Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the advanced-ads domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/3/d2/aa/gorafa/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Trem de São Paulo a Campinas: consórcio vence leilão para operar viagem de 1 hora -
Carregando...
Dicas e NotíciasTrem

Trem de São Paulo a Campinas: consórcio vence leilão para operar viagem de 1 hora

A perspectiva do trem ligando São Paulo a Campinas avançou significativamente! Ontem, o consórcio formado por uma empresa chinesa e uma brasileira venceu o leilão para construir e operar o trem que conectará as duas cidades.

Com um percurso de 101 quilômetros, o Trem Intercidades (TIC) completará a viagem em apenas 1 hora e 4 minutos, atingindo uma velocidade máxima de 140 km/h. Estima-se que o preço da passagem seja de até R$ 64, oferecendo assentos para até 860 passageiros.

A antiga estação central de Campinas, que abrigará uma das paradas do Trem Intercidades – Foto: Carlos Bassan/Prefeitura Municipal de Campinas

De acordo com o governo estadual, o trem que ligará São Paulo a Campinas fará uma parada de dois minutos em Jundiaí e tem previsão de entrar em operação até 2031.

Atualmente, a viagem de ônibus entre a capital e Campinas varia de 1 hora e 30 minutos a 2 horas e 25 minutos, sem considerar os possíveis atrasos decorrentes do tráfego em São Paulo. Diante disso, a opção ferroviária se destaca pela economia de tempo e pela garantia de horário de chegada.

Jundiaí, cidade de São Paulo

Jundiaí está localizada a 55 km da cidade de São Paulo – Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí

Os trens a serem operados pelo consórcio terão uma velocidade máxima de 140 km/h, considerada média. No entanto, essa opção representa o transporte de passageiros por trilhos mais rápido atualmente em operação no Brasil.

De acordo com a proposta, as viagens do serviço expresso devem ocorrer com intervalos de 15 minutos durante os horários de pico.

Tarifas previstas

  • São Paulo (Barra Funda) até Campinas (antiga estação central): R$ 64
  • Barra Funda a Jundiaí: R$ 35,90
  • Jundiaí a Campinas: R$ 28,10

Segundo o projeto planejado, o investimento na operação será de R$ 14,2 bilhões para a infraestrutura. O consórcio foi o único a apresentar proposta no leilão. Sendo uma iniciativa público-privada, o investimento do governo de São Paulo será de R$ 8,98 bilhões.

Trens no interior paulista

Denominado Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, a iniciativa é composta pela empresa chinesa CRRC e pela Comporte, empresa brasileira responsável pelo metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A concessão é válida para explorar o serviço por 30 anos.

Conforme estipulado no edital, o consórcio também deverá operar um Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, cidades do interior de São Paulo. A previsão é que o serviço tenha início até 2029.

Linha 7-Rubi da CPTM será incluída na concessão cujo leilão ocorre no dia 29 de fevereiro

Linha 7-Rubi da CPTM está incluída na concessão do leilão

Além disso, será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, gerida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com os três serviços em funcionamento, o governo de São Paulo prevê que os trens no interior atendam mais de meio milhão de pessoas por dia.

Os dois trens serão conectados entre as estações Barra Funda e Campinas. A Linha 7-Rubi se estende até a Estação da Luz, conforme estipulado no edital.

O projeto do Trem Intercidades é discutido pelo governo de São Paulo pelo menos desde 2013. Leia mais sobre o histórico do projeto no site g1.

Com informações do Governo do Estado de Sao Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos