A National Geographic separou os 25 melhores destinos para visitar em 2021, entre as geleiras da Argentina, festivais na China, passeios em família na Space Coast e até uma região tipicamente brasileira, surpreendente e ainda inexplorada.
A lista foi feita com base na opinião dos editores de turismo da National Geographic em todo o mundo, dividida em cinco categorias (Aventura, Cultura e história, Natureza, Família, Sustentabilidade). Descubra os destinos que vão inspirar suas futuras jornadas e lembrar porque você ama viajar!
Principais destinos de “Aventura” para 2021
Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina. As excursões partem de El Calafate.
A lista da National Geographic destaca o Parque Nacional de Katmai, no Alasca, com seus vulcões gelados e cobertos de neve, onde só é possível chegar de barco ou avião. Pura natureza selvagem, onde há a maior concentração de ursos-pardos do mundo! Mas se você procura uma aventura congelante um pouco mais perto, a dica é o Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia Argentina, com uma das únicas geleiras do mundo que está crescendo ao invés de diminuindo.
Para aventuras menos extremas, a sugestão é a ilha caribenha de Dominica, com suas cachoeiras, montanhas e mar cristalino. Além disso, a região montanhosa de Svaneti, na Geórgia, também foi citada por suas construções que datam da Idade Média e alguns dos vilarejos mais isolados do país. Confira todos os destinos da categoria:
- Parque Nacional de Katmai, Alasca, Estados Unidos
- Dominica
- Parque Nacional Los Glaciares, Argentina
- Svanetui, Geórgia
Principais destinos de “Cultura e História” para 2021
Dança tradicional em Guam, território americano no meio do Oceano Pacífico
A cidade de Tulsa, em Oklahoma, nos Estados Unidos, foi devastada no passado pela violência racial e hoje constrói um futuro melhor através de um renascimento cultural e econômico. Os apaixonados por história também poderão explorar o legado de 500 anos dos navegadores portugueses no Pacífico através da ilha de Guam, e celebrar a resiliência dos povos nativos do estados americano do Novo México.
A lista ainda inclui destinos asiáticos, como Tonglu e seus festivais tradicionais, na China, e a cidade de Gyeongju, na Coreia do Sul, conhecida por ser um museu a céu aberto. Confira a lista completa:
- Tulsa, Oklahoma, EUA
- Pueblos nativos do estado do Novo México
- Guam
- Gyeongju
- Vitoria-Gasteiz, País Basco (Espanha)
- Tonglu
Principais destinos de “Natureza” para 2021
O Parque Nacional de Isle Royale, em Michigan, Estados Unidos, abre a lista de “natureza” da National Geographic, com seus lobos e alces. Também são citadas as luzes da aurora boreal presentes 240 dias por ano em Yellowknife, no Canadá; além da Ilha de Lord Howe, um “paraíso perdido” tombado pela Unesco.
Mas o grande diferencial, especialmente para nós, brasileiros, é a surpreendente menção ao Cerrado. O bioma brasileiro é descrito como “a maior savana da América do sul” e “a coisa mais próxima que temos de um ‘Jurassic Park’”. Sobram elogios à “extraordinária biodiversidade, onde se encontram 5% de todas as plantas e animais do planeta”. Apesar disso, também não faltam críticas ao desmatamento devido ao cultivo da soja e das atividades de pecuária.Chapada dos Veadeiros, um pedaço do Cerrado em Goiás
Isle Royale, Michigan
Confira a lista de principais destinos de “Natureza” da National Geographic:
- Isle Royale, Michigan, EUA
- Cerrado, Brasil
- Ilha de Lord Howe, Austrália
- Yellowknife, Territórios do Noroeste, Canadá
Principais destinos de “Família” para 2021
Planejando uma viagem em família? A National Geographic indica uma imersão cultural ao lado indígena da província de Columbia Britânica, no Canadá. Outra ótima sugestão é um passeio pela Space Coast da Flórida, onde é possível visitar atrações como o Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, próximo de Orlando.
Na Europa, a sugestão é encarar a England Coast Path, a maior trilha costeira do mundo! Se sobrar disposição, conheça os pântanos e os cowboys de Hortobágy, na Hungria, e descubra a Transilvânia, na Romênia, muito além do Drácula.
Confira a lista de destinos de “Família” da National Geographic:
- Província de Columbia Britânica, Canadá
- Space Coast, Flórida, Estados Unidos
- England Coast Path, Reino Unido
- Hortobágy, Hungria
- Transilvânia, Romênia
Principais destinos de “Sustentabilidade” para 2021
Denver, no Colorado: a “gigante verde” dos Estados Unidos
Freiburg, Alemanha
Copenhagen, Dinamarca
A cidade de Denver, no estado americano do Colorado, é descrita como uma “gigante verde”, com 200 novos quilômetros de ciclovia até 2023 e 100% eletricidade com fontes de energia renováveis até 2030. Para quem quer combinar mergulhos com conservação marinha, vale a pena conhecer Alónissos, na Grécia, conhecida como “O Partenon dos naufrágios”.
Reserve um tempo para conhecer o desenvolvimento sustentável do turismo de Gabão, um paraíso natural africano onde 80% do território é coberto por florestas. Se o seu negócio é praia, o mar cristalino e os corais da Nova Caledônia, no Pacífico, são a escolha certa. Ainda foram citadas as eco-chic Copenhagen, na Dinamarca, e as feirinhas naturais de Freiburg, na Alemanha.
Confira a lista de destinos de “Sustentabilidade” da National Geographic:
- Denver, Colorado, Estados Unidos
- Alónissos, Grécia
- Nova Caledônia
- Copenhagen, Dinamarca
- Freiburg, Alemanha
E você, já visitou em algum destes destinos? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!
Жанна
A lista foi construida a partir dos editores globais da National Geographic Travel e enquadrados em cinco categorias (aventura, cultura e historia, natureza, familia, sustentabilidade), apresentando “destinos superlativos” que falam de comunidades resilientes, esforcos de conservacao inovadores e oportunidades emocionantes para exploracoes futuras. “A alegria de viajar vem do inesperado. Agora e a hora de sonhar com tua proxima e estabelecer as bases para tua proxima viagem. Esperamos que a nossa lista de lugares mais importantes do ano novo te inspire. Esperamos ver-te no mundo em breve”, acrescenta ainda a publicacao.