Carregando...
Dicas e Notícias

20 lugares incríveis perto de São Paulo para escapar no próximo fim de semana

Que tal aproveitar o próximo final de semana para explorar novos destinos em São Paulo? O estado oferece uma variedade de cidades turísticas que encantam visitantes o ano todo, seja pela rica história, tradições, aventura, gastronomia ou pela beleza natural. Neste post, selecionamos destinos próximos à capital paulista, ideais para uma viagem de carro. Perfeitos para quem deseja curtir um fim de semana diferente. Confira nossas dicas de passeios e destinos e comece a planejar sua próxima aventura!

1. Cachoeiras em Torrinha

Se você quer escapar do agito das grandes cidades e combinar aventura com contato com a natureza, o interior de São Paulo é o destino ideal! A aproximadamente 260 km da capital (cerca de três horas de carro), Torrinha é um paraíso para os amantes de cachoeiras, que são perfeitas para se refrescar nos dias mais quentes.

Com pouco menos de 10 mil habitantes, a cidade está situada a mais de 800 metros de altitude, cercada por paisagens montanhosas e cursos d’água. Além das cachoeiras, Torrinha oferece rios, ribeirões, trilhas e morros, perfeitos para atividades como tirolesa, rapel, caminhadas, mountain bike, rafting, entre outras. É um convite para a aventura!

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Torrinha

2. Viela das Lavadeiras em Embu das Artes

A Viela das Lavadeiras é um dos recantos mais encantadores de Embu das Artes, uma cidade próxima a São Paulo que vale a visita — são apenas 30 km da capital, ou cerca de 45 minutos de carro. O local é muito acolhedor, com músicos de vez em quando tocando saxofone, o que torna o ambiente ainda mais agradável, rodeado de lojinhas de artesanato e ótimos lugares para comer.

Após explorar todo o charme da viela, com seus grafites e paredes coloridas, não deixe de conhecer também o centro histórico e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ). Na região, casas centenárias foram transformadas em ateliês de artistas, lojas de decoração, e até em canis para adoção de cachorrinhos.

Este destino é perfeito tanto para um domingo ensolarado quanto para um fim de semana inteiro em um lugar diferente. Por isso, decida se quer descobri-lo em um bate e volta, aproveitar uma estadia mais tranquila, ou até participar de uma excursão guiada com uma agência especializada (clique aqui e saiba mais)..

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

3. Nevoeiro em Paranapiacaba

Se você aprecia cenários pitorescos e lendas urbanas, não pode deixar de conhecer a Vila de Paranapiacaba, localizada a 60 km de São Paulo, ou cerca de 1h20 de carro. Hoje parte da cidade de Santo André, essa vila foi originalmente construída para dar suporte à antiga ferrovia São Paulo Railway e servir de moradia para seus trabalhadores, muitos deles imigrantes ingleses.

Os edifícios ferroviários e as casas em estilo inglês já criam um ambiente cinematográfico, mas o que realmente atrai cerca de 250 mil turistas anualmente é o fenômeno natural do nevoeiro, que quase diariamente cobre a vila de forma misteriosa. Esse ar de suspense torna o local perfeito para gravações de filmes de terror, que ocasionalmente acontecem por lá. A chegada do denso nevoeiro é uma experiência única, pois o céu muda drasticamente e, em poucos minutos, toda a vila fica envolta em uma espessa névoa.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares para ir em sao paulo - Paranapiacaba

4. Templo Zu Lai em Cotia

O Templo Zu Lai, localizado em Cotia, é o maior templo budista da América do Sul, a apenas 35 km de São Paulo, ou cerca de 40 minutos de carro. O espaço não atrai apenas praticantes do budismo, mas também amigos, famílias, casais e pessoas de todas as religiões que buscam um refúgio de paz e tranquilidade próximo à capital.

Com entrada gratuita, o templo impressiona pela sua estrutura. Você encontrará belos jardins orientais, perfeitos para caminhadas, meditação, ou até para ler um livro em meio à natureza. Vale lembrar que o local é um espaço religioso, por isso, é importante evitar roupas curtas e optar por calçados confortáveis para explorar o templo com mais comodidade.

Cotia e Embu das Artes são cidades vizinhas, então é comum combinar a visita ao Templo Zu Lai com um passeio por Embu das Artes. Na Civitatis, é possível fazer um tour privado pelo Templo Zu Lai e a feirinha de artesanatos de Embu — saiba mais neste link.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Cotia
lugares perto de sp para viajar - Cotia

Cotia também é a casa do Animália Park. Leia a nosso review completo desse parque temático com zoológico em São Paulo!

