Precisando de inspiração para a próxima viagem? Selecionamos 7 destinos para conhecer no Brasil após a pandemia
As viagens domésticas, dentro do território brasileiro, vão se tornar tendência para os meses pós-pandemia. Os motivos são diversos, mas entre eles, a alta do dólar e crise econômica interna podem inibir cada vez mais as viagens internacionais, pelo menos por enquanto.
Mas, de qualquer forma, isso não é um grande problema, já que o nosso país tem um imenso potencial turístico e diferentes lugares para garantir as férias perfeitas. Certamente viajar para um desses destinos será fundamental, inclusive para melhorar a distribuição de renda e fortalecer este mercado que foi imensamente afetado.
Além disso, inúmeras famílias dependem direta e indiretamente do turismo. Incentivar as viagens internas poderá ser um fator decisivo na recuperação econômica das cidades turísticas, pois essas foram as mais prejudicadas por conta da pandemia.
Escolher um entre os diversos lugares para viajar no Brasil, pode se tornar a melhor forma de descansar após o tempo de confinamento. Ao que tudo indica, viagens nacionais serão as primeiras a serem liberadas. Portanto, vale a pena conhecer alguns destinos inusitados para visitar assim que a pandemia terminar. Opções incríveis e pouco exploradas turisticamente, repletas de natureza e com paisagens cênicas não faltam por aqui.
Selecionamos destinos inusitados para visitar no Brasil após a pandemia. Confira alguns deles na hora de planejar a sua próxima viagem.
Serra da Capivara – Piauí
Local indispensável aos apaixonados por arqueologia e história, o Parque Nacional Serra da Capivara é um dos destinos que você precisa visitar após a pandemia. Localizado no sertão do Piauí, o local abriga a maior coleção de pinturas rupestres ao ar livre do mundo. São mais de 30 mil exemplares para admirar, além disso, existe ainda indícios de ocupação humana com até 50 mil anos de idade.
Entre inúmeros pontos de interesse para quem deseja se aprofundar na rica história da região há o Museu da Natureza. O espaço oferece 12 salas acessadas por uma rampa em formato de espiral onde os visitantes podem realizar uma verdadeira imersão ao passado. O tour inicia com a origem do universo, passando pela era do gelo, pelos fósseis de incríveis animais gigantes e finaliza com alertas sobre a preservação da natureza e o futuro da humanidade.
O que visitar: Museu da Natureza, Cerâmica da Serra da Capivara, Museu do Homem Americano, Circuito da Pedra Furada, Serra Branca, Toca da Entrada do Pajaú, Toca da entrada do Baixão da Vaca e Toca do Inferno.
Ilha do Cardoso – São Paulo
Este verdadeiro paraíso natural ainda pouco conhecido fica localizado ao extremo sul do estado de São Paulo, na cidade de Cananéia. Com uma natureza exuberante e intocada, é necessário pegar um barco para chegar até a ilha, que fica situada dentro de um parque estadual e não possui sinal de celular.
Em vez de tecnologia, praias intocadas e praticamente desertas, com exceção de um ilustre visitante: o boto-cinza, espécie que habita a região e que chega a nadar próximo dos turistas. Destino perfeito para quem deseja se desconectar em meio à natureza, a ilha ainda oferece diversas trilhas, cachoeiras e uma farta gastronomia caiçara. Uma dica? Não esqueça o repelente.
O que visitar: Trilha da Cachoeira Grande, Praia de Marujá, Praia do Pereirinha, Trilha do Manguezal, Trilha do Morro das Almas, Trilha do Sambaqui e Praia do Cambriú.
Terra Ronca – Goiás
Preparado para ficar boquiaberto com a imponência e beleza de um dos mais belos conjuntos de cavernas do Brasil? Localizado no município de São Domingos em Goiás, a 600 quilômetros de Goiânia e 400 quilômetros de Brasília, o Parque Estadual de Terra Ronca oferece mais de 50 mil hectares de área praticamente inexploradas. São cachoeiras, rios, trilhas e mais de 300 cavernas, sendo 5 delas abertas à visitação.
Com trilhas que exigem diferentes níveis de experiência, Terra Ronca revela o melhor das incríveis áreas subterrâneas brasileiras, apresentando os mais diversos cenários esculpidos pela mãe natureza. Ao visitar o local é obrigatório o acompanhamento de um guia regional credenciado, além do uso de lanternas, calças compridas e calçados próprios para trilhas.
O que visitar: Cavernas de Terra Ronca, Angélica, São Mateus, São Bernardo, São Vicente (a mais radical) e Lapa do Bezerra.
São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul
Um lugar pouco visitado e que deve entrar em sua lista de destinos inusitados para conhecer no Brasil após a pandemia é São Miguel das Missões. Localizada na fronteira do Brasil com a Argentina, o lugar guarda uma das mais preservadas ruínas jesuítas do país. O monumento, datado do século XVII, pode ser visitado durante a noite por meio de um verdadeiro espetáculo sensorial, um show de luzes e cores que narra a história do lugar.
Durante o dia, no entanto, vale a pena caminhar e observar cada detalhe da antiga e imponente construção e seus mais de 30 metros de altura. No local há ainda um museu com um grande acervo de artefatos indígenas, o Museu das Missões. A maioria dos hotéis e restaurantes ficam localizados no centrinho da cidade.
O que visitar: Próximas à cidade há outras três ruínas que também podem ser visitadas: São Lourenço Mártir, São João Batista e São Nicolau.
Presidente Figueiredo – Amazonas
Presidente Figueiredo é conhecida como a “terra das cachoeiras amazônicas”, uma vez que oferece mais de 150 quedas d’água abertas para visitação. A pouco mais de uma hora de Manaus, o município é ideal para quem deseja fazer um passeio diferente repleto de ecoturismo pela região. A cidade ainda oferece cavernas, grutas e corredeiras em meio à floresta amazônica, que permitem uma infinidade de trilhas e atividades na natureza.
Quem visita Presidente Figueiredo em maio ainda consegue participar da festa do Cupuaçu, a principal manifestação cultural do local. Durante o evento, que dura cerca de quatro dias, é possível conferir diversos shows de música popular brasileira e provar pratos tradicionais da região.
O que visitar: Cachoeiras do Santuário, Iracema, Pedra Furada, Mutum, Gruta da Judéia, Caverna do Maroaga e Lagoa Azul.
Baixio – Bahia
Um dos lugares ainda pouco explorados na Bahia, o pequeno vilarejo de Baixio fica a pouco mais de 150 quilômetros de Salvador. Uma alternativa encantadora para quem busca ecoturismo na região. O local pertence ao município de Esplanada e oferece muitas opções de trilhas e atividades ecológicas. No entanto, seu grande destaque fica por conta das paradisíacas lagoas com águas mornas e calmas para banho: são mais de cinco delas formadas pelas nascentes da região.
Se você deseja, literalmente, ficar de boa na lagoa, Baixio é um lugar para incluir na lista de destinos inusitados para conhecer no Brasil após a pandemia. Além das atividades na natureza, a cidade ainda oferece uma atmosfera calma e tranquila, boa gastronomia e muita hospitalidade.
O que visitar: Lagoa de Panela, Lagoa Verde, Lagoa Azul, Mamucabo e Ponta de Inhambupe.
Aurora do Tocantins – Tocantins
Para fechar a lista dos destinos inusitados para visitar no Brasil após a pandemia, indicamos uma viagem até o Tocantins! Com pouco mais de 3 mil habitantes, a pequena cidade localizada ao sudeste do Estado surpreende pela beleza e atmosfera bucólica. Repleta de atrações naturais, Aurora do Tocantins abriga o impressionante Rio Azuis, considerado o menor do Brasil segundo o Guiness Book. Com 147 metros de extensão, o curso d’água se torna um gigante no quesito beleza. Com suas águas incrivelmente cristalinas em tons de azul-turquesa, o local se torna um pequeno oásis rodeado por mata nativa.
Apesar de ser uma atração voltada aos que amam ecoturismo, o Rio Azuis possui águas calmas e rasas, sendo uma boa pedida para quem viaja com crianças. A cidade de Aurora do Tocantins ainda oferece outras atrações, como cavernas, cachoeiras e até mesmo dunas. Reserve ao menos três dias para explorar o município e aproveite para se encantar com a atmosfera simples e cativante do local. Dica: por estar bem próxima da Chapada dos Veadeiros, vale a pena combinar as duas atrações em um mesmo roteiro.
O que visitar: Rio Azuis, Cachoeira do Nilton, Praia do Pequizeiro, Balneário Municipal Douradas, Escorrega do Betim, Cachoeira do Sombra, Praia Recanto do Puçá e Morro da Rainha.
Dicas para planejar sua viagem:
» Descubra as melhores opções de aluguel de carros
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas