Uma das grandes vantagens de ser um nômade digital é a liberdade de viajar pelo mundo enquanto trabalha de qualquer lugar. Mas qual seria a cidade ideal para viver essa experiência? Uma pesquisa recente elegeu as 10 melhores cidades para nômades digitais, e a campeã foi justamente Brasília, a capital do Brasil!
Para chegar a essa conclusão, a empresa InsureMyTrip analisou mais de 40 países que oferecem vistos para nômades digitais, incluindo o Brasil.

As melhores cidades para nômades digitais
O estudo levou em consideração diversas métricas, como custo de vida, velocidade da internet, índice de felicidade do país, quantidade de pontos turísticos, qualidade das cafeterias, segurança e outros aspectos importantes.
O Top 10 revelou que a América do Sul teve grande destaque, com três cidades na lista. Confira:
- Brasília, Brasil – nota 7,26
- Budapeste, Hungria – nota 7,06
- Montevidéu, Uruguai – nota 6,87
- Lisboa, Portugal – nota 6,75
- Kuala Lumpur, Malásia – nota 6,74
- Madri, Espanha – nota 6,70
- Nicósia, Chipre – nota 6,51
- Buenos Aires, Argentina – nota 6,45
- Podgorica, Montenegro – nota 6,42
- San José, Costa Rica – nota 6,41

Brasília, a melhor cidade!
Eu sou suspeito para falar de Brasília, pois é onde o Melhores Destinos está localizado. Apesar de não sermos nômades digitais, quase todos os editores da nossa equipe trabalham de diferentes lugares do Brasil e do mundo, e é sempre uma alegria nos reunirmos na capital para nossos encontros anuais. E, de fato, Brasília oferece excelentes condições para quem está em busca de um lugar para trabalhar remotamente.

A InsureMyTrip destacou no relatório a alta velocidade do wi-fi da cidade e, surpreendentemente, o custo de vida relativamente baixo. Segundo a pesquisa, um nômade digital pode viver em Brasília com uma média de US$ 819 por mês. Quem conhece a cidade, no entanto, sabe que, apesar de não ser cara, ela não é exatamente barata.
O estudo também ressaltou a boa qualidade de vida, com uma pontuação de felicidade de 6,3. O clima de Brasília, com uma média de 6,6 horas de sol por dia, também foi destacado como um atrativo para quem deseja viver na cidade por um período.
O visto para nômades digitais visitarem o Brasil passou a ser oferecido em 2022. Confira o levantamento completo no site oficial.
E você, o que achou do resultado da pesquisa? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Via Melhores Destinos
