Você sabia que até 2011 “Embu das Artes” era só chamada de Embu? Situada a cerca de 30 minutos de São Paulo, a cidade só ganhou novo nome após um plebiscito votado pelos moradores. O “das Artes” vem justamente da relação com a vocação do município pelo artesanato e feirinhas de rua, que começou ainda na década de 1960. Confira alguns locais para visitar em Embu das Artes:
Feira de Artesanatos
A tradicional Feira de Arte e Artesanato é uma das principais atrações da cidade. Bom programa para quem está pensando em decorar a casa, quanto para quem quer fazer um passeio diferente. Lá, você vai encontrar uma enorme variedade de produtos, como pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos. É possível encontrar peças a bons preços, mas ter paciência nessas horas é uma virtude, pois são quase 800 expositores.
Parque do Lago Francisco Rizzo
Localizada próxima ao centro histórico, a área verde com 217 mil m² o parque é uma boa pedida para curtir no final de semana. No local, há um lago cheio de carpas, patos, gansos e tartarugas, pistas de cooper, parque infantil, academia de ginástica ao ar livre, brinquedoteca, entre outras atrações. A entrada é gratuita.
Centro Histórico
A principal atração é andar sem rumo nem pressa pelo Centro Histórico, que é bem pequeno e se resume a praticamente três quadras fechadas para pedestres. Comece seu passeio tendo como referência o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que fica num bonito prédio construído na virada dos séculos XVII para XVIII e é aberto à visitação de terça a domingo. Aos sábados e domingos, nos arredores do museu, diversas barraquinhas de artesanato e gastronomia disputam espaço com os turistas vendendo os mais diversos produtos. É por aqui também que mesas se espalham pelas ruas e calçadas com música ao vivo em praticamente todos os bares e restaurantes.
Para quem deseja se aprofundar na história da cidade pode visitar o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ela possui um acervo rico em arte barroca entalhados em madeiras, peças de terracota e armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX. Outro ponto turístico tradicional, principalmente para turistas estrangeiros, é o Museu do Índio. Fundado pelo artista plástico e pesquisadora da cultura indígena e escritor Walde-Mar Andrade e Silva, o local abriga peças ligadas aos costumes, hábitos alimentares, arte, crença e rituais dos índios.
Empório São Pedro
Para os que consideram a gastronomia uma arte, a oferta na cidade não decepciona.
Muitos dos visitantes vão para Embu das Artes para almoçar e passar a tarde fazendo compras nas lojas locais. Opções gastronômicas não faltam, e agradam todos os gostos e bolsos. Na Viela das Lavadeiras, por exemplo, está o Empório São Pedro. O restaurante italiano chama atenção não só pela beleza de suas instalações (o local também é um antiquário onde todas as peças da decoração estão à venda), como também pelo seu cardápio de influência franco-italiana. Entrar no recinto é como se estivesse em algum bistrô europeu. Ou seja, cultura, gastronomia e qualidade num lugar só.
Bate-volta no feriado de 1º de maio – 11 cidades pertinho de São Paulo perfeitas para descansar! -
[…] mais próximo da capital paulista, a apenas 30 quilômetros de distância encontra-se a acolhedora Embu das Artes. Entre suas encantadoras atrações está a Viela das Lavadeiras, um dos recantos mais charmosos da […]