5. Kinkaku-Ji e o Parque Vale dos Templos em Itapecerica

Se você procura um destino em São Paulo com um toque mais espiritual, o Kinkaku-Ji é uma excelente opção. Trata-se de uma réplica de um templo japonês localizado originalmente em Kyoto. A versão brasileira está no Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, em Itapecerica da Serra, a cerca de 35 km da capital paulista.

O templo possui características semelhantes ao original, incluindo um lago com carpas coloridas. Na entrada, você pode até comprar ração para alimentar os peixes. Embora a versão japonesa seja revestida em ouro, a versão paulista é decorada com tons dourados, mas ainda assim oferece um cenário encantador, cercado por muita área verde, ideal para um dia de passeio diferente..

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Itapecerica

6. Pico do Olho d’água em Mairiporã

Se você é apaixonado por vistas panorâmicas, o Pico Olho d’Água, no Morro do Juquery, em Mairiporã, é um destino imperdível, localizado a cerca de 40 km da capital paulista. O local é encantador, oferecendo uma vista deslumbrante dos arredores da Serra da Cantareira e um nascer do sol espetacular, com nuvens que criam o cenário perfeito. Com 1.150 metros de altitude, o acesso ao pico é bastante fácil a partir do centro da cidade.

Muito popular entre ciclistas, atletas, montanhistas e aventureiros, o Pico Olho d’Água é uma excelente opção de passeio em SP para quem deseja contemplar a natureza. O local também é ideal para piqueniques e, para os mais aventureiros, até mesmo para acampar. Como a área não possui muita infraestrutura, é importante levar seu próprio lanche, água, e lembrar-se de recolher o lixo ao final do passeio.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Mairiporã

Foto: Pico do Olho D’água – Mairiporã (Reprodução / Facebook)

7. Lavandário e Pedra da Macela em Cunha

Localizada na Serra da Bocaina, a encantadora cidade de Cunha é uma excelente opção para quem deseja uma viagem próxima a São Paulo. Situada a 230 km da capital, é uma viagem que exige algumas horas de estrada, mas a recompensa é grande. A beleza natural da Serra da Bocaina promete tornar a sua experiência verdadeiramente inesquecível.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Cunha

No seu roteiro, não deixe de visitar dois lugares imperdíveis: o Lavandário e a Pedra da Macela. O Lavandário é uma plantação de lavandas que oferece um pôr do sol deslumbrante, evocando os campos de lavanda da Provença, sem precisar viajar até a França. Esta fazenda cultiva diversas espécies de lavendin, mantendo campos floridos durante todo o ano.

Já a Pedra da Macela é um dos principais cartões postais da cidade. Com 1.840 metros de altitude, seu cume proporciona uma vista de tirar o fôlego, que pode se estender até as baías de Paraty e Angra dos Reis em dias claros.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares passear sp - Cunha

Se tiver um pouquinho mais de tempo, inclua um passeio por O Olival, um pomar de oliveiras onde é possível degustar azeites e até almoçar (saiba mais aqui). Além disso, Cunha é conhecida como a terra dos ceramistas, especialmente as queimadas em forno noborigama (popular na China e no Japão). Portanto, vale a pena visitar alguns ateliês ou até marcar a viagem em algum feriado que coincida com a abertura das fornadas (confira as datas deste evento no Portal do Turismo de Cunha).

8. Gruta do Anjo em Socorro

A cerca de 140 quilômetros do interior de São Paulo, encontra-se a cidade de Socorro. Localizada no Circuito das Águas Paulistas, Socorro é cercada por rios, cachoeiras e montanhas, e atrai turistas pela sua beleza natural, esportes radicais e hotéis fazenda.

Além disso, Socorro é reconhecida como uma capital da acessibilidade. Muitos dos hotéis e passeios privados oferecem equipamentos adaptados para esportes radicais voltados para pessoas com deficiência, e alguns locais até possuem playgrounds adaptados.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

passeio em sp - Socorro

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos Foto: Booking/Divulgação

Em Socorro, uma visita indispensável é à Gruta do Anjo, uma impressionante formação rochosa com diversos túneis e um lago de águas cristalinas. A área abrange 3 mil metros quadrados e pode ser explorada a pé ou flutuando sobre as águas com os pedalinhos disponíveis no local.

