Carregando...
DicaInternacional

Certificado de vacinação contra febre amarela poderá ser emitido online

Planejando viajar para algum país que exige o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela? Comparecer a um Centro de Orientação da Anvisa apenas para emitir o documento vai virar coisa do passado. Em breve será possível solicitar o comprovante online e imprimi-lo em casa!

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia (futura Secretaria do Governo Digital) estão testando um novo sistema em fase final que promete facilitar a solicitação e emissão do Certificado Internacional de Vacinação. O objetivo é que todo o processo seja feito online, reduzindo custos para o viajante que precisa se deslocar para obter o documento.

A ferramenta tem lançamento previsto já para o dia 29 deste mês.

vacina febre amarela certificado

Atualmente, para conseguir o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia), os viajantes precisam ir a um Centro de Orientação da Anvisa em aeroportos, portos ou serviços conveniados após tomar a vacina.

Ao todo, 135 países exigem o Certificado Internacional de Vacinação. Dentre eles, destinos famosos como Tailândia, Cuba, Panamá, e também vizinhos na América do Sul, como Bolívia, Paraguai e Colômbia.

Mais cuidados
Além da febre amarela outras vacinas são recomendadas pela Anvisa como prevenção para o viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a DT (difteria e tétano) e hepatite B, e no deslocamento para áreas endêmicas, a poliomielite, influenza (gripe) e meningite meningocócica.

Outras página com informações e orientações importantes é do Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) da UFRJ. O site do CDC (a Anvisa norte-americana) também tem informações úteis.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos