Carregando...
Brasil

Cine Avião JK

O Município de Araçariguama é rico em paisagens e pontos turísticos, mas que o que mais atraí os turistas é o Cine Avião JK. Além do avião, popularmente chamado, existem: o Parque da Mina do Ouro, o Centro Hípico Paineiras, o Morro do Voturuna, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, diversas capelas, Parada dos Romeiros, Casa dos Contos, o Rancho 53, o mais lindo pôr-do-sol do interior Oeste Paulista, entre outros que atraem milhares de turistas durante o ano inteiro para Araçariguama.

Os turistas que visitam o Avião buscam em sua maioria a bela paisagem e apreciar as belas esculturas que embelezam a Praça Santos Dumont. Construída em 2006 em homenagem ao Pai da Aviação, na ocasião da comemoração do centenário do vôo do 14 Bis, a Praça Santos Dumont, abriga uma coleção de grandes esculturas do artista plástico Lúcio Bittencourt, inclusive uma réplica em miniatura da Torre Eiffel e o tão famoso avião. Ao todo são mais de 20 esculturas que dão um toque especial ao local.

Infelizmente o estado do avião aparenta descuido, com sujeira, garrafas pet, bitucas de cigarro e com muitas partes se soltando em seu interior. Entrei em contato com a prefeitura de Araçariguama questionando se havia algum projeto de revitalização do Cine Avião, mas até o momento dessa postagem, não tive nenhum retorno.

Fabricado na Inglaterra, em 1958, pela empresa Vickers Armstrong Inc. e batizado de Vickers Viscount, a aeronave chegou a transportar a Rainha da Inglaterra antes de ser comprado pela Vasp. No Brasil voou como avião reserva da Presidência da República, chegando a transportar por várias vezes o Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, especialmente em suas viagens durante a construção de Brasília, servindo-o até o final de seu mandato em 31/01/1961. A aeronave permaneceu em operação a serviço da força aérea até 1969.

Em 2006 foi adquirido pela Prefeitura de Araçariguama como sucata, sendo restaurado para ser o Cine Avião “J.K.”.

CURIOSIDADES SOBRE A AERONAVE
Capacidade de transporte: 60 passageiros, 04 tripulantes técnicos, 02 comissários de bordo.
Estrutura: 04 motores Rolls Royce Dart Mk525-1990 SHP
Velocidade: 600 km/h
Autonomia de vôo: 3.000 km de mais 500 km de reserva para emergências
Altitude Máxima: 8.000 metros (pressurizado).
Prefixo: PPSRCMK701/015

Encontra-se na Praça Santos Dumont – Araçariguama – SP. Estrada Araçariguama / Pirapora do Bom Jesus s/nº 

Cine Avião JK / Praça Santos Dumont – Araçariguama

O Vickers Viscount FAB VC 90 foi o segundo avião presidencial do governo brasileiro. Sua aquisição foi feita em 1954, da Vickers-Armstrong para atender o presidente Juscelino Kubitschek e substituir o avião anterior VC 66, por ser limitado em autonomia e ter pouco conforto.

Foram encomendados 2 unidades, que ficaram designados como VC 90 2100 e VC 90 2101. Sua configuração contava com 71 assentos e 4 motores Rolls-Royce Dart.

Este avião foi bastante usado pelo presidente Juscelino Kubitschek para acompanhar a construção da nova capital Brasília. Foi desativado na gestão do presidente João Figueiredo.[1]

O modelo 2101 encontra-se hoje no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro. O modelo 2100, por sua vez, foi comprado em um leilão da massa falida da VASP pela prefeitura do município paulista de Araçariguama, por R$ 80 mil, e foi restaurado a um custo de R$ 20 mil. A aeronave foi instalada em sua praça principal (Praça Alberto Santos Dumont), como atração turística, para homenagear os cem anos do primeiro voo do 14-Bis. Com a reforma, foram instalados 70 lugares no interior do avião para transformá-lo em cinema, inaugurando o Cine Avião, devido à inexistência de salas de cinema tradicionais na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos