O tradicional Guia Michelin revelou os melhores restaurantes brasileiros, com a seleção restrita a Rio de Janeiro e São Paulo. Seis estabelecimentos foram agraciados com duas estrelas e outros 15 ganharam uma estrela. Nenhum restaurante atingiu a honraria máxima de três estrelas.
A última edição do Guia com restaurantes brasileiros foi em 2020. Três estabelecimentos mantiveram suas duas estrelas, enquanto outros três foram novos adicionados. Entre os restaurantes com uma estrela, sete mantiveram sua classificação, e oito são estreantes.
Restaurantes duas estrelas
D.O.M. (São Paulo)
O renomado restaurante do chef Alex Atala continua a impressionar os avaliadores do Guia Michelin. “O menu degustação (com opção vegetariana) é uma jornada pelos sabores amazônicos, explorando comunidades ribeirinhas e ingredientes quase desconhecidos (raiz de priprioca, palmito, formigas, açaí, jambu, tucupi, etc.) de pequenos produtores locais. Oferece texturas e sabores surpreendentes, preparados de forma criativa e inspiradas em combinações europeias,” destaca o Guia. O D.O.M. está localizado na Rua Barão de Capanema 549, Jardins.
Evvai (São Paulo)
Estreante no Guia Michelin, o Evvai, localizado na Rua Joaquim Antunes, 108, em Pinheiros, recebeu muitos elogios dos avaliadores pela culinária inovadora do chef Luiz Filipe Souza. “Sua culinária, uma fusão de influências brasileiras e italianas, resulta em pratos visualmente atraentes e repletos de habilidade, conhecimento e equilíbrio,” observa o Guia.
Tuju (São Paulo)
O Tuju, reaberto no final de 2023 na Rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano, rapidamente recuperou sua estrela Michelin. O chef Ivan Ralston, com uma equipe dedicada, combina produtos e sabores sazonais brasileiros com técnicas europeias contemporâneas, focando na criatividade e pesquisa, conforme elogia o Guia.
Lasai (Rio de Janeiro)
O Lasai, localizado no Largo dos Leões 35, Humaitá, é o único restaurante carioca a estrear com duas estrelas em 2024. Com apenas 10 lugares, permite aos clientes assistir à preparação dos pratos pelo chef Rafa Costa e Silva. “Jantar aqui é como assistir a um espetáculo, mas com os melhores lugares da casa,” comenta o Guia Michelin.
Oro (Rio de Janeiro)
O Oro, na Avenida General San Martin, 889, Leblon, do chef Felipe Bronze e sommelier Cecilia Aldaz, é descrito como “um restaurante que todo amante da gastronomia deveria conhecer.” O menu celebra as regiões do Brasil com pratos como ostras com jabuticaba e petiscos inspirados na culinária japonesa.
Oteque (Rio de Janeiro)
Descrito como um “templo da gastronomia,” o Oteque na Rua Conde de Irajá, 581, Botafogo, combina um ambiente industrial com um menu de degustação surpresa do chef Alberto Landgraf. “A sala de jantar principal tem um toque industrial, com paredes de tijolos aparentes e seis grandes mesas redondas, além de um balcão em frente à cozinha aberta,” diz o Guia Michelin.
Restaurantes uma estrela
Confira a seguir os restaurantes brasileiros que receberam uma estrela no Guia Michelin 2024.
Em São Paulo:
- Fame Osteria
- Huto
- Jun Sakamoto
- Kan Suke
- Kazuo
- Kinoshita
- Kuro
- Maní
- Tangará Jean-Georges
- Murakami
- Oizumi Sushi
- Picchi
No Rio de Janeiro:
- San Omakase Room
- Cipriani
- Mee
Outros restaurantes avaliados
Além dos estrelados, o Guia Michelin destacou outros 37 estabelecimentos na categoria “Bib Gourmand,” que oferece ótimo custo-benefício – 7 no Rio de Janeiro e 30 em São Paulo. Outros 82 restaurantes foram selecionados como “boa cozinha.”
Confira a lista completa do Guia Michelin 2024 no site oficial.
Você já visitou algum desses restaurantes? Ele realmente vale uma estrela Michelin? Diz pra gente nos comentários!