A gruta está localizada dentro da propriedade da Pousada do Anjo, e a entrada custa R$ 54 por pessoa (grátis para hóspedes e crianças até 6 anos, saiba mais aqui). O valor inclui um passeio ecológico com pedalinho, um atrativo especial da visita. Embora nadar não seja permitido, o local oferece uma experiência divertida e diferente. Para completar o seu roteiro, não deixe de conferir a grande novidade de Socorro: o maior balanço do Brasil.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

9. Turismo de aventura em Brotas

Brotas é famosa por ser o destino ideal para quem busca turismo de aventura, oferecendo uma ampla gama de atividades radicais como rafting, rapel, tirolesa, arvorismo e passeios de quadriciclo. É o lugar perfeito para combinar turismo com esportes emocionantes e se divertir ao máximo.

Localizada a cerca de 250 quilômetros de São Paulo, a viagem de mais de três horas fica mais agradável se você optar por passar a noite na cidade. Brotas oferece passeios de ecoturismo para todas as idades, mas é importante verificar a disponibilidade com antecedência, especialmente em feriados, quando a cidade recebe um número maior de visitantes. Não se esqueça de levar na mala repelente, protetor solar, roupas leves e tênis confortáveis.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

10. Campos de flores em Holambra

Um dos destinos mais adorados do interior de São Paulo é Holambra. Fundada por neerlandeses no final da década de 1940, essa encantadora cidade, localizada a 135 km da capital, apresenta algumas construções que lembram as da famosa Amsterdã. Conhecida como a capital nacional das flores, Holambra é responsável por cerca de 45% das flores e plantas ornamentais comercializadas no Brasil.

O destaque de qualquer visita a Holambra é explorar os campos de flores, que enriquecem ainda mais o cenário rural. A entrada nos campos é permitida apenas com guias autorizados e credenciados, então é recomendável agendar o passeio com antecedência ou optar por um tour completo que inclua os ingressos (saiba mais aqui).

Se tiver um tempo extra, não deixe de explorar outras atrações de Holambra: a partir da Alameda Maurício de Nassau, visite a Praça Vitória Régia, as decorações temáticas da Expoflora, o Museu Histórico de Holambra e o Moinho dos Povos Unidos.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

11. Rota do Vinho em São Roque

Um pouco mais perto da capital paulista, a cerca de 70 quilômetros, está São Roque. Esta cidade é bastante procurada por turistas interessados na Rota do Vinho, um percurso de aproximadamente 10 km que pode ser feito de carro ou bicicleta. Segundo a história, no século XVII, o fundador da cidade se encantou com a região e decidiu investir na plantação de uvas e produção de vinho.

A Rota do Vinho oferece uma imersão nessa tradição, conectando vinícolas, adegas, restaurantes, lojas de produtos artesanais e muito mais. Mesmo para quem não consome bebidas alcoólicas, há diversas atrações, como fazendinhas, arvorismo para crianças, um museu de carros clássicos e ótimas opções gastronômicas entre vinhedos e plantações de alcachofras. Para não ter que se segurar nas degustações, pode ser uma boa ideia deixar o carro em casa e visitar a cidade de excursão (veja uma opção de passeio neste link).

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

12. Torre de Miroku em Ribeirão Pires

A Torre de Miroku é o maior templo de seu tipo no Brasil, com 32 metros de altura, e foi projetada para ser um espaço de paz e contemplação — e é exatamente isso que você encontrará ao visitá-la. O projeto da torre foi inspirado no Horyu-ji, um complexo na cidade de Nara, no Japão, que é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

O local é ideal para caminhadas, leituras e até para relaxar sob uma sombrinha em meio à natureza. Para acessar a torre, é necessário agendar uma visita e fazer um breve trajeto de barco, o que torna o passeio ainda mais especial. E a boa notícia é que Ribeirão Pires está muito próxima de São Paulo, a apenas 50 quilômetros, ou menos de uma hora de carro.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Ribeirão Pires

13. Vista do alto do Morro Pelado em Águas de Lindóia

Voltando ao Circuito das Águas Paulistas, a aproximadamente 2h30 de carro de São Paulo, Águas de Lindóia é uma estância hidromineral que conquista quem aprecia áreas verdes e tranquilidade. A apenas 4 km do centro da cidade, o Morro Pelado, com seus 1.400 metros de altitude, oferece uma vista privilegiada da região.

O acesso ao morro é feito por uma estrada de terra íngreme, mas qualquer carro pode subir sem dificuldades. O passeio é ideal para momentos românticos ou em família, permitindo que você apenas relaxe e aproveite a vista deslumbrante.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Águas de Lindóia

14. Mega tirolesa de Pedra Bela

A pequena e charmosa cidade de Pedra Bela, situada a cerca de duas horas de carro de São Paulo, abriga uma das maiores tirolesas do Brasil — um destino imperdível para os amantes de adrenalina! A tirolesa atinge uma altura de 1.127 metros e tem quase 2 km de extensão, com um percurso que dura aproximadamente 1 minuto e 30 segundos, atingindo uma velocidade de 107 km/h. É a combinação perfeita de natureza e emoção!

