Carregando...
Brasil

Conheça Guararema, a apenas 80 km de São Paulo

A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis. O local que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito – e de quebra ter uma experiência diferente. Eu aproveite que estava retornando de Campos do Jordão para conhecer essa cidade charmosa!

Fiquei impressionado ao chegar em Guararema, todo o charme da cidade é de fato, sem igual! Construções históricas unida a natureza faz com que o visitante viaje no tempo para uma época onde tudo era mais devagar!

Foto: Shutterstock

O principal ponto turístico da cidade é a Estação de Trem de Guararema, uma das primeiras construções a serem feitas por lá. A estação hoje dá lugar a um centro cultural onde é possível saber mais sobre a história da cidade e da ferrovia. O passeio em si é um charme só já que a estação faz o visitante voltar ao tempo. Além disso, os turistas utilizam os trilhos do trem (quando não estão sendo usados) para tirarem fotos e passear.

Aos finais de semana, é realizado um passeio turístico de trem até o bairro de Luiz Carlos, percorrendo uma distância de 7 km. O trem turístico é uma composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra e tracionado por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos, a maior em atividade no Brasil. Os ingressos custam, aproximadamente, R$ 50 (ida e volta) por pessoa. Para garantir o seu com antecedência, acesse o site do Trem de Guararema.

Um ponto forte de Guararema é a quantidade de atividades gratuitas que a cidade oferece. Uma delas é o Recanto do Américo, um dos cartões postais do local, que fica à beira do rio Paraíba e cercado por natureza. As famosas pontes suspensas fazem do passeio ainda mais divertido. Infelizmente estava fechado para obras durante a minha visita!

Parque da Pedra Montada é outra opção de passeio gratuito em meio à natureza. Por lá, encontram-se muitas trilhas, contato com o verde e, claro: a Pedra Montada – espécie de escultura natural em que duas pedras gigantes ficam sobrepostas. Além disso, o local conta com playground para as crianças.

Foto: Shutterstock

Ilha Grande é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Além de todos estes atrativos, a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA, espaço destinado aos debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.

Encerre sua visita apreciando o pôr do sol no Mirante Pref. Gerbásio Marcelino, com uma visão espetacular da cidade!

Via: Guia da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos