Carregando...
BrasilDica

10 Melhores Destinos de Ecoturismo do Brasil

Um dos princípios do Ecoturismo é a conservação do patrimônio natural e cultural aliada ao envolvimento das comunidades locais e a consciência ambiental nos turistas. Todas as atividades do ecoturismo devem promover naquele que a pratica, a reflexão e a integração entre homem e ambiente, trazendo uma consciência as questões relacionadas à conservação dos recursos, educação e desenvolvimento socioeconômico do destino escolhido. Mas qual é a diferença entre ecoturismo e turismo de aventura?

Basicamente, o ecoturismo pode ser definido como um segmento turístico que realiza atividades em áreas naturais de forma responsável, incentivando a preservação dos patrimônios naturais e culturais.

O turismo de aventura, por sua vez, é uma modalidade turística que consiste na realização de atividades esportivas ou de aventura na natureza. Inclusive eu fiz um post relacionando os Melhores Destinos de turismo de aventura recentemente aqui, e você pode conferir a lista clicando aqui.

Existem diversas atividades relacionadas a prática do ecoturismo e com certeza você irá se identificar com algumas delas como por exemplo: Acampamento, Cavalgada, Escalada, Espeleoturismo, Mergulho entre outros.

O Brasil tem vários destinos que proporcionam verdadeiras aventuras de ecoturismo, contato com a natureza, relaxamento e aprendizado. Pensando nisso vou listar aqui os Melhores Destinos de Ecoturismo no Brasil. Vamos a lista.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Melhores Destinos

A Chapada dos Veadeiros é o destino certo para quem busca dias de descanso, contato intenso com a natureza e pouca complicação. Em meio ao cerrado do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um paraíso cercado de cachoeiras e cânions, onde a força das quedas d’água presenteia os viajantes com revigorantes banhos de energia. A região – que tem como principais cidades de apoio Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante – se tornou mais cobiçada entre os turistas depois que as águas azuis da Cachoeira Santa Bárbara passaram a ilustrar muitas fotos nas redes sociais.

Fernando de Noronha (PE)

Melhores Destinos

Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas. 

Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina, na Bahia, é o tipo de destino que causa paixão entre os viajantes. Subir o Morro do Pai Inácio, ver a imensidão da paisagem no alto da Cachoeira da Fumaça, mergulhar nas águas transparentes da Pratinha e assistir ao espetáculo da luz no Poço Azul e no Poço Encantado é apenas o primeiro passo para conhecer um dos mais espetaculares roteiros de natureza do Brasil. Tão espetacular que a cidade de Lençóis, principal base para quem deseja conhecer a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi eleita o “Melhor Destino Nacional” de 2019 pelos leitores do Melhores Destinos.

Bonito (MS)

Marcelo Krause

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, a apenas 300 quilômetros da capital do estado. Seu nome condiz perfeitamente com o que se encontra na pequena cidade, que é como um refúgio ecológico, onde o dedo humano não passa de mero figurante. É um destino inesquecível para os amantes da natureza, que lá encontram os mais variados cenários para encantar olhos, mente e corpo. Costumam dizer que “Bonito é lindo” — a frase é um clichê, mas não poderia ser mais verdadeira.

Alter do Chão (PA)

Melhores Destinos

Alter do Chão, no Pará, ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos de praia no Brasil, à frente de paraísos como Fernando de Noronha e Alagoas. Inusitado? Sim! Mas a verdade é que Alter do Chão tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz! O Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular!

Jalapão (TO)

Melhores Destinos

Entre dunas douradas, paisagens grandiosas, fervedouros e cachoeiras o Jalapão cada dia mais conquista os viajantes amantes do ecoturismo. Em meio ao cerrado do Tocantins, o Jalapão está sendo descoberto pelos turistas que buscam alguns dias de descanso longe dos grandes centros urbanos. O destino é ideal para relaxar e curtir intensamente o contato com a natureza. A região é uma das mais bem preservadas do país e o acesso, ainda limitado, faz do Jalapão uma região bem pouco explorada. É hora de sair do roteiro comum e seguir para um refrescante banho nas águas do Jalapão, afinal, sol é o que não falta por lá.

Jericoacoara (CE)

Melhores Destinos

Jericoacoara, mais conhecida apenas por “Jeri”, é um dos destinos nordestinos que se tornou sensação entre os viajantes nas últimas décadas. A vila, localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, na cidade de Jijoca de Jericoacoara , é um lugar pacato, com ruas de areia e cenários bucólicos – ideais para quem quer descansar e renovar as energias! Para conferir todas as dicas da cidade, acesse o Guia de Jericoacoara, no nosso Guia de Destinos!

Escondida entre dunas, lagoas, mangue e o mar, Jeri era uma simples vila de pescadores, um local de difícil acesso e com praticamente nenhuma estrutura. Hoje o cenário simples ainda se faz presente, mas a vila é também mais moderna, tem hotéis e pousadas com excelente estrutura, restaurantes e bares. As ruas permanecem com pouca iluminação, os pés continuam tocando a areia ao caminhar e aquela atmosfera quase familiar de uma cidade interior ainda é o que move e envolve o clima da região, que agrada a tanta gente.

Foz do Iguaçu (PR)

Não é sem razão que milhares de pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu todos os dias. O lugar é simplesmente deslumbrante, o volume de água é de tirar o fôlego e deixar a todos sem palavras suficientes para descrever o que se sente ali. 

É realmente uma maravilha da natureza, provavelmente uma das maiores do mundo. Definitivamente um dos visuais mais espetaculares que existem em nosso planeta. Pronto para encarar a tríplice fronteira e contemplar esse espetáculo da natureza? 

Ilhabela (SP)

Muito forte no ecoturismo, a ilha paulista possui mais de 70 praias, centenas de cachoeiras e muita mata atlântica preservada

Dá para a cada dia do ano escolher uma cachoeira diferente para trilhar, observar diversas espécies de aves, isso sem falar do mar, que confere inúmeros atrativos naturais.

Vale muito a pena conhecer Ilhabela!

Brotas (SP)

No meio do Estado de São Paulo também tem opções completas para o ecoturismo. É isso que você encontrará em Brotas, com bacias hidrográficas e formações privilegiadas para curtir cachoeira, rafting, rapel, arvorismo e tirolesa.

Uma excelente opção de viagem curta para quem é de São Paulo passar o final de semana e se deliciar na natureza. 

Um lugar que emana adrenalina, você precisa conhecer Brotas.

Você já conhece algum dos destinos da lista? Faltou algum destino? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Favoritos