Holambra é uma cidade localizada no estado de São Paulo, conhecida por sua produção de flores e plantas ornamentais. Com uma população de cerca de 14 mil habitantes, a cidade é considerada um importante polo de agronegócio no país, tendo como principal atividade econômica a floricultura.
A história de Holambra remonta aos anos 1940, quando um grupo de imigrantes holandeses chegou à região e fundou a Cooperativa Agrícola Holambra. Desde então, a cidade se tornou conhecida por suas plantações de flores, que atraem turistas de todo o país.
Estufas abertas para os turistas!
Uma das principais atrações de quem visita Holambra é visitar alguns campos de flores. Entre os mais turísticos, digamos assim, estão o Macenas Flores e o Bloemenpark.
Em uma das minhas viagens para Holambra, cheguei a conhecer o Bloemenpark, mas já tem algum tempo. Estive no final do ano passado no Natal de Holambra, mas não tive a oportunidade de visitar os campos novamente. Uma pena.
O evento Estufas Abertas será realizado nos dias 1 e 2 de abril de 2023 e permite que turistas conheçam a produção de flores e plantas ornamentais em cinco fazendas da típica cidade holandesa, localizada a 140 km da capital paulista, além do Bloemenpark, o mais completo parque de flores da Holambra com mais de 30 variedades de rosas e 200 tipos de flores e plantas ornamentais. O ponto de partida será no Bloemenpark, da onde poderão sair com os próprios carros para visitar todos os locais.
Inspirado no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), que já acontece em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970, produtores de Holambra, cidade do interior de São Paulo referência na produção e comercialização de flores e plantas ornamentais, voltam a reabrir as suas fazendas para que os turistas conheçam os “bastidores” de suas modernas produções de flores e plantas ornamentais.
Os visitantes poderão conhecer todo o processo de cultivo – do plantio à colheita – de cinco modernas fazendas e o Bloemenpark, com seus belos jardins, gastronomia, area kids e muito lazer. Ouvir as curiosas histórias dos descendentes dos imigrantes holandeses que transformaram esta antiga colônia holandesas, hoje uma cidade com apenas 17 mil habitantes, na Capital Nacional das Flores.
Desta vez, os visitantes vão fazer o percurso das cinco fazendas nos próprios carros. Com um mapa que vão receber, eles mesmo vão percorrer os locais, podendo fazer o itinerário que quiserem – e também ficando o tempo que desejar em cada um dos lugares. O passeio vai das 8h às 17h.
Quem comprar o ingresso para esse evento vai poder conhecer algumas fazendas que normalmente não estão abertas ao público e que produzem diferentes espécies de plantas e flores, conhecendo o processo do plantio à colheita. Confira quem faz parte do passeio:
- Isidorus Flores (produtora de rosas em vasos)
- Joost Kalanchoe (kalanchoes e miliianas)
- Panorama Flores (cyclamens e anigozanthus, conhecida como pata-de-canguru)
- Rancho Raízes (cúrcuma)
- Viva Flora (spathiphyllum, conhecido como lírio-da-paz)
Data e ingressos
O evento Estufas Abertas vai acontecer nos dias 1 e 2 de abril, das 8h às 17h, em Holambra. Os ingressos custam R$ 100 (R$ 50 meia-entrada), e crianças até cinco anos não pagam. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento, e os ingressos podem ser adquiridos aqui. A organização alerta que os ingressos são limitados a somente 200 visitantes por dia.
Você já visitou Holambra alguma vez? Chegou a conhecer as fazendas e campos de flores? Participe e deixe o seu comentário!