A mega tirolesa recebe visitantes apenas aos finais de semana e feriados, a partir das 8h30. Aos sábados, o ambiente tende a ser mais tranquilo, enquanto aos domingos pode estar um pouco mais movimentado.. O ingresso da descida custa R$80 por pessoa e pode ser comprado com antecedência pelo site.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares perto de sp para viajar - Pedra Bela

15. Pau D’Alho em Guararema

Uma excelente opção de viagem em São Paulo é a encantadora cidade de Guararema, localizada a cerca de 80 km da capital paulista, ou pouco mais de uma hora de carro. O destino oferece uma rica beleza natural, com ilhas repletas de peixes e animais silvestres, além de uma diversidade de espécies da Mata Atlântica, tudo isso banhado por um rio cristalino de águas calmas.

A cidade também abriga igrejas construídas no século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, que guardam mistérios e curiosidades em seu interior. Além disso, você encontrará uma estação ferroviária do final do século XIX, de onde se avista uma bela ponte de ferro inglesa da mesma época. No seu roteiro, inclua o Recanto do Américo (também conhecido como Pau D’Alho, em referência à árvore da espécie presente no local), a Ilha Grande, a Pedra Montada e o Mirante, que oferece uma paisagem panorâmica deslumbrante, quase como uma pintura!

Guararema é também famosa pelo seu evento de Natal, quando a cidade se ilumina com uma decoração especial. É um destino perfeito para passar o dia ou até mesmo um fim de semana, permitindo não apenas explorar os pontos turísticos, mas também desfrutar de ótimos restaurantes com vistas incríveis.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

16. Santuário Nacional em Aparecida

Localizada no Vale do Paraíba, a aproximadamente 180 km de São Paulo, Aparecida (também conhecida como Aparecida do Norte) é um dos maiores destinos de turismo religioso do Brasil. Anualmente, mais de 12 milhões de pessoas visitam a cidade para conhecer o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, um marco da religião católica no país e a segunda maior igreja do mundo, com uma área superior a 1,3 milhão de metros quadrados.

Para os católicos, a visita à Basílica pode ser profundamente emocionante e um convite à oração. A igreja conta com várias capelas, seis missas diárias, uma sala de velas, uma sala das promessas e, claro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, descoberta em 1717 no rio Paraíba do Sul. Mesmo para quem não é católico, o passeio é enriquecedor pela energia tranquila e pela impressionante arquitetura do local.. Em constante transformação, a Basílica tem vários mosaicos, estátuas e estruturas que encantam os visitantes e são melhor explicados em passeios guiados — veja algumas opções de tour aqui.

A cidade oferece ainda diversas atrações, de teleférico a passeio de balsa no ponto onde a imagem foi encontrada no Rio Paraíba. Confira nosso roteiro completo do que fazer em Aparecida.

lugares para viajar sp - Aparecida do Norte

17. Gigantismos e história em Itu

Localizada a 100 km de São Paulo, Itu é uma excelente opção para um bate-volta, oferecendo uma variedade de atrações históricas, igrejas em cada esquina e algumas atrações gigantes!

Na década de 1960, Itu ganhou fama como a “Cidade dos Exageros”, popularizada pelo humorista Simplício da Praça da Alegria. Para confirmar esse apelido, a Praça Padre Miguel, no centro da cidade, exibe um orelhão e um semáforo em escala ampliada, além de lojas que vendem objetos cotidianos e comidas em tamanho exagerado, como a coxinha de 1 kg. Para completar a experiência, você pode visitar a Praça dos Exageros, um parque infantil com brinquedos e peças de xadrez, insetos, lápis e ferramentas em tamanho desproporcional..

