A maior tirolesa do mundo, com 3,4 km de extensão, será construída em Socorro, uma cidade a cerca de 130 km de São Paulo. O contrato para a construção da “Mega Tirolesa” já foi assinado, e a previsão de inauguração é para o início de 2025.
A estrutura completa incluirá um complexo com mirante, balanço infinito, anfiteatro, restaurante e lojas. Cristiano Souza, proprietário do Mega Park Turismo de Aventura e idealizador do projeto, afirma que os aventureiros alcançarão velocidades entre 120 e 140 km/h, completando o percurso em aproximadamente 3 minutos e 40 segundos. O investimento total para o projeto, incluindo a tirolesa, está estimado entre R$ 10 e R$ 18 milhões.
Atualmente, a tirolesa mais longa do mundo é a Jais Flight, com 2,83 km, localizada na montanha Jebel Jais em Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. Certificada pelo Guinness World Records, a Jais Flight atinge até 160 km/h em um trajeto de mais de três minutos a 1.680 metros de altitude.
A tirolesa brasileira
O ponto de partida da tirolesa será no Pico da Cascavel, um dos locais mais altos de Socorro, a 1.230 metros acima do nível do mar. Este ponto turístico é popular por suas vistas privilegiadas do pôr do sol e por ser um local de saltos de paraglider e asa-delta. O pico está a mais de 14 km do centro da cidade.
O complexo de chegada da atração contará com receptivo, estacionamento, restaurante, loja, playground, espaço pet, anfiteatro ao ar livre, deque com mirante e balanço infinito. Os aventureiros que comprarem um tíquete, cujo valor ainda não foi definido, serão transportados até o Pico da Cascavel.
O empreendimento
1 de 3Detalhes do projeto do complexo de chegada da Mega Tirolesa, que terá anfiteatro, deque e playgroundCrédito: Divulgação
2 de 3Área de lanchonetes e restaurante também está no projeto do complexo de chegada da Mega TirolesaCrédito: Divulgação
3 de 3Projeto da área de playground do complexo da tirolesaCrédito: Divulgação
Cristiano Souza, gestor do Mega Park Turismo de Aventura, é o idealizador do empreendimento. A MSV Adventure, responsável pela tirolesa de 500 metros no Caminhos do Mar, no Parque Estadual Serra do Mar, e pela maior tirolesa urbana do país, com 2,5 km no complexo Happy Valen em Feliz (RS), está por trás do projeto da Mega Tirolesa.
A cidade de Socorro
Com uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, Socorro é uma estância turística que faz parte do Circuito das Águas Paulista e faz divisa com Minas Gerais. A cidade é famosa por suas atividades de aventura, como trekking, cavalgada, rafting, mountain bike, off-road, quadriciclo e arvorismo. Socorro também abriga a Tirolesa do Pânico, uma atração de 1 km que conecta São Paulo e Minas Gerais, localizada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.
O que você acha dessas medidas? Você acredita que o turismo deve ser controlado? Já esteve em alguma cidade com altas taxas? Conte para nós logo abaixo.
