A bucólica aldeia de Bulnes, situada a mais de 600 metros de altitude nas montanhas do parque Picos da Europa, em Astúrias, Espanha, é um dos locais mais isolados da Europa. Com apenas 27 habitantes, segundo dados de 2021, Bulnes é inacessível por estrada, e a única maneira de chegar ao vilarejo é por um caminho não asfaltado ao longo do desfiladeiro de um rio.
Acesso Difícil e Funicular
O percurso para Bulnes dura cerca de 1h30, passando por áreas sinuosas, íngremes e extremamente pedregosas. Em 2001, um funicular foi inaugurado, facilitando o acesso. Esse meio de transporte é usado pelos moradores para carregar bens, animais e pequenos tratores agrícolas da estação de Poncebos até a aldeia.
Turismo Controlado
Embora o funicular tenha atraído turistas para Bulnes, o preço da passagem é mantido alto para inibir o excesso de visitantes e preservar a tranquilidade do local. Para os moradores, no entanto, a viagem é gratuita. A obra de engenharia envolve um túnel de 2,2 km dentro da montanha rochosa, com uma inclinação de quase 20%. O funicular leva cerca de 20 minutos para subir até a aldeia, situada a 645 metros de altitude.
Estrutura e Divisão da Aldeia
Bulnes possui 56,4 km² de área e está dividida em dois bairros: Bulnes de Arriba (ou El Pueblu) e Bulnes de Abajo (ou La Villa). A aldeia é vizinha do Naranjo de Bulnes, o grande símbolo do parque dos Picos de Europa e a maior montanha da região, com 2.529 metros acima do nível do mar.