O TasteAtlas divulgou os 10 pratos brasileiros com as piores avaliações em sua plataforma especializada em gastronomia.
Mais de 4,9 mil leitores, entre brasileiros e estrangeiros, participaram da votação do TasteAtlas para expressar suas opiniões sobre as comidas brasileiras que já experimentaram. A lista a seguir apresenta o resultado, mas é importante destacar que pode gerar polêmica, pois revela pratos comuns em nosso cotidiano que receberam as piores notas entre todas as comidas típicas do Brasil!
10. Casadinhos (nota 3,6)
Presente frequentemente em casamentos, o doce casadinho é um dos pratos com uma nota de 3,6 em 5, colocando-o entre os 10 mais mal avaliados no site. Os biscoitos assados e recheados, geralmente com doce de leite ou goiabada, aparentemente não agradam a todos.
9. Mocotó (nota 3,6)
O tradicional Mocotó também não conquistou muitos admiradores entre os votantes. Este ensopado, feito com patas de vaca, feijão e vegetais, é um prato brasileiro acessível. Com origens na culinária dos escravos, o Mocotó é atualmente servido em diversos restaurantes de gastronomia brasileira.
8. Salada de maionese (nota 3,6)
Bastante comum ao lado do tradicional churrasco, a salada de maionese é um clássico nos almoços de domingo no Brasil. No entanto, não conquistou a maioria dos votantes. Composta por batata, cenoura, ervilha, milho, maçã, maionese e o elemento controverso: a uva-passa. Você faz parte do time com ou sem passas?
7. Salpicão de frango (nota 3,6)
Outra iguaria polêmica devido à presença da uva-passa é o Salpicão, uma versão brasileira da salada de frango com diversas variações. Às vezes, é complementado com batata palha, algo muito característico na culinária brasileira. O prato é frequentemente encontrado em buffets e festas de Natal.
6. Sequilhos (nota 3,6)
Os sequilhos são tradicionais e um claro exemplo de que menos pode ser mais! Com poucos ingredientes, esses biscoitinhos são ótimos para uma refeição no meio da tarde acompanhados de um cafezinho. Algumas pessoas os consomem com frutas, creme ou sorvete, mas eles também são deliciosos por si só, sem nenhum acompanhamento. No entanto, mesmo com sua simplicidade, eles ocupam a sexta posição como um dos “piores” pratos brasileiros no ranking.
5. Maria mole (nota 3,5)
O nome da Maria Mole já sugere a textura dessa sobremesa macia e bastante popular em festas juninas. Embora simples, requerendo apenas açúcar, gelatina, coco e clara de ovo, a mistura pronta também está disponível para quem preferir comprar no mercado.
4. Quibebe (nota 3,4)
O ensopado Quibebe encontra-se entre os três pratos brasileiros menos bem avaliados na lista. Preparado com abóbora e cebola, apresenta uma textura espessa, além de conter pimenta, gengibre em pó e leite de coco. Geralmente, é servido como uma entrada antes da refeição principal.
3. Tareco (nota 3,2)
Os biscoitos tarecos, originários do estado de Pernambuco e feitos com apenas quatro ingredientes, conquistaram o paladar brasileiro. A popularidade do “prato” aumentou ainda mais quando o cantor Flávio José nomeou uma de suas músicas como “Tareco e Mariola”.
2. Arroz com pequi (nota 3,1)
O arroz com pequi, uma iguaria tradicional do estado de Goiás, destaca-se pelo seu sabor marcante. O prato é preparado com arroz e pequi, uma fruta, além de receber outros temperos que contribuem para o seu delicioso aroma e sabor.
O pior avaliado: Cuscuz Paulista (nota 3,1)
O Cuscuz Paulista foi classificado como o prato com as piores avaliações no TasteAtlas. Essa receita, originada no século 19, é preparada com fubá, azeitonas, ovo cozido, peixe enlatado e ervilha. Tradicionalmente, o cuscuz é servido moldado em uma forma redonda, com um buraco no centro.
Concorda ou não com lista? Responda nossa pesquisa abaixo e participe! Queremos conhecer seus gostos culinários!
Segundo o site, o objetivo da lista é promover a excelente comida local, inspirar orgulho nos pratos tradicionais e despertar a curiosidade por pratos que as pessoas ainda não experimentaram. Veja outros detalhes no site.
Via Melhores Destinos
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.