Recentemente, em Roma, na Itália, foi descoberto um jardim de quase 2 mil anos de idade, localizado próximo ao Vaticano. Este jardim pertenceu ao terceiro imperador romano, Calígula, famoso por sua reputação de loucura e por ter sido assassinado por seus próprios guardas.
A descoberta aconteceu durante a construção de uma área para pedestres na Piazza Pia, que está prevista para ser inaugurada em 2025. Inicialmente, foi encontrada uma instalação de lavanderia, mas logo os arqueólogos italianos desenterraram o vasto jardim milenar.
O jardim conta com um caminho ladeado por colunas, uma área aberta para cultivo de plantas, uma parede de travertino (rocha calcária) e as fundações de um pórtico. Pelas características encontradas, os arqueólogos rapidamente perceberam que o jardim pertencia a uma figura importante da antiga sociedade romana.
A identificação do proprietário do jardim foi possível graças a um cano de água de chumbo com a inscrição “Cai Csaris Augusti Germanici” (César Augusto Germânico), o nome oficial do ex-imperador Calígula, conforme informou o Ministério da Cultura da Itália.
Os pesquisadores confirmaram a propriedade do jardim por meio de várias fontes literárias que já haviam descrito o local, incluindo a vista para o rio Tibre e um pórtico monumental.
“A escavação também revelou uma série importante de lajes Campana, terracotas figurativas usadas para a decoração de telhados, com cenas mitológicas inusitadas […], provavelmente originalmente feitas para a cobertura de alguma estrutura do jardim, talvez do mesmo pórtico.”
TOP 7 atrações em Roma que os turistas mais reservam:
- Coliseu, Fórum e Palatino + Arena de gladiadores
- Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino
- Visita guiada pelo Vaticano
- Oferta: Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino
- Subterrâneos do Coliseu e Arena + Fórum e Monte Palatino
- Excursão a Nápoles e Pompeia
- Tour noturno por Roma iluminada
Obra em andamento
O jardim foi descoberto próximo ao rio Tibre e ao Vaticano, no canteiro de obras da passagem subterrânea da Piazza Pia, que deve ser inaugurada até o Jubileu de 2025, uma importante celebração religiosa e social. Com a conclusão das obras, o tráfego de veículos será desviado para uma passagem subterrânea, deixando a superfície da Piazza Pia livre para pedestres.
Com informações do Ministério da Cultura da Itália e da Comuna de Roma.