Carregando...
DicaInternacional

“HARDERGRAT” UMA DAS TRAVESSIAS MAIS LINDAS E PERIGOSAS DO MUNDO

A travessia de Hardergrat está localizada ne Suíça e já foi escolhida como uma das trilhas mais incríveis do mundo pela revista National Geographic. Acontece que esse hiking localizado entre as montanhas dos Alpes Suíços é também uma das trilhas mais perigosas de todo o planeta. Esse “detalhe”, no entanto, não tira a beleza desse lugar mágico.

Hardergrat não é uma trilha oficial, mas o caminho é muito bem demarcado, o que atrai aventureiros de todos os cantos do mundo. O mais recomendado é que essa travessia seja feita em apenas um dia e a distância percorrida pelo trilheiro pode variar de 23 até 35 km, dependendo de onde ele decide finalizar a jornada.

Foto: Edward Virvel/Unsplash – Creative Commons

Um dos percursos mais comuns é iniciar a trilha em Interlaken e finaliza-la em Bern, onde é possível pegar um trem para voltar à cidade. O grande diferencial desta travessia é justamente a sua geografia. O caminho passa pela crista de uma série de montes, deixando a vista extremamente agradável e a caminhada extremamente perigosa.

O nível de dificuldade é alto, tanto porque, aproximadamente 18km são percorridos bem nas cristas e existe atenção total a cada passo, como pela altimetria. O ganho de elevação é de 2.419 metros, isso significa que durante todo o trajeto o trilheiro se deparada com uma série enorme de subidas e descidas, que exigem bom preparo físico e equipamentos adequados.

A travessia pode levar de 8 até 13 horas, dependendo do ritmo imposta, das condições do clima e da quantidade de paradas feitas. Com uma paisagem tão incrível, é essencial tirar um tempo para contemplação. Mas, é muito importante que a trilha seja finalizada ainda com a luz do dia e que a chegada case com os horários de saídas dos trens que levam de volta à cidade.

Foto: Dave Ruck/Unsplash – Creative Commons

Por estar entre as montanhas e ter a trilha muito estreita e cercada por quedas extremamente íngremes esse percurso não é de forma alguma recomendado para ser feito em dia de chuva ou no dia seguinte a uma tempestade. A lama e a chuva podem deixar o caminho escorregadio e ainda mais perigoso.

Em um site local, um dos trilheiros comentou que essa trilha o deixou sem fôlego por três motivos: pelo desafio constante da elevação, pelo perigo de caminhar na encosta íngreme praticamente o tempo todo e pelas paisagens estonteantes.

Via The North Face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos