Carregando...
Dicas e Notícias

Culinária brasileira é eleita uma das melhores do mundo por ranking internacional

A culinária brasileira foi eleita uma das 100 melhores do mundo, segundo os usuários do guia gastronômico TasteAtlas, ocupando a 12ª posição. Com uma média de 4,2 estrelas, a culinária brasileira se aproximou das primeiras colocações, ficando próxima das culinárias indiana (11º lugar) e peruana (10º). As primeiras posições foram ocupadas pela culinária italiana (1º), japonesa (2º) e grega (3º).

O TasteAtlas destacou alguns dos alimentos brasileiros mais bem avaliados:

Mandioca

A mandioca é descrita pela plataforma como um alimento extremamente versátil, sendo a base de muitas receitas brasileiras. Pode ser preparada de várias maneiras, como grelhada, amassada, frita e no vapor. Segundo Maria Isabel Miqueletto no Infográfico do Estadão, a mandioca é um destaque nas Festas Juninas do Norte do Brasil, devido à influência indígena.

Pão de Mandioca:
A chef Heloisa Bacellar compartilhou uma receita simples e rápida de pão de mandioca que rende dois pães generosos. Confira a receita completa aqui.

Faça um pão de mandioca usando ingredientes que você tem em casa
Faça um pão de mandioca usando ingredientes que você tem em casa Foto: Tiago Queiroz | Estadão

Açaí

Popular na região amazônica, o açaí ganhou destaque global, especialmente na forma da “tigela de açaí”. O segredo está nos complementos, como granola, leite condensado, mel, frutas e leite em pó, que adoçam o creme puro da fruta.

Smoothie de Açaí:
Para uma receita simples, misture açaí, banana e pasta de amendoim para criar um delicioso smoothie. Veja a receita completa aqui.

Smoothie de açaí com banana e pasta de amendoim
Smoothie de açaí com banana e pasta de amendoim Foto: Werther Santana | Estadão

Jabuticaba

Com uma classificação de 4,4 estrelas, a jabuticaba é conhecida por seu sabor doce e ácido e sua versatilidade na cozinha. Em abril de 2024, a fruta ficou entre as dez melhores do mundo no TasteAtlas.

Geleia de Jabuticaba:
A confeiteira Samara Trevisan ensina uma receita de geleia de jabuticaba que usa apenas dois ingredientes. É perfeita para complementar pães e torradas. Confira a receita completa aqui.

A confeiteira Samara Trevisan é a autora dessa receita docinha e bem brasileira que ganhou tantos cliques durante o ano. Confira o passo a passoaqui.
A confeiteira Samara Trevisan é a autora dessa receita docinha e bem brasileira que ganhou tantos cliques durante o ano. Confira o passo a passoaqui. Foto: Daniel/Teixeira/Estadão

Onde experimentar a culinária brasileira

  • Mocotó Bar e Restaurante:
    De acordo com Matheus Mans do Paladar, o restaurante do chef Rodrigo Oliveira é uma referência na culinária brasileira, destacando ingredientes locais para criar pratos atraentes.

  • Bar e Lanches Estadão: Famoso pelo sanduíche de pernil, o Bar e Lanches Estadão é considerado um dos locais mais icônicos de São Paulo, com uma tradição forte na culinária brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos