Na província de Burgos, na Espanha, encontra-se um complexo geológico impressionante: as Grutas de Ojo Guareña, que abrigam mais de 110 km de galerias subterrâneas. Considerado o maior conjunto de cavernas da Península Ibérica e um dos maiores do mundo, o local é acessado através de uma entrada monumental esculpida na rocha, que abriga a igreja de São Bernabé.
As Grutas de Ojo Guareña possuem uma rica história arqueológica, com vestígios humanos e santuários pré-históricos que datam desde o Paleolítico. Dentro das cavernas, foram identificadas 63 espécies de invertebrados, sendo quatro delas endêmicas. Além disso, há exemplares de arte rupestre que ilustram a longa ocupação humana do local.
A entrada para este complexo é feita pela igreja de São Bernabé, uma estrutura esculpida na rocha calcária. A gruta de São Bernabé, que serve como porta de entrada, possui um percurso subterrâneo de aproximadamente 400 metros, onde é possível observar o resultado de milhões de anos de dissolução da rocha pela água. Dentro da gruta, pinturas anônimas, datadas de 1705 e 1877, retratam os martírios e milagres de São Barnabé, também conhecido como São Tirso.
Outro ponto de destaque em Ojo Guareña é a caverna Palomera, que oferece uma experiência de exploração mais desafiadora, exigindo preparo físico. A temperatura dentro das cavernas varia entre 7 e 9 °C, e os visitantes devem usar capacete com farol e estar acompanhados de um guia.
Devido à sua importância geológica e cultural, o complexo de Ojo Guareña foi declarado Monumento Natural pelo governo espanhol em 1996, além de ser reconhecido como Bem de Interesse Cultural protegido.
Via Casa e Jardim