Os aficionados por queijo já podem começar a planejar sua próxima viagem para degustar o melhor de todos! Originário de Pomerode, em Santa Catarina, o queijo Morro Azul conquistou o título de campeão no Mundial do Queijo do Brasil.
Entre participantes nacionais e internacionais, o produto brasileiro se destacou na classificação geral do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos, realizado recentemente em São Paulo.
Para produzir o queijo, ele é envolto em uma cinta de madeira. Com notas amanteigadas e lácteas, o produto é naturalmente isento de lactose, pois esta é eliminada durante o processo de maturação.
Elaborado com leite de vaca, casca mofada e massa mole, o Morro Azul foi criado pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, proprietários do Laticínios Pomerode.
Batizado com o nome de um dos morros da cidade catarinense, o queijo já tinha conquistado o prêmio de Melhor Queijo da América Latina no 35º World Cheese Awards, na Noruega, em 2023.
Os interessados em conhecer de perto a produção e saborear o Morro Azul, juntamente com outros queijos deliciosos, podem realizar uma visita à fábrica da Pomerode Alimentos. A visita inclui uma degustação perfeita de queijos e geleias!
Melhor Queijeiro do Brasil
A região sul também ganhou destaque com o prêmio de Melhor Queijeiro do Brasil, concedido ao paranaense Henrique Herbet. Para a competição, Henrique apresentou um queijo suave, porém de sabor intenso, ao qual ele deu o nome de “Entardecer do Oeste”.