Carregando...
Dicas e Notícias

As cidades medievais mais charmosas da Europa

Para uma aventura diferente nas suas próximas férias pela Europa, explore algumas das cidades medievais mais encantadoras do continente e mergulhe em cenários que parecem ter saído diretamente dos livros de contos de fadas.

Se está buscando escapar dos destinos turísticos tradicionais, as cidades medievais oferecem uma alternativa cativante. Espalhadas por diversos países europeus, essas vilas históricas não apenas fascinam com suas construções antigas, mas também estão repletas de atrações turísticas.

Não se engane pensando que visitar essas cidades é apenas para os amantes da história e da cultura. Elas são verdadeiros tesouros, cercadas por paisagens naturais deslumbrantes, vistas panorâmicas de tirar o fôlego e uma infinidade de atividades para todos os gostos.

Então, se está em busca de uma experiência memorável, planeje uma jornada pelas cidades medievais mais charmosas da Europa. Você pode até mesmo explorar várias delas em uma única viagem, aproveitando a proximidade entre algumas regiões e a facilidade de locomoção. Quer saber mais? Continue lendo e comece a elaborar seu roteiro agora mesmo.

Conheça as cidades medievais mais charmosas da Europa

Bruges (Bélgica)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Alain Despina Galani / Unsplash

Com um centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e distinguida com o título de Capital Europeia da Cultura, Bruges é uma cidade que transporta os visitantes de volta no tempo. Sua arquitetura gótica, típica da era medieval, domina a paisagem, encantando todos os que a exploram. Além disso, a cidade é entrelaçada por uma rede de canais, o que lhe rende o apelido de “Veneza do Norte”.

Carcassonne (França)

Foto: Alain Bonnardeaux/ Unsplash

Localizada no sul da França, Carcassonne é a cidade medieval mais bem preservada da Europa e a maior comunidade murada do continente. Além das suas muralhas imponentes, Carcassonne é envolta por lendas e histórias que a transformam em um conto de fadas medieval. Situada próximo à fronteira com a Espanha, é uma escolha excepcional para quem busca cenários surreais, onde castelos se erguem entre lindos canais cercados por vegetação exuberante.

Praga (República Tcheca)

Praga
Foto: Anthony DELANOIX / Unsplash

Praga, a capital da República Tcheca, figura entre as mais encantadoras cidades medievais da Europa. Suas torres góticas e monumentos deslumbrantes cativam a todos os visitantes. Com mais de mil anos de história, Praga é um dos destinos mais populares do continente, recebendo cerca de 7 milhões de turistas anualmente. Vibrante, poética e repleta de vida, a cidade oferece uma experiência excepcional para os amantes da cultura e da história.

Gruyeres (Suíça)

Suíça
Foto: Fèlix González / Flickr

Situada no alto de uma colina, Gruyères é uma vila medieval na Suíça, celebrada por seus chocolates e queijos. Tão encantadora e bem preservada, já foi aclamada como uma das cidades mais bonitas do país. E não é difícil compreender o motivo. As construções medievais estão cuidadosamente mantidas, as ruas são limpas e livres de tráfego de veículos, enquanto a paisagem verdejante oferece locais ideais para apreciar a vista e relaxar.

Mont Saint Michel (França)

França Europa
Foto: Fab Lentz / Unsplash

Mont Saint-Michel é uma aldeia medieval francesa situada a 350 km de Paris, na França. À primeira vista, o local se assemelha a um imponente castelo, porém é na realidade uma vila com casas, um mosteiro e uma deslumbrante abadia, cercada por muralhas e envolta por um fenômeno natural que encanta a todos os visitantes: as maiores marés da Europa. Durante a maré alta, que ocorre em apenas 50 dias do ano, as águas do mar invadem os 500 km² ao redor de Mont Saint-Michel, isolando completamente a vila.

Siena (Itália)

Itália cidades medievais
Foto: alevision.co / Unsplash

Siena é uma cidade encantadora situada na região da Toscana, na Itália, que mantém um centro histórico medieval excepcionalmente preservado. Rodeado por vinhedos, o ambiente emana um charme romântico, tornando-se um destino ideal para os amantes de passeios a pé. Suas principais atrações turísticas estão localizadas dentro das muralhas da cidade, incluindo o centro histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Colmar (França)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Patrick Robert Doyle / Unsplash

Colmar é uma vila medieval francesa com uma marcante influência alemã. Localizada no norte da França, próxima às fronteiras da Alemanha e Suíça, ela faz parte da renomada Rota do Vinho. Suas construções apresentam uma mistura única da arquitetura medieval com traços da cultura alemã. Além disso, a cidade é atravessada por diversos canais, evocando a atmosfera de Veneza, na Itália. Por esses motivos, Colmar é um destino para ser explorado sem pressa, permitindo que cada detalhe seja apreciado com calma.

San Gimignano (Itália)

medieval
Foto: ERROR 420 / Unsplash

San Gimignano, situada na região da Toscana, na Itália, ergue-se no topo de uma colina, proporcionando uma deslumbrante vista do Vale de Elsa. As construções medievais, restauradas a partir do século 19, oferecem aos visitantes uma impressionante visão histórica. Destaca-se entre elas o Duomo, uma igreja românica do século 12 que abriga um vasto acervo de obras de arte, sendo uma das principais relíquias medievais da cidade.

Dubrovnik (Croácia)

croácia medieval
Foto: Matthias Mullie/ Unsplash

Localizada no sul da Croácia, Dubrovnik é uma cidade banhada pelo deslumbrante Mar Adriático. Cercada por imponentes muralhas de pedra, é uma das vilas medievais mais bem preservadas da Europa. Ideal para os amantes da história, paisagens pitorescas e rica cultura, Dubrovnik foi outrora um importante centro comercial e econômico. Hoje, é um destino turístico famoso por sua herança cultural e belezas naturais.

Tallinn (Estônia)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Jaanus Jagomägi / Unsplash

Tallinn, a capital da Estônia no Mar Báltico, destaca-se como o centro cultural do país e uma das cidades medievais mais encantadoras da Europa. Preserva construções góticas, como o prédio que abriga a prefeitura, e os imponentes muros que cercam a cidade antiga, conferindo-lhe o status de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Tallinn é uma fusão do antigo e do moderno, com elegantes edifícios contemporâneos e arte urbana contrastando com palácios majestosos e castelos deslumbrantes.

Veneza (Itália)

Itália
Foto: Ricardo Gomez Angel / Unsplash

Veneza, na Itália, é renomada mundialmente por seus inúmeros canais e numerosas pontes. Erguida sobre mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático, a cidade, sem estradas, teve sua origem na Idade Média e mantém impressionantes construções medievais. Um exemplo notável é a Basílica de São Marcos, edificada entre 1060 e 1094. Altamente procurada por casais apaixonados, Veneza figura como um dos principais destinos turísticos da Itália, sendo também conhecida como “A Cidade do Amor”.

Sighișoara (Romênia)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Cristian Balate / shutterstock

Ruas de paralelepípedos, casas e torres de pedra, porões claustrofóbicos e, para completar, cidade natal de Vlad Dracul, o príncipe romeno que inspirou a história de Drácula. Esta é Sighișoara, uma das cidades medievais mais encantadoras da Europa. Localizada na Romênia, é um dos três principais municípios da Transilvânia, juntamente com Brasov e Sibiu. O centro medieval de Sighișoara foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Edimburgo (Escócia)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Adam Wilson / Unsplash

Edimburgo, a capital da Escócia, ostenta uma arquitetura típica vitoriana e não se assemelha, de forma alguma, a uma grande metrópole. Dividida entre Old Town (cidade antiga) e New Town (cidade nova), Edimburgo é compacta e pode ser explorada a pé em apenas um dia. Suas atrações principais incluem o imponente Castelo de Edimburgo, a histórica Royal Mile e o majestoso Palácio de Holyroodhouse.

Hallstatt (Áustria)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Nikolay Kovalenko / Unsplash

Deseja explorar uma cidade dos contos de fadas? Hallstatt, na Áustria, é o destino ideal. Com menos de 1000 habitantes, esta vila pitoresca está aninhada entre majestosas montanhas e um lago, adornada por charmosas casas rústicas. Seu cenário deslumbrante cativa todos os visitantes. Hallstatt abriga a mais antiga mina de sal do mundo e possui registros pré-históricos de atividade humana na região.

Chester (Inglaterra)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Unsplash

Próximo ao País de Gales, Chester é uma cidade inglesa com raízes romanas datadas de 70 a.C. Repleta de construções medievais em estilo enxaimel, preserva vestígios de sua rica história, incluindo um anfiteatro, muralhas e jardins. Entre seus destaques turísticos estão as Chester Rows, edifícios em estilo Tudor e enxaimel, Eastgate e o Eastgate Clock, além da imponente Catedral de Chester e o histórico Anfiteatro Romano.

York (Inglaterra)

Inglaterra medieval
Foto: Billy Wilson / Flickr

Fundada pelos romanos em 71 d.C., a cidade de York está localizada no nordeste da Inglaterra e é circundada por uma muralha. Após o declínio do Império Romano, foi habitada pelos anglo-saxões, deixando vestígios tanto da herança romana quanto da influência viking. Suas construções mais impressionantes incluem o majestoso York Minster, uma deslumbrante catedral, e o Undercroft Museum.

Èze (França)

França
Foto: Getty Images

Èze é uma aldeia medieval situada no sul da França, nas margens do Mar Mediterrâneo, entre as cidades de Nice e Mônaco. Com suas construções medievais bem preservadas, a cidade se estende ao longo de penhascos, oferecendo uma vista deslumbrante para o mar. No ponto mais alto, a 420 metros de altitude, encontra-se a área conhecida como Èze Village, onde, além de hotéis, restaurantes e lojas, você encontrará as ruínas de um castelo medieval, a igreja da cidade e o Jardin Exotique d’Èze.

Nuremberg (Alemanha)

cidade medieval
Foto: Ram Lanka / Unsplash

O centro histórico de Nuremberg, na Alemanha, preserva um castelo e uma muralha da era medieval que conferem um charme extraordinário à cidade. É um destino ideal para os amantes da história e da cultura, localizado no coração da Francônia, próximo a Munique. Com todo o centro da cidade construído no estilo enxaimel medieval, proporciona um cenário deslumbrante para ser explorado.

Rhodes (Grécia)

Grécia
Foto: GEORGE PILARINOS / Unsplash

Rodes é a maior das ilhas Dodecaneso da Grécia e, além dos magníficos resorts e praias deslumbrantes, é célebre por suas antigas ruínas e construções medievais. Destacam-se a Rua dos Cavaleiros, ladeada por edifícios da Idade Média, e o imponente Palácio dos Grandes Mestres, com seu estilo de castelo.

Ávila (Espanha)

cidade medieval
Foto: Anual / Wikimedia Commons

Famosa por sua muralha medieval com 80 torres semicirculares, Ávila é uma cidade espanhola situada em uma região montanhosa ao noroeste de Madrid. Outros vestígios da era medieval podem ser apreciados na Paróquia do Apóstolo São Pedro, na Catedral de Ávila e no Convento de Santa Teresa.

Granada (Espanha)

Espanha
Foto: Dimitry B / Unsplash

Localizada na região da Andaluzia, no sul da Espanha, Granada é uma das encantadoras cidades medievais da Europa. Suas imponentes construções remontam à ocupação moura, sendo a mais célebre delas a Alhambra de Granada, uma fortaleza deixada pelos árabes e que foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade. A Alhambra, cartão-postal da cidade, abriga diversos jardins e palácios, e encontra-se excepcionalmente conservada.

Rothenburg ob der Tauber (Alemanha)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Roman Kraft/ Unsplash

Rothenburg ob der Tauber é uma cidade alemã que mantém sua muralha medieval intacta. Com ruas de paralelepípedos, casas em estilo enxaimel e construções imponentes, parece ter saído de um conto de fadas. Tanto é assim que inspirou a Disney na criação da vila na animação “Pinóquio” (1940) e serviu como cenário para os filmes “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” (2010) e Parte 2 (2011).

Miltenberg (Alemanha)

Europa
Foto: Wikimedia Commons

Localizada às margens do rio Main, Miltenberg é uma encantadora cidade do interior da Alemanha, cercada por florestas e paisagens deslumbrantes. Fundada pelo Império Romano, conserva traços do período medieval que adicionam ainda mais charme ao seu cenário. O centro histórico de Miltenberg é adornado por construções imponentes, como sua igreja gótica, e suas ruas são pavimentadas com paralelepípedos, convidando os visitantes a explorar sua atmosfera única.

Ulm (Alemanha)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Wikimedia Commons

Ulm é uma cidade independente da Alemanha, situada às margens do rio Danúbio. Fundada na Idade Média, mantém a impressionante Catedral de Ulm, um exemplar do estilo gótico, além de preservar trechos de sua antiga muralha. Com uma rica herança histórica e cultural, Ulm oferece diversas opções de passeios para os entusiastas da história e da cultura.

Cochem (Alemanha)

Alemanha
Foto: Kai Pilger / Unsplash

Outra joia na Alemanha que figura entre as cidades medievais mais encantadoras da Europa é Cochem, às margens do rio Mosela. Com suas imponentes construções da Idade Média, Cochem se desenvolveu em torno do magnífico Castelo Reichsburg, que parece ter sido tirado de um conto de fadas. Além disso, a cidade é rodeada por vinhedos e oferece paisagens deslumbrantes.

Óbidos (Portugal)

Portugal
Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Katia De Juan / Unsplash

Um castelo de raízes romanas, uma muralha que remonta ao século XIV, além de casinhas pitorescas adornadas com flores nas janelas, compõem a bela cidade de Óbidos, em Portugal. A antiga vila medieval agora se transformou em uma charmosa cidade que cativa todos os visitantes. Localizada a aproximadamente 80 quilômetros de Lisboa, Óbidos é uma excelente opção tanto para uma escapada de um dia quanto para uma estadia mais prolongada.

Torun (Polônia)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Wikimedia Commons

Torun se destaca entre as encantadoras cidades medievais da Europa por sua notável preservação de milhares de construções góticas da Idade Média. Muitas dessas estruturas exibem fachadas de tijolos vermelhos e pontilham toda a cidade, situada a cerca de 200 km da capital polonesa, Varsóvia.

Bratislava (Eslováquia)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Martin Katler / Unsplash

Localizada próxima à fronteira com a Áustria e a Hungria, Bratislava é uma cidade da Eslováquia que ostenta belas construções medievais. Sua principal atração é o imponente Castelo de Bratislava. Com um centro histórico compacto, a maioria das atrações pode ser explorada a pé.

Pals (Espanha)

Cidades medievais mais charmosas da Europa
Cidades medievais mais charmosas da Europa. Foto: Pxhere

Situada na Catalunha, Pals é uma cidade espanhola com uma forte herança medieval, repleta de torres de defesa, pontes elevadas, igrejas e praças que nos transportam para uma viagem no tempo. Também chamada de “Cidade de Pedra”, suas estreitas ruelas serpenteiam entre as imponentes construções medievais, revelando cenários deslumbrantes.

Mostar (Bósnia-Herzegovina)

idades medievais mais charmosas da Europa
Foto: Kenneth Sonntag / Unsplash

Conhecida como a capital cultural da Bósnia-Herzegovina, Mostar evoca fábulas e contos de fadas. Cortada por um rio de águas azul-turquesa, cercada por exuberante vegetação e adornada por construções revestidas de pedra, Mostar é, sem dúvida, uma das mais deslumbrantes cidades medievais da Europa. Sua Cidade Velha abriga a maior parte das construções da Idade Média, bem como diversos bares e restaurantes.

Para os viajantes que buscam escapar dos roteiros comuns e dos destinos mais populares, explorar as cidades medievais mais encantadoras da Europa é uma excelente escolha. Além de conhecer locais extraordinários, você terá a oportunidade de vivenciar uma jornada no tempo ao visitar os cenários históricos e deslumbrantes do Velho Continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos