A KLM está inovando com a introdução de um ônibus autônomo no Aeroporto de Amsterdã-Schiphol. Esse novo veículo, atualmente em fase de testes, está sendo utilizado para transportar pilotos e comissários de bordo.
Ônibus autônomo
Desenvolvido pela empresa de automação Ohmio, o ônibus elétrico tem capacidade para até oito pessoas sentadas e foi programado para transportar a equipe da KLM CityHopper entre a aeronave e o terminal do aeroporto.
O veículo está sendo testado na área de pátio do aeroporto para avaliar sua capacidade de manobrar em um ambiente movimentado. Equipado com sensores, câmeras especiais e GPS, o ônibus autônomo possui um ângulo de visão de 360 graus, permitindo detectar e desviar de objetos a até 30 metros de distância.
Apesar de vários veículos autônomos estarem em testes pelo mundo, a companhia acredita que este é o primeiro a ser realizado na pista de um dos aeroportos mais movimentados do planeta.
“Estamos curiosos sobre as informações que teremos (com o serviço), especialmente porque a pontualidade e a segurança são cruciais nesta rota. Também estamos curiosos sobre como os membros da tripulação da companhia aérea vivenciam o transporte autônomo. Isso ajudará a construir confiança na tecnologia e facilitará potencialmente a integração futura de outros veículos autônomos”, explicou o chefe de inovação do Schiphol, Jan Zekveld.
Embora diversos veículos autônomos estejam em testes ao redor do mundo, a KLM acredita que este é o primeiro a ser testado na pista de um dos aeroportos mais movimentados do planeta.
“Estamos ansiosos pelos dados que o serviço irá fornecer, especialmente porque a pontualidade e a segurança são cruciais nesta rota. Também estamos interessados em como os membros da tripulação experienciam o transporte autônomo, o que ajudará a construir confiança na tecnologia e potencialmente facilitará a integração de outros veículos autônomos no futuro”, explicou Jan Zekveld, chefe de inovação do Schiphol.
Futuro do Transporte Autônomo
Inicialmente, o novo ônibus não transportará passageiros. Contudo, dependendo dos resultados dos testes, o aeroporto pode considerar a utilização de veículos autônomos para um maior número de operações.
Pequeno, elétrico e eficiente, esta é a segunda etapa de testes do “busão sem motorista”. Será que essa tecnologia será aceita e integrada ao nosso dia a dia em breve? Participe nos comentários!