Carregando...
DicaInternacional

Conheça os aeroportos mais isolados e extremos do mundo

O mundo conta hoje com mais de 41 mil pistas de pouso, levando em conta aeroportos e aeródromos. Destes, cerca de 10 mil operam comercialmente e possuem código IATA e ICAO (saiba mais sobre as siglas dos aeroportos). Entretanto há alguns recordes que pertencem apenas a poucos. Qual é o mais isolado? Onde está o aeroporto comercial mais ao extremo do planeta? Conheça estas respostas e outras curiosidades sobre a localização de alguns aeroportos pelo mundo.

Vale destacar que somente os aeroportos operando com voos comerciais fazem parte da lista.

Aeroporto comercial mais ao norte do planeta

Uma terra com mais ursos polares e focas do que humanos. Assim é o arquipélago Svalbard, um território norueguês a cerca de 600 km da costa do país nórdico e com uma população de cerca de 2.600 habitantes.

Svalbard, Noruega

As regiões mais próximas de Svalbard é o arquipélago russo da Terra de Francisco José, a leste, seguido da Groelândia, a oeste. É o ponto da Terra permanentemente habitado mais próximo do Polo Norte.

O aeroporto de Svalbard (LYR) registra pouco mais de 150 mil passageiros por ano e tem as principais rotas para Tromsø e Oslo, operado pela Scandinavian e Norwegian Airlines.

Aeroporto mais ao sul do mundo

A cidadezinha de Puerto Williams (WPU), no Chile, é o aeroporto mais ao sul do mundo, apesar de contar apenas com voos para Punta Arenas da pequena companhia aérea DAP. Entretanto, do outro lado do Canal Beagle, a poucos quilômetros mais ao norte, fica Ushuaia, tida mundialmente como a cidade mais austral do planeta.

Na Terra do Fogo, a cerca de 4 horas de voo de Buenos Aires, o aeroporto do Ushuaia (USH), na Argentina, fica bem perto do centro da cidade.

Ushuaia, Argentina

A região repleta de atrativos naturais, com parques, arquipélagos, montanhas e muita fauna e flora, é a principal porta de entrada para os turistas que zarpam rumo a Antártica.

A única pista de pouso e decolagem do aeroporto do Ushaia tem 2.600 metros de comprimento e está apta par receber grandes aviões como o Boeing 747. Em 1999 o local recebeu uma visita ilustre, o Concorde da Air France.

Curiosidade

Até o ano passado, quando a Norwegian Airlines operava na Argentina era possível voar entre os aeroportos mais ao sul e ao norte do mundo. É isto mesmo!  Toda a viagem de norte a sul, entre Ushuaia e Svalbard, cobria 14.800 quilômetros e levava aproximadamente 25 horas em quatro voos, com escalas em Buenos Aires, Londres e Oslo.

Itinerário do voo do Ártico à Antártica:

Svalbard para Oslo: partida 12h40; chegada 15h35

Oslo para Londres Gatwick: saída às 18h45; pouso 20h05

Londres Gatwick para Buenos Aires: partida 22h30; chegada 8h10 + 1 (dia)

Buenos Aires para Ushuaia: saída 18h35; pouso 22h15

Aeroporto comercial mais isolado do mundo

A mais de 4 horas de viagem e a 3.759 quilômetros da costa chilena, a Ilha de Páscoa tem o aeroporto mais isolado do mundo. A ilha que pertence ao Chile fica no meio do Oceano Pacifico e é famoso pelas esculturas gigantes que atrai turistas do mundo todo.

Ilha de Páscoa, Chile

A origem dos Moais ainda continua um mistério até hoje. Há dois mil anos a região foi ocupada por uma civilização Polinésia que construiu estas estátuas, que para os cientistas personalizam os antepassados dos antigos moradores. A data de construção do Moais também não é precisa, mas para os estudiosos ocorreu entre 1600 e 1700.

O Aeroporto Internacional de Mataveri (IPC) recebe voos de Santiago e do Tahiti operados pela Latam. Além da larga distância até a capital chilena, o aeroporto mais próximo da ilha é o de Totegegie, na Polinésia Francesa, a 2.603 quilômetros. Sendo assim, o aeroporto comercial da Ilha de Páscoa é o mais remoto e isolado do mundo.

Aeroporto comercial na maior altitude

Inaugurado em 2013, o aeroporto de Daocheng Yading (DCY), no centro sul da China na província de Sichuan, veio auxiliar os moradores da região que antes precisavam viajar dois dias de ônibus para chegar até a Chengdu, a capital da província. Hoje a viagem entre as duas cidades dura cerca de 1 hora.

Daocheng Yading, China

O aeroporto está a 4.411 metros acima do nível do mar e recebe voos operados pela Air China, Sichuan Airlines e China Southern Airlines.

Aeroporto comercial na menor altitude

O aeroporto de Atyrau (GUW), no Cazaquistão, fica abaixo do nível do mar numa altitude negativa de 22 metros e tem voos da Aeroflot, Air Astana, FlyArystan e QazaqAir. Por ano, o local recebe pouco mais de 610 mil passageiros.

O aeroporto foi construído em 1994 e fica numa região crucial para a economia do Cazaquistão, pois fica muito perto de locais e plataformas de exploração de petróleo no Mar Cáspio. A cidade é sede de muitas empresas de petróleo e construção.

Atyrau, Cazaquistão

Aeroporto mais novo do mundo

Muitos aeroportos ao redor do mundo estão em construção e outros passando por remodelações e ampliações. Entretanto o aeroporto, construído do zero, mais novo a entrar em operação é o Internacional de Pequim Daxing (PKX).

aeroporto internacional de pequim daxing
aeroporto pequim daxing
aeroporto internacional de pequim daxing

Projetado para receber até 72 milhões de passageiros por ano, o novo aeroporto da capital chinesa levou menos de cinco anos para ser construído, ao custo de 17 bilhões de dólares foi inaugurado no final de 2019.

O Melhores Destinos já esteve lá. Conheça o novo Aeroporto Internacional de Pequim Daxing.aeroporto internacional de pequim daxing

Pequim, China

Aeroporto mais antigo do mundo em operação

O aeroporto mais antigo do mundo em operações fica no norte da Alemanha. Localizado a 8,5 km do centro de Hamburgo, a segunda maior cidade alemã, o aeroporto foi inaugurado em janeiro de 1911.

O local, que hoje transita mais de 17 milhões de passageiros por ano, é repleto de história. Durante a I Guerra Mundial foi utilizado como Base Aérea Militar até ser destruído por um incêndio em 1916. Em 1955 se tornou o principal hub quando a Lufthansa começou suas operações com passageiros. Depois de um processo de modernização, o aeroporto ganhou dois novos terminais e hoje há voos partindo de lá para 115 destinos domésticos e internacionais.

Conheça os 10 aeroportos mais antigos do mundo e do Brasil.

Hamburgo, Alemanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos