Em uma iniciativa inédita na aviação, a IndiGo Airlines, uma das maiores companhias de baixo custo da Índia, passou a oferecer às suas passageiras a opção de escolher não sentar ao lado de homens durante os voos. Esse novo recurso permite que as mulheres saibam o gênero do passageiro ao lado no momento da reserva do assento.
De acordo com a IndiGo Airlines, essa medida foi adotada para proporcionar maior conforto às passageiras, baseada no feedback das próprias clientes. Vale ressaltar que o gênero dos passageiros só será visível para as mulheres durante o check-in online e não será mostrado aos homens.
“O recurso oferece visibilidade de assentos reservados por passageiras, apenas durante o check-in online”, informou a companhia à revista Travel & Leisure. Esta ferramenta estará disponível tanto para mulheres viajando sozinhas quanto para aquelas viajando com a família.
Programa Girl Power
Além desta medida inovadora, a IndiGo Airlines mantém um programa chamado “Girl Power” (Poder Feminino). A companhia orgulha-se de ter uma alta porcentagem de mulheres pilotando suas aeronaves, mais do que qualquer outra companhia aérea.
Na Índia, a separação de passageiros por gênero é uma prática comum em alguns meios de transporte, como trens locais que possuem vagões exclusivos para mulheres. Essa prática também é observada em outras cidades ao redor do mundo, como Dubai e Salvador, que contam com “vagões rosas” nos transportes públicos para combater o assédio sexual.
Apesar de a Índia não ser um destino tão procurado por brasileiros, essa medida pioneira da IndiGo Airlines destaca-se como um marco importante na proteção e conforto das passageiras, diante dos frequentes casos de assédio contra mulheres em viagens.
Com informações do jornal Daily Mail e da revista Travel & Leisure.
O que achou da medida dessa companhia aérea? Participe nos comentários!