A China anunciou uma nova medida para impulsionar o turismo estrangeiro, isentando de visto grupos turísticos que cheguem ao país em navios de cruzeiro. A nova política, que entrou em vigor nesta quarta-feira, se aplica a portos de cruzeiros de 13 cidades chinesas, incluindo Xangai, Tianjin, Cantão, Shenzhen, Xiamen, Qingdao e Sanya.
De acordo com a Administração Nacional de Imigração da China, os membros desses grupos turísticos devem entrar e sair da China juntos, permanecendo no país por até 15 dias. Eles também devem seguir para o próximo porto a bordo do mesmo navio de cruzeiro.
Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da China para apoiar o turismo estrangeiro. Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores chinês anunciou que a isenção de visto seria estendida até dezembro de 2025 para cidadãos de vários países, incluindo França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Malásia, Suíça, Irlanda, Hungria, Áustria, Bélgica e Luxemburgo.
A simplificação dos procedimentos de visto e os custos de viagem foram citados como os principais obstáculos para o aumento do turismo estrangeiro, especialmente durante a pandemia da COVID-19, quando a China impôs restrições rigorosas de viagem. Para facilitar ainda mais a experiência dos visitantes estrangeiros, os serviços de pagamento eletrônico WeChat Pay e Alipay também anunciaram medidas para disponibilizar seus sistemas de pagamento na China.