As 7 Maravilhas do Mundo se espalham pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. Sete obras dignas de um roteiro de viagem. Uma delas é brasileira e deve ser parada obrigatória para quem quer admirar uma das paisagens mais belas do planeta. Conheça abaixo as novas sete maravilhas e as maravilhas naturais do mundo.
Definição das Novas Sete Maravilhas do Mundo
De caráter informal e recreativo a escolha das novas 7 maravilhas do mundo foi idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC). O objetivo era apontar as maravilhas ainda existentes, em contraponto a lista original das sete maravilhas antigas.
A campanha se iniciou em 2005 com uma lista 200 monumentos. Após a votação popular, a lista foi reduzida a 21 por uma curadoria de arquitetos liderada pelo ex-diretor geral da Unesco, Federico Mayor, que levou em conta a beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e arquitetônico.
Foram mais de 100 milhões de votos e os sete escolhidos foram anunciados em 2007 durante evento em Lisboa, Portugal.
Clique aqui e conheça a lista de documentos necessários para a sua viagem a Portugal!
Cristo Redentor 🇧🇷
Das 7 maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor é a mais nova. De braços aberto sobre a Guanabara, no Rio de Janeiro, o Cristo teve a sua construção iniciada em 1926 e foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.
A estátua está localizada no topo do Morro do Corcovado a 709 metros sobre o nível do mar. O Cristo Redentor possui 30 metros de altura e está sobre uma base de 8 metros. Seus braços estendidos alcançam 28 metros. O Cristo Redentor é um dos Pontos turísticos do Rio de Janeiro mais visitados!
Chichén Itzá 🇲🇽
Chichén Itzá foi uma das principais cidades do povo maia e é um dos sítios arqueológicos mais visitados no México. Cerca de 1,5 milhão de turistas visitam as ruínas a cada ano.
A cidade de Chichén Itzá foi construída entre séculos IX e XII e abandonada em 670 d.C. O ponto alto da visita é , sem dúvidas, El Castillo, também conhecido como a Pirâmide de Kukulcán. Ele é o templo principal, onde duas vezes por ano sombras reproduzem a imagem de Kukulcán, a serpente plumada. Sua construção é magnífica e realmente impressionante.
Para visitar Chichén Itzá o melhor a fazer é contratar passeios desde Cancún ou Playa del Carmen. O turista também pode seguir de ônibus ou alugar um carro. São 190 km a partir de Cancún, cerca de 2h30.
Coliseu 🇮🇹
Um dos monumentos mais famosos do mundo o Coliseu que atrai milhões de turistas todos os anos. O suntuoso símbolo do Império Romano, cuja construção foi iniciada pelo Imperador Vespasiano em 72 d.C., foi palco de combate entre gladiadores e batalhas com animais, performances que costumavam ser assistidas por um ávido público de até 73 mil pessoas.
O prédio deixou de ser usado para entretenimento na era medieval. Mais tarde foi reutilizado para vários fins, tais como habitação, oficinas, sede de uma ordem religiosa, uma fortaleza, uma pedreira e um santuário cristão.
Hoje é ponto obrigatório de qualquer visita a Roma. A atração é bastante famosa, a dica é adquirir a entrada com antecedência, pois assim evita-se as enormes filas que se formam desde cedo no local. O ingresso dá direito à entrada no Coliseu, no Monte Palatino e no Fórum Romano.
Petra 🇯🇴
A paisagem desértica da Jordânia é recortada por montanhas imponentes e de tom avermelhado, esculpidas pelo vento ao longo de milhares de anos. No meio destas montanhas surgiu Petra. Estabelecida possivelmente já em 312 a.C. como a capital dos árabes nabateus,o local foi importante e se desenvolveu ao longo da Rota da Seda. No auge, Petra abrigou cerca de 30 mil pessoas.
Hoje Petra é um dos principais sítios arqueológicos do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco e maior atração turística da Jordânia.
Grande Muralha da China 🇨🇳
A construção se iniciou no século 7 a.C. e continuou por mais de 2000 mil anos. Ao longo do tempo ela ganhou novos muros, quartéis e torres de observação. A Grande Muralha da China foi construída com propósito de proteger os estados e impérios chineses de invasões inimigas principalmente dos mongóis.
Apesar dos seus 21.196 km de extensão, o monumento possui partes abertas à visitação que podem ser facilmente acessadas a partir de Pequim por transporte público, de trem ou excursões.
Machu Picchu 🇵🇪
A cidade perdida dos Incas exala energia e permite aos visitantes desvendar um pouquinho de um povo que guardava conhecimento muito avançado, especialmente para a época. O sítio arqueológico está 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540. As famílias que lá viviam cultivavam, principalmente, milho e batata e deixaram a cidade antes da chegada dos espanhóis.
A melhor forma para visitar a cidade é chegar a Águas Calientes, na base de Machu Picchu, de trem saindo de Cusco, no Peru.
Taj Mahal 🇮🇳
O Taj Mahal é a principal atração turística da Índia e um dos monumentos mais importantes do mundo. Localizado na cidade de Agra, foi eleito uma das Sete Maravilhas do mundo moderno e atrai visitantes o ano todo.
O Taj Mahal é um mausoléu construído pelo Imperador Shah Jahãn, em homenagem à sua esposa falecida Mumtāz Maḥal, entre 1632 e 1653. Em 1983, o Taj Mahal foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
7 Maravilhas da Antiguidade
Esta lista de obras notáveis a serem apreciadas foi elaborada pelos gregos. Acredita-se que a primeira referência a listagem foi feita por Heródoto (484 a.C. – cerca de 425 a.C.). Entretanto, a lista que conhecemos foi compilada somente na Idade Média.
Das obras listadas somente a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, continua existindo. Todas as outras já foram destruídas, são elas: Jardins Suspensos da Babilônia, A estátua de Zeus, O Templo de Artemis, O Mausoléu de Halicarnasso, O Colosso de Rhodes e o O Farol de Alexandria.
Maravilhas da Natureza
Definição das Sete Maravilhas da Natureza
Como a escolha das novas 7 maravilhas do mundo, as belezas naturais também foram escolhidas de forma informal em votação popular pela internet organizada também pela New Open World Corporation (NOWC). A campanha se iniciou em 2007 com uma lista 440 localidades naturais. Após mais de 500 milhões de votos, as sete maravilhas naturais foram anunciadas em 2011.
Cataratas do Iguaçu 🇧🇷 🇦🇷
Na divisa entre Brasil e Argentina fica um das maravilhas naturais do mundo. A Cataratas do Iguaçu abriga cerca de 270 quedas d’água com uma média de 65 metros de altura e vazão de aproximadamente 1,5 milhão de litros d’água por segundo.
As quedas d’água do parque das cataratas formam-se pelas águas do Rio Iguaçu. O lado brasileiro é ótimo para observar as quedas enquanto se faz a Trilha das Cataratas, com 1.200 metros, a principal atração do parque brasileiro. Ao longo do percurso é comum encontrar quatis, pássaros ou borboletas, que brincam entre as folhas das árvores. A trilha possui diversos mirantes, perfeitos para tirar fotos e sentir no rosto respingos das cachoeiras. Já do lado argentino há muito entretenimento e diversas passarelas para admirar a beleza das Cataratas. Os dois lados se completam e são o ponto alto entre as muitas atrações de uma viagem a Foz do Iguaçu.
Ilha de Jeju 🇰🇷
A menor província da Coreia do Sul abriga a maior ilha e a maior atração turística do país. O clima ameno, as belezas naturais e a infraestrutura atraem milhares de turistas todos os anos. É tanta gente, que a rota entre Seul e Jeju foi a mais ocupada nos últimos anos com mais de 14 milhões de passageiros transportados em 12 meses.
Baía de Ha Long 🇻🇳
Esta maravilha natural do Vietnã está localizada a cerca de 3 horas da capital Hanói. São cerca de 1.969 ilhotas de calcário. A maior parte das ilhas não está habitada nem alterada pela presença humana. A melhor forma de conhecer é em cruzeiros de 1 ou 2 noites que saem do porto de Ha Long.
Ilha de Komodo 🇮🇩
Komodo é uma das 17.508 ilhas da Indonésia e famosa por ser habitat do dragão de Komodo. A Ilha tem 390 km² de área e cerca de 2.000 habitantes. O governo indonésio pretende declarar a região como sendo de conservação mundial dos dragões de Komodo. O objetivo é proibir o turismo na zona durante um tempo para recuperar a biodiversidade da ilha.
Parque Nacional de Puerto Princesa 🇵🇭
Um lugar paradisíaco. O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa é uma área protegida das Filipinas, localizada a cerca de 80 quilômetros ao norte do centro da cidade de Puerto Princesa, Palawan. O parque nacional está localizado na Cordilheira de Saint Paul, na costa oeste da ilha.
Amazônia 🇧🇷🇨🇴🇵🇪🇻🇪
A maior floresta tropical do mundo também foi eleita uma das 7 maravilhas naturais do mundo. O Rio Amazonas, que nasce nos Andes peruanos e deságua no Oceano Atlântico, é o maior do mundo em volume de água e para muitos o mais longo do planeta. A biodiversidade e belas paisagens atraem turistas do mundo todo. No Brasil a principal porta de entrada para visitar a Floresta é Manaus.
Table Mountain 🇿🇦
Conhecida internacionalmente e símbolo da Cidade do Cabo, na África do Sul, a Table Mountain atrai aventureiros e turistas durante o ano todo. Para chegar ao seu topo a forma mais fácil é de teleférico. A principal característica da Montanha da Mesa é o planalto de aproximadamente 3 quilômetros de um lado para o outro, cercado por impressionantes penhascos. A montanha fica a 1.086 metros acima do nível do mar.
Quais maravilhas do mundo você conhece? Deixa o seu relato nos comentários logo abaixo.
20 lugares para visitar antes de morrer
[…] me conhece sabe que tenho uma busca particular em conhecer as 7 maravilhas do mundo. E claro que, sempre quis viajar ao Egito para ver as Grandes Pirâmides e a […]
Barcelona anuncia data para a conclusão da Basílica da Sagrada Família após mais de 140 anos! -
[…] por muitos como uma das maravilhas do mundo moderno, a Sagrada Família tem uma história tumultuada. Quando Gaudí faleceu em 1926, apenas 15% do […]