Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the advanced-ads domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/3/d2/aa/gorafa/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Casa do filme ‘Ainda Estou Aqui’ se tornará atração turística no Rio de Janeiro -
Carregando...
Dicas e Notícias

Casa do filme ‘Ainda Estou Aqui’ se tornará atração turística no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um atrativo imperdível para os apaixonados por cinema! Após a histórica conquista do primeiro Oscar do Brasil com Ainda Estou Aqui, a cidade decidiu celebrar esse marco transformando a casa onde o filme foi gravado em um espaço dedicado ao cinema nacional. Localizada no charmoso bairro da Urca, a Casa do Cinema Brasileiro promete ser um novo ponto turístico repleto de história e cultura.

Família Paiva em foto tirada da revista “Manchete” em 1971 e, à dir., recriada em “Ainda Estou Aqui” – Foto: Divulgação

Um novo espaço para o audiovisual brasileiro

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes logo após a vitória do longa como Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar. Inspirado na história real da família Paiva, o filme retrata a luta de Eunice Paiva em busca de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado perseguido durante a ditadura militar.

A casa, que serviu de cenário para o longa, será transformada em um centro cultural interativo, com exposições sobre a trajetória do Brasil no Oscar, cenários recriados do filme e uma unidade da Rio Film Commission, incentivando novas produções cinematográficas na cidade.

Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação

O imóvel que virou história

Construída em 1937, a casa tem 480m², quatro suítes, piscina e elevador. Durante as filmagens, foi totalmente adaptada para reproduzir a residência da família Paiva nos anos 1970. Agora, essa atmosfera cinematográfica será preservada e aberta ao público, proporcionando uma imersão nos bastidores do filme.

A expectativa é que a Casa do Cinema Brasileiro seja inaugurada em 2026, após reformas para torná-la um espaço interativo e acessível.

Casa na Urca recriou imóvel da família Paiva, que ficava no Leblon – Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O Oscar ficará exposto?

Um dos grandes mistérios da nova atração é se a estatueta de Melhor Filme Internacional será exibida no local. A prefeitura está em negociação com a equipe do filme para que isso aconteça — e, caso se concretize, será mais um motivo para os fãs correrem para conhecer o espaço!

Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação

Próximos passos

A prefeitura já deu início ao processo de desapropriação do imóvel, e o valor da aquisição será definido por meio de negociações. Antes do Oscar, a casa estava avaliada em R$ 14 milhões, mas, após a premiação, o proprietário elevou o preço para R$ 25 milhões. O montante final será discutido com a administração municipal.

Se você precisava de um motivo para visitar o Rio de Janeiro, agora tem um a mais! E quem sabe, até 2026, o Brasil não leva mais uma estatueta para casa? Se isso acontecer, como diz a icônica frase do filme: “Nós vamos sorrir!” 🎬✨

Com informações do portal g1, da rádio CBN e da Agência Brasil.

* Foto de capa: Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos