O Aeroporto Internacional Mattala Rajapaksa, localizado em Hambantota, no Sri Lanka, é conhecido como “o aeroporto mais solitário do mundo” por receber menos de 10 passageiros diariamente. A baixa movimentação também lhe rendeu o apelido de “aeroporto mais silencioso do mundo”, já que, na maioria dos dias, o número de viajantes não passa de sete.
Situado a cerca de quatro horas da capital, Colombo, o aeroporto foi inaugurado em 2013, fruto de uma ambiciosa campanha presidencial e de um investimento superior a R$ 1 bilhão. Rodeado por florestas e pequenas vilas, ele fazia parte dos planos do então presidente Mahinda Rajapaksa para transformar a área em um polo turístico, com apoio financeiro da China. Contudo, o fluxo de viajantes nunca atingiu as expectativas, que eram de 1 milhão de passageiros por ano.
Embora a estrutura tenha sido planejada para impulsionar o turismo na região, o aeroporto acabou sendo pouco utilizado, e poucos voos operam de lá. Após deixar o cargo em 2015, Rajapaksa viu o projeto fracassar, em parte por exceder os custos previstos.
Via Casa e Jardim