: Churrasco

Melhor prato típico do Brasil
Melhor prato típico do Brasil: Churrasco – Foto: Hai Nguyen Tien/Pixabay

O típico prato do Rio Grande do Sul que conquistou o paladar de todos os brasileiros alcançou a segunda posição em nosso ranking. O churrasco foi eleito por 379 viajantes como um dos melhores sabores da culinária brasileira. Sua história remonta ao século XIX, quando os imigrantes europeus desembarcaram no sul do Brasil e começaram a utilizar fogueiras para assar carnes em espetos. Atualmente, o prato é tão reverenciado que inspirou a criação de restaurantes especializados em seu preparo: as renomadas churrascarias.

3º lugar: Arroz e feijão

Pratos típicos da culinária brasileira
Pratos típicos da culinária brasileira: arroz com feijão – Foto: Tet/Wikimedia Commons

A clássica dupla que marca presença diária nas mesas dos brasileiros não poderia ficar de fora do nosso ranking. O arroz e feijão conquistou 312 votos e foi aclamado como o terceiro melhor prato típico do Brasil. Seja acompanhado ou não, essa combinação é uma verdadeira paixão nacional, também apreciada pelos turistas estrangeiros que visitam o país. Seja com feijão carioca ou preto, o prato harmoniza perfeitamente com uma variedade de acompanhamentos, como bife acebolado, ovo frito, frango assado, entre outras deliciosas combinações.

4º lugar: Moqueca

Moqueca, prato típico da culinária do Nordeste
Moqueca, prato típico da culinária do Nordeste – Foto: Adriano Gadini/Pixabay

Com sua origem tradicional nos restaurantes da Bahia, a moqueca conquistou o paladar dos brasileiros e encanta os visitantes em busca de novos sabores. Não é de se admirar que ela ocupe a quarta posição no ranking dos melhores pratos típicos do Brasil, com 106 votos. Esta iguaria consiste em um delicioso ensopado preparado com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco, óleo de dendê e suco de limão. Além da versão baiana, há também a moqueca capixaba, que é preparada sem leite de coco e dendê, servida com arroz e pirão.

5º lugar: Feijão tropeiro

Culinária brasileira: feijão tropeiro
Culinária brasileira: feijão tropeiro – Foto: Moe Alves/Wikimedia Commons

Na quinta posição do ranking, o feijão tropeiro se destaca com 69 votos. Este prato típico, associado às culinárias de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, é agora encontrado nos cardápios de restaurantes por todo o Brasil. Sua receita inclui feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça, couve e ovo, além de temperos como alho e cebola. O nome é uma homenagem aos tropeiros, condutores de tropas de cavalos que transportavam mercadorias entre as cidades durante o período colonial.

6º lugar: Baião de Dois

Baião de Dois
Pratos típicos do Brasil: Baião de Dois Foto: Zé Carlos Barretta/Wikimedia Commons

Na sexta posição do ranking, com 59 votos, o Baião de Dois representa um prato típico da região Nordeste. Seu nome é uma homenagem à dança nordestina baião, que se popularizou com a música “Baião de Dois”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga. A receita inclui bacon, feijão-de-corda, arroz, queijo coalho, manteiga, cebola, alho, pimentão e cebolinha. Este prato tradicional nordestino também faz sucesso em restaurantes do Norte e pode ser apreciado em outras regiões do Brasil.

7º lugar: Acarajé

Viagens gastronômicas no Brasil
Viagens gastronômicas no Brasil – Foto: Claudia Baiana/Wikimedia Commons

O famoso acarajé, típico da culinária baiana, não poderia ficar de fora do nosso ranking. Recebendo 52 indicações dos nossos leitores, ele conquistou a sétima posição. Este prato consiste em um bolinho de feijão-fradinho artesanal, temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê e recheado com vatapá, vinagrete e camarão seco. Sua origem remonta aos escravos africanos e, ao longo do tempo, tornou-se uma iguaria popular, especialmente na Bahia, sendo hoje um dos principais pratos típicos brasileiros.

8º lugar: Tacacá

Viagens gastronômicas: tacacá, do Pará
Viagens gastronômicas: tacacá, do Pará – Foto: Projeto Transite/Wikimedia Commons

O prato que ganhou mais fama recentemente com a música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, também garantiu seu lugar em nosso ranking, com 47 votos. Ocupando a oitava posição, o tacacá tem origem indígena e é típico da região Amazônica, sobretudo no Pará. Ele é um tipo de sopa, feito com o tucupi – um caldo amarelado -, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma erva que causa dormência na boca. Para temperar, usa-se sal, alho e pimenta de cheiro.

9º lugar: Vatapá e Cuscuz (empate)

Viagens gastronômicas no Brasil: Vatapá
Viagens gastronômicas no Brasil: Vatapá – Foto: Elingunnur/Wikimedia Commons

O vatapá e o cuscuz conquistaram a nona posição do ranking de melhores pratos típicos do Brasil, ambos com 38 votos, empatados. Originário da culinária afro-brasileira, o vatapá inclui em sua receita ingredientes como farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate. Por outro lado, o cuscuz é elaborado a partir de flocos de milho, sendo acompanhado por leite, leite de coco ou manteiga. Vale ressaltar também o cuscuz paulista, que conta com ovos, palmito, peixe e legumes em sua composição.

10º lugar: Virado à paulista

Virado à paulista, um prato típico de São Paulo
Virado à paulista, um prato típico de São Paulo – Foto: Joca Duarte/Secretaria de Cultura de SP

Para fechar nosso TOP 10 dos melhores pratos típicos do Brasil, temos o virado à paulista, com 37 votos. Como o nome revela, o prato é tradicional da culinária de São Paulo e é uma combinação de arroz, feijão, ovo, couve e bisteca de porco. O feijão, neste prato, leva bacon, linguiça, pimenta e farinha, para engrossar. Você pode experimentar este prato típico com facilidade nos restaurantes de São Paulo, assim como em outros lugares do Brasil.

Viagens gastronômicas: melhores destinos

Viagens gastronômicas no Brasil
Viagens gastronômicas no Brasil – Foto: Jonathan Wilkins/Wikimedia Commons

A pesquisa realizada com nossos leitores também proporcionou insights valiosos sobre os destinos mais recomendados para viagens gastronômicas no Brasil. Com base nas indicações dos pratos típicos e em suas respectivas origens, chegamos ao TOP 3 de lugares com as melhores culinárias.

Minas Gerais garantiu a primeira posição do ranking, e isso não é surpreendente. Com uma vasta diversidade de pratos da gastronomia brasileira, a culinária mineira é conhecida por suas delícias irresistíveis, como queijos, doces de leite e pão de queijo. Entre os pratos mais famosos estão o frango com quiabo, o leitão à pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada.

Em segundo lugar, está a Bahia, que também oferece uma culinária diversificada que conquistou o paladar dos viajantes, principalmente devido aos seus sabores marcantes. A moqueca, o acarajé e o vatapá, que figuraram no ranking dos melhores pratos típicos do Brasil, são alguns exemplos das iguarias baianas. Além disso, o bobó de camarão, o abará, o sarapatel, o arroz com coco e o camarão à baiana são outras opções deliciosas da culinária regional.

Por fim, o Pará garantiu a terceira posição no TOP 3 dos melhores destinos para viagens gastronômicas. Além do tacacá, imortalizado na música da Joelma, o estado é famoso por pratos como pato no tucupi, maniçoba, caruru e mujica. Com fortes influências da cultura indígena, a culinária paraense também apresenta traços da culinária portuguesa e africana, conferindo aos pratos sabores únicos.

via Guia Viajar Melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos