Carregando...
Dicas e Notícias

Cidades perfeitas para você curtir dias de frio no sudeste

Prepare-se para explorar lugares que combinam beleza natural com excelente infraestrutura perto da capital paulista!

Nos arredores da agitada metrópole de São Paulo, há uma seleção de nove cidades que se destacam como refúgios ideais para quem busca desfrutar de dias de tranquilidade e clima ameno.

Esses destinos oferecem uma variedade de paisagens deslumbrantes, desde montanhas cobertas de neblina até vilarejos pitorescos com arquitetura encantadora.

Com opções para todos os gostos, essas cidades proporcionam experiências únicas, seja em meio à natureza intocada, em charmosas pousadas ou saboreando a rica gastronomia local.

Vista da Serra da Mantiqueira na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí; cidade é um dos destinos para quem gosta de curtir o frio

Créditos: Divulgação/Pousada do Quilombo

A vista da Serra da Mantiqueira na Pousada do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, é um convite irresistível para quem aprecia o frio.

Algumas cidades do estado são reconhecidas por combinar temperaturas baixas, excelente gastronomia e pousadas charmosas com lareiras, oferecendo uma infinidade de opções de lazer e atividades em meio à natureza.

Campos do Jordão

Fazendo parte do Circuito Serra da Mantiqueira, essa renomada estância turística está a 173 km da capital. Conhecida como a “Suíça brasileira”, a cidade recebeu em 1957, durante o Congresso Climatológico de Paris, o título de possuidora do “melhor clima do mundo”.

Com suas belas paisagens, atmosfera tranquila e encantadora arquitetura de estilo suíço-europeu nos hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, bares, chocolaterias, bistrôs e pubs, Campos do Jordão naturalmente se destaca como um destino turístico, atraindo visitantes durante o outono e inverno.

Santo Antônio do Pinhal

Localizada nas proximidades de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, essa estância climática faz parte do Circuito Turístico da Mantiqueira. Com uma variedade de montanhas, picos, rios e vales, o ecoturismo se destaca como um dos principais atrativos para os visitantes.

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal

Créditos: Wagner Ribeiro – Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal

Em Santo Antônio do Pinhal, não faltam opções para os amantes de aventura, com atividades como escalada, rapel, arvorismo, trilhas, off-road, voo livre e muito mais.

Além disso, a tradicional Festa do Pinhão, realizada de maio a agosto, é uma excelente oportunidade para degustar o fruto típico da região, além de desfrutar de barracas de comidas típicas, artesanato, apresentações e shows.

Pôr do Sol em Santo Antônio do Pinhal

Créditos: Wagner Ribeiro – Pôr do Sol em Santo Antônio do Pinhal

O nome Santo Antônio do Pinhal deriva das várias espécies de araucárias encontradas na cidade, cujo significado em tupi-guarani é “montanha que chora” ou “serra onde nascem as águas”.

São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí é a porta de entrada para a famosa Pedra do Baú, que, ao contrário do que muitos pensam, não está localizada em Campos do Jordão. Situada a 185 km da capital, a cidade possui uma paisagem rústica com um charme bucólico, repleta de casinhas simples, ruas de terra e os encantos naturais da Serra da Mantiqueira.

São Bento do Sapucaí tem pousadas para todos os tipos de bolso e até pet friendly

Créditos: Blog Lado B Viagem – São Bento do Sapucaí tem pousadas para todos os tipos de bolso e até pet friendly

São Bento do Sapucaí também dispõe de pousadas charmosas e confortáveis, escondidas em meio à vegetação nativa. Para os amantes de esportes radicais, há diversas opções para praticar rapel, escaladas, caminhadas, voo livre e outras atividades emocionantes.

Os turistas também podem explorar e adquirir produtos do artesanato local na Associação Arte no Quilombo, composta por 80 artesãos que utilizam materiais como palha de bananeira, sambentista e frutas cultivadas na cidade.

Araçoiaba da Serra

Conhecida como o “Esconderijo do Sol”, Araçoiaba da Serra encanta com sua exuberante beleza natural. Localizada a 123 km da capital paulista, a cidade foi um destino importante para os bandeirantes no passado, que exploravam a região em busca de minas de ouro.

Passeio de balão é uma das atrações em Araçoiaba da Serra

Créditos: Divulgação/PMAS – Passeio de balão é uma das atrações em Araçoiaba da Serra

Uma das atrações locais é o Morro de Araçoiaba, onde os bandeirantes descobriram as primeiras minas da região e onde foram erguidos os primeiros fornos de fundição em 1591, ainda preservados hoje. Outro destaque é o Horto Florestal, um lugar ideal para um piquenique tranquilo.

Serra Negra

Serra Negra, parte integrante do Circuito das Águas Paulistas, está situada a 142 km da cidade de São Paulo. Reconhecida por suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas, a estância hidromineral oferece uma variedade de opções de lazer, além de desfrutar do clima de montanha revigorante.

Passeio de teleférico em Serra Negra

Créditos: Divulgação/Guichê Virtual – Passeio de teleférico em Serra Negra

Em 1928, a riqueza radioativa das águas locais foi descoberta, levando à criação de um pavilhão de hidroterapia ao lado da fonte dois anos depois.

A qualidade das águas minerais conferiu a Serra Negra o título de “Cidade da Saúde” pelo então presidente Washington Luís. Com uma excelente infraestrutura, a cidade atrai turistas não só por suas águas hidrominerais, mas também pelo comércio diversificado, que inclui produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais e uma variedade de artesanatos.

São Pedro

Localizada a 190 km da capital paulista, a estância turística faz parte do Circuito Serra do Itaqueri. São Pedro encanta com suas paisagens deslumbrantes, cachoeiras que se destacam no meio da cadeia de montanhas esculpidas pela serra, fazendas pitorescas e parques ecológicos.

A cidade oferece diversas opções de lazer, aventura com a prática de esportes radicais e momentos de descanso.

Fundada no século 19 por imigrantes italianos que colonizaram a região, investindo na cafeicultura, São Pedro, que à distância lembra um presépio napolitano, conserva suas tradições culturais e gastronômicas.

Cunha

A estância climática Cunha, localizada no Alto Vale do Paraíba, é mais um destino perfeito para quem procura temperaturas amenas, tranquilidade e conexão com a natureza. Entre as atrações está o núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar, o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil.

Vista da cidade de Cunha, no Alto Vale do Paraíba, em SP

Créditos: Divulgação/PMECC – Vista da cidade de Cunha, no Alto Vale do Paraíba, em SP

No local, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de refrescantes banhos de cachoeira e explorar trilhas entre a rica fauna e flora da região. Uma das atrações imperdíveis é a Trilha das Cachoeiras, que segue por uma estrada desativada, permitindo que os visitantes percorram metade do caminho de carro e a outra metade a pé ou de bicicleta.

Vista do alto da Pedra da Macela, a 1.840 metros de altitude

Créditos: Divulgação/PMECC – Vista do alto da Pedra da Macela, a 1.840 metros de altitude

Uma alternativa adicional é explorar a Pedra da Macela, que marca a divisão entre o Vale do Paraíba e as cidades litorâneas do Rio de Janeiro. A vista panorâmica privilegiada abrange toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, além das imponentes montanhas e da natureza preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

O Lavandário é uma das atrações para conhecer em Cunha (SP)

Créditos: Divulgação – O Lavandário é uma das atrações para conhecer em Cunha (SP)

Uma alternativa adicional é explorar a Pedra da Macela, que marca a divisão entre o Vale do Paraíba e as cidades litorâneas do Rio de Janeiro. A vista panorâmica privilegiada abrange toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, além das imponentes montanhas e da natureza preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

Monte Verde (MG)

Apesar de situar-se no sul de Minas Gerais, Monte Verde está aproximadamente a 166 km de distância de São Paulo (SP). Este distrito de Camanducaia é reconhecido por ter um dos climas mais frios da região Sudeste. Aninhado a mais de 1.600 metros de altitude, o vilarejo encontra-se rodeado pelas majestosas montanhas da Serra da Mantiqueira.

O charmoso vilarejo de Monte Verde, no sul de Minas Gerais

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Camanducaia – O charmoso vilarejo de Monte Verde, no sul de Minas Gerais

No inverno, as temperaturas frequentemente despencam para abaixo de zero em Monte Verde. Embora não ocorram nevascas, é comum deparar-se, logo pela manhã, com uma paisagem inteiramente coberta de gelo.

Monte Verde também proporciona uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis-fazenda até pousadas-boutique. A gastronomia é outro destaque do charmoso vilarejo mineiro.

Penedo (RJ)

Outro destino perfeito para desfrutar do frio é Penedo, distrito de Itatiaia, localizado no sul do Rio de Janeiro e a única colônia finlandesa do Brasil. Este encantador vilarejo é um destino agradável durante todo o ano. No verão, é possível refrescar-se nas inúmeras cachoeiras de águas cristalinas e geladas da região. Já no inverno, o clima acolhedor dos bares, restaurantes e chocolaterias dá o tom da estação.

O Shopping Pequena Finlândia, em Penedo

Créditos: Eduardo Andreassi – O Shopping Pequena Finlândia, em Penedo

Agora não se surpreenda ao encontrar decorações natalinas ou o Papai Noel em algum lugar, especialmente no Shopping Pequena Finlândia. O bom velhinho tem uma vila inteira para chamar de sua em Penedo, e ela fica aberta o ano inteiro.

A Casa do Papai Noel é uma das atrações de Penedo, no interior do Rio de Janeiro

Créditos: Eduardo Andreassi – A Casa do Papai Noel é uma das atrações de Penedo, no interior do Rio de Janeiro

Penedo também serve como ponto de partida para quem deseja explorar a Serra da Mantiqueira e passar o dia ou até mesmo pernoitar em outros dois destinos encantadores: Visconde de Mauá, um distrito de Resende, e Maringá, que faz parte de Itatiaia e faz divisa com Bocaina de Minas, em Minas Gerais – basta atravessar uma pequena ponte a pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos