O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um atrativo imperdível para os apaixonados por cinema! Após a histórica conquista do primeiro Oscar do Brasil com Ainda Estou Aqui, a cidade decidiu celebrar esse marco transformando a casa onde o filme foi gravado em um espaço dedicado ao cinema nacional. Localizada no charmoso bairro da Urca, a Casa do Cinema Brasileiro promete ser um novo ponto turístico repleto de história e cultura.
Família Paiva em foto tirada da revista “Manchete” em 1971 e, à dir., recriada em “Ainda Estou Aqui” – Foto: Divulgação
Um novo espaço para o audiovisual brasileiro
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes logo após a vitória do longa como Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar. Inspirado na história real da família Paiva, o filme retrata a luta de Eunice Paiva em busca de seu marido, Rubens Paiva, ex-deputado perseguido durante a ditadura militar.
A casa, que serviu de cenário para o longa, será transformada em um centro cultural interativo, com exposições sobre a trajetória do Brasil no Oscar, cenários recriados do filme e uma unidade da Rio Film Commission, incentivando novas produções cinematográficas na cidade.
Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação
Hoje sairá publicado em Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio que decidimos comprar/desapropriar e transformar o imóvel do filme “Ainda Estou Aqui” na Casa do Cinema Brasileiro. Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em… pic.twitter.com/LujdMtDEjM
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 3, 2025
O imóvel que virou história
Construída em 1937, a casa tem 480m², quatro suítes, piscina e elevador. Durante as filmagens, foi totalmente adaptada para reproduzir a residência da família Paiva nos anos 1970. Agora, essa atmosfera cinematográfica será preservada e aberta ao público, proporcionando uma imersão nos bastidores do filme.
A expectativa é que a Casa do Cinema Brasileiro seja inaugurada em 2026, após reformas para torná-la um espaço interativo e acessível.
Casa na Urca recriou imóvel da família Paiva, que ficava no Leblon – Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
O Oscar ficará exposto?
Um dos grandes mistérios da nova atração é se a estatueta de Melhor Filme Internacional será exibida no local. A prefeitura está em negociação com a equipe do filme para que isso aconteça — e, caso se concretize, será mais um motivo para os fãs correrem para conhecer o espaço!
Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação
Próximos passos
A prefeitura já deu início ao processo de desapropriação do imóvel, e o valor da aquisição será definido por meio de negociações. Antes do Oscar, a casa estava avaliada em R$ 14 milhões, mas, após a premiação, o proprietário elevou o preço para R$ 25 milhões. O montante final será discutido com a administração municipal.
Se você precisava de um motivo para visitar o Rio de Janeiro, agora tem um a mais! E quem sabe, até 2026, o Brasil não leva mais uma estatueta para casa? Se isso acontecer, como diz a icônica frase do filme: “Nós vamos sorrir!” 🎬✨
Com informações do portal g1, da rádio CBN e da Agência Brasil.
* Foto de capa: Alile Dara Onawale/ Sony Pictures/ Divulgação