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares para passeio - Itu

Praça Padre Miguel Foto: Turismo Itu/Divulgação

Além das atrações gigantes, o centro de Itu oferece uma rica experiência em passeios religiosos e históricos, com um casario bem preservado. No final do período colonial, a cidade era uma das vilas mais prósperas do interior de São Paulo, e parte dessa riqueza foi investida na construção de várias igrejas, o que rendeu a Itu o apelido de “Roma Brasileira”. Entre as principais igrejas estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Bom Jesus e a Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Além disso, em 1873, Itu foi o palco da primeira Convenção Republicana do Brasil. Para explorar esse período histórico, vale a pena visitar o Museu Republicano ou fazer o passeio do Trem Republicano.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares para passear sp - Itu

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária Foto: Turismo Itu/Divulgação

18. Romantismo em Serra Negra

Vizinha de Socorro e parte do Circuit

Vizinha de Socorro e integrante do Circuito das Águas Paulistas, Serra Negra é um destino encantador para casais e famílias que apreciam o romantismo. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade exibe uma beleza natural impressionante. O centro da cidade oferece excelentes hotéis, ótima gastronomia e muitas malharias, com destaque para as roupas de inverno. Durante a estação, Serra Negra se transforma em um cenário quase cinematográfico, com pessoas usando seus suéteres recém-adquiridos, música ao vivo e a iluminação encantadora da praça central, criando um ambiente que lembra um filme natalino.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

lugares para passear - Serra Negra

Serra Negra está a 142 km de São Paulo e oferece atrações imperdíveis para o seu roteiro. O Alto da Serra, o ponto mais alto da cidade a 1.310 metros de altitude, proporciona uma vista panorâmica deslumbrante e um belíssimo pôr do sol. Outro passeio imperdível é o teleférico, que oferece uma vista incrível da cidade e leva até o Pico da Fonseca, onde está o Cristo Redentor.

Perto do centro, há duas atrações inusitadas que merecem sua visita: a réplica da Fontana di Trevi (que, embora não substitua a verdadeira, é uma curiosidade interessante) e a Disneylândia dos Robôs, um castelo cheio de engenhocas que encantam as famílias (saiba mais aqui).

Se você curte os passeios pelas cidades do do Circuito das Águas Paulista, talvez valha a pena fazer uma excursão que inclui Socorro, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (onde há deliciosos morangos). Reserve esse passeio aqui.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

passeios por sao paulo - Serra Negra

19. Águas termais em Águas de São Pedro

Localizada a 190 km da capital, Águas de São Pedro é uma estância hidromineral e o menor município do Estado de São Paulo em área. No entanto, não se deixe enganar pelo tamanho; a cidade oferece muita beleza natural e charme interiorano.

Ao redor do Canal Central, a Avenida Carlos Mauro é arborizada e repleta de restaurantes, bares e sorveterias. Ela leva a atrações como o Boulevard, o Fontanário Municipal (com água mineral) e o Spa Thermal, onde são realizados banhos com águas hidrotermais. Além das águas, o centro da cidade abriga o Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, que conta com uma praça, um monumento de chafarizes e um bosque com trilhas para caminhadas.

Se você estiver explorando a região de Águas de São Pedro, vale a pena fazer uma visita à cidade vizinha, São Pedro. Os aventureiros podem experimentar a emoção de voar de parapente sobre os cenários da Serra do Itaqueri, enquanto quem prefere algo mais tranquilo pode desfrutar da vista no Parque Marcelo Golinelli. Para finalizar a viagem com muita diversão, não deixe de conferir o São Pedro Thermas Resort, que combina a comodidade de um hotel com um dos melhores parques aquáticos do estado, o Thermas de São Pedro.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.

20. Flores, morango e a Pedra Grande em Atibaia

Pertinho de São Paulo, a apenas 50 quilômetros, Atibaia é conhecida como a terra do morango e encanta visitantes com seu clima de serra, passeios rurais e beleza natural.

Durante a Festa de Flores e Morangos, a cidade recebe milhares de turistas. No entanto, é possível explorar essas atrações em outras épocas do ano também. Uma opção é visitar o Orquidário Takebayashi, onde além das orquídeas, você pode colher e degustar morangos frescos. Outra alternativa é contratar um tour do morango em Atibaia (veja todos os detalhes aqui). Lembre-se de que a melhor época para encontrar morangos maduros é entre julho e dezembro.

Para finalizar seu roteiro em Atibaia, não deixe de visitar a Pedra Grande, o principal cartão postal da cidade. Com 1.418 metros de altitude, o pico oferece vistas espetaculares de até sete cidades (dependendo das condições climáticas) e é o local perfeito para voos de asa delta, parapente ou paraglider. Embora seja possível chegar à Pedra Grande de carro, a estrada de terra pode não estar em ótimo estado. Portanto, considerar a contratação de uma agência que ofereça transporte em veículo 4×4 pode ser uma boa ideia — reserve seu passeio neste link.

Clique aqui e confira as opções de hospedagem.


E você, já esteve em algum destes lugares perto de São Paulo? O que achou? Tem outros destinos para recomendar? Comente abaixo e ajude outros leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos