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Os 10 Aeroportos Mais Perigosos do mundo

Os aeroportos são construções que visam proporcionar um meio seguro de transporte para viajantes ao redor do mundo. No entanto, alguns aeroportos são mais desafiadores e perigosos do que outros, seja devido à sua localização geográfica, clima ou outros fatores. Neste post, apresentarei os aeroportos mais perigosos do mundo.

1. Shimla Airport – India | Aeroporto de Shimla – Índia

Ano de construção: 1987
Fatores de risco: Dimensões, localização

Este aeroporto regional é tão pequeno quanto é perigoso. Logo de partida, o aeroporto viola diversas regras de segurança exigidas para sua operação. Uma delas é o comprimento da pista, que é 300 metros mais curta que o mínimo exigido pela lei.PublicidadeShimla Airport - India @amlidrsksk / Pinterest.comShimla Airport – India @amlidrsksk / Pinterest.com

No passado, foram feitos planos para sua expansão, mas o aeroporto é cercado por terrenos privados e florestas que impedem o aumento das suas instalações. O Aeroporto de Shimla também está localizado em alta altitude, e aeronaves operando no aeroporto só podem levar no máximo 28 passageiros por viagem.Publicidade

2. Altiporto de Courchevel – França

Ano de construção: 1962
Fatores de risco: Localização da pista

Courchevel Airport - France @beatrizyanes / Pinterest.comCourchevel Airport – France @beatrizyanes / Pinterest.com

Localizado nos Alpes franceses, este aeroporto tem uma pista de pouso íngreme e curta que fica no topo de uma colina. É considerado um dos aeroportos mais desafiadores para pousar.

3. Aeroporto de Barra – Escócia

Ano de construção: 1936
Fatores de risco: Pista de pouso na praia

Este aeroporto, localizado ao norte da ilha de Barra, é o único do mundo onde os aviões decolam e pousam na praia. Isso significa, antes de tudo, que todas as operações do aeroporto são facilmente afetadas pela maré.PublicidadeBarra International Airport - Scotland @blancadaisy / Pinterest.comBarra International Airport – Scotland @blancadaisy / Pinterest.comPublicidade

A praia que serve como pista de decolagem é aberta ao público, então recomendamos verificar se o aeroporto não está aberto antes de visitá-la. A praia deste aeroporto também é muito visitada por focas, e a equipe do aeroporto tem que escoltar as focas de volta ao mar para evitar acidentes frequentemente.

4. Aeroporto Internacional Princesa Juliana – São Martinho

Ano de construção: 1942
Fatores de risco: Proximidade dos aviões

Princess Juliana International Airport - Saint Martin @fbraddy1970 / Pinterest.comPrincess Juliana International Airport – Saint Martin @fbraddy1970 / Pinterest.comPublicidade

Este aeroporto está localizado perto da praia, com a pista de aterrissagem diretamente adjacente à praia Maho. Os turistas ficam fascinados com o avião sobrevoando a praia, mas o ruído é ensurdecedor. No entanto, pode ser muito perigoso para os banhistas que ficam muito perto da pista.

5. Aeroporto Internacional de Malé – Maldivas

Ano de construção: 1960
Fatores de risco: Tamanho da pista

O aeroporto das Ilhas Maldivas está localizado na ilha de Hulhule. Seu principal problema é o tamanho da sua pista, que apesar de pequena, ocupa todo o comprimento da ilha. Qualquer cálculo errado pode levar o avião ao mar.PublicidadeMale International Airport - Maldives ©klempa / Sutterstock.comMale International Airport – Maldives ©klempa / Sutterstock.comPublicidade

Outra curiosidade deste movimentado aeroporto é que, após pousar o avião, os passageiros geralmente precisam pegar botes até o seu destino nas Maldivas. Senão, ficarão presos esperando por horas.

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6. Aeroporto Internacional Kai Tak – Hong Kong

Ano de construção: 1925
Fatores de risco: Cercado de edifícios

Pousar no Aeroporto Internacional Kai Tak é um desafio até para pilotos experientes. O aeroporto está rodeado por altos edifícios, e aviões passam tão perto dos prédios que passageiros conseguem enxergar dentro dos escritórios. E para piorar tudo, a pista foi construída no mar, e é excessivamente curta e estreita.PublicidadeKai Tak Airport - Hong Kong @paolachagaspere / Pinterest.comKai Tak Airport – Hong Kong @paolachagaspere / Pinterest.comPublicidade

Não é difícil imaginar por que passageiros se referem a este aeroporto como “Aeroporto do Ataque Cardíaco”. Kai Tak já foi cenário de pelo menos quinze acidentes antes de ser desativado em 1998 por ser tão perigoso.

7. Aeroporto da Madeira, Portugal

Ano de construção: 1973
Fatores de risco: Pista construída no mar

Alguns dizem que o Aeroporto da Madeira (também chamado de Aeroporto Cristiano Ronaldo) é um milagre da engenharia. Para outros, é uma ameaça. A ilha da Madeira é tão pequena que a pista deste aeroporto teve que ser expandida na direção do mar. Para a expansão, 180 pilares foram construídos para sustentar a pista sobre a água.PublicidadeCristiano Ronaldo Airport - Madeira, Portugal @a0919191222 / Pinterest.comCristiano Ronaldo Airport – Madeira, Portugal @a0919191222 / Pinterest.comPublicidade

Os fortes ventos na ilha, assim como sua estreita pista, torna as manobras necessárias para o pouso muito mais complexas. Inclusive, pilotos precisam de treinamento especial para pousar ou decolar um avião na ilha da Madeira.

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8. Aeroporto Juancho E. Yrausquin – Ilha de Saba

Ano de construção: 1963
Fatores de risco: Menor pista do mundo

Este aeroporto é conhecido como o mais perigoso do mundo, pois a sua pista de pouso e decolagem é a menor do planeta, medindo apenas 400 metros! Além do fato de que seu comprimento torna a decolagem e o pouso muito mais difíceis, o aeroporto ainda fica na ponta de um penhasco.PublicidadeJuancho E. Yrausquin Airport - Saba Island @vonk70 / Pinterest.comJuancho E. Yrausquin Airport – Saba Island @vonk70 / Pinterest.comPublicidade

Isso significa que qualquer erro de cálculo pode levar o avião ao mar, ou às pedras abaixo do penhasco. Por isso, jatos não podem decolar ou pousar neste aeroporto. Aviões menores, no entanto, conseguem usar as instalações do aeroporto sem muitas dificuldades.

9. Aeroporto de Gibraltar – Reino Unido

Ano de construção: 1939
Fatores de risco: A pista atravessa a estrada

Gibraltar Airport - United Kingdom @siusalukialum / Pinterest.comGibraltar Airport – United Kingdom @siusalukialum / Pinterest.comPublicidade

Este aeroporto está localizado em um pequeno território britânico na Espanha e tem uma pista de pouso que se estende até a principal rua da cidade. É necessário fechar a rua quando um avião está prestes a pousar ou decolar, o que pode causar congestionamento e perigos para os motoristas.

10. Aeroporto Gustaf III – São Bartolomeu

Ano de construção: 1984
Fatores de risco: Pista curta, próxima à praia

Uma das curiosidades deste aeroporto é que ele só opera entre as 8h da manhã e as 6h da tarde. Além disso, só pode ser utilizado por aviões pequenos, de não mais que 20 passageiros, já que sua localização complicaria a decolagem e o pouco de aviões maiores.PublicidadeGustaf III Airport - San Bartolomé ©Konstantin von Wedelstaedt / Wikimedia.orgGustaf III Airport – San Bartolomé ©Konstantin von Wedelstaedt / Wikimedia.orgPublicidade

A pista, medindo apenas 650 metros, está localizada entre uma colina e a praia. Isso exige que pilotos precisam ser muito cuidadosos com as manobras. E turistas na praia também precisam ter cuidado; existem até placas alertando para que não se bronzeiem próximo à base da pista.

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No Brasil – Aeroporto de Congonhas – São Paulo

Ano de construção: 1936
Fatores de risco: Proximidade dos aviões

O principal problema com o aeroporto de Congonhas é que, como ele é localizado em uma área residencial próximo ao centro de São Paulo, está rodeado de edifícios. Isso exige que pilotos sejam particularmente cuidadosos ao fazer manobras durante pousos e decolagens.PublicidadeCongonhas Airport - São Paulo, Brazil @bola101 / Pinterest.comCongonhas Airport – São Paulo, Brazil @bola101 / Pinterest.comPublicidade

Como se não bastasse, sua pista também é considerada uma das mais escorregadias do mundo, devido aos sistemas de drenagem ineficientes do local. Infelizmente, este aeroporto já foi palco de muitos acidentes. Um deles aconteceu em 2007, levando as autoridades a decidirem expandir a pista para evitar maiores tragédias.

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Esses são apenas alguns dos aeroportos mais perigosos do mundo. Embora muitos deles tenham melhorado suas infraestruturas ao longo dos anos, os pilotos ainda enfrentam desafios significativos ao pousar e decolar nesses locais.

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