Carregando...
BrasilDica

Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna

Sempre quis sentir como era realizar um passeio de Maria Fumaça, foi quando descobri o passeio no trem Maria Fumaça de Campinas, a cerca de uma hora da cidade de São Paulo e é um bom passeio para família!

Os vagões são antigos, porém bem conservados, e são puxados por uma locomotiva a vapor em uma autêntica ferrovia do século 19.

Com destino a Jaguariúna, o percurso possui cerca de 45 km com belas paisagens e os passageiros vão ouvir os monitores contando a história das ferrovias, do café, das tradicionais locomotivas e contam com show ao vivo! Pelo menos no nosso caso!

As locomotivas, fabricadas entre 1958 e 1960, marcaram a época da transição da tração a vapor para a então moderna tração a diesel. Foram recuperadas e restauradas com as cores originais da ferrovia, então pode esperar encontrar equipamentos ferroviários de várias épocas, gerações, modelos, com uma diversidade no acervo que é referência no mundo inteiro.

Ao chegar a Jaguariúna, o passeio de trem se encerra e os passageiros podem conhecer a charmosa estação, famosa por ser de onde partiam os trens para o ramal da Pedreira e onde as opções de restaurantes são grandes!

O valor do ingresso Inteira é um pouco salgado: R$ 160 por pessoa, também sendo possível pagar meia entrada quem tem direito ao benefício. A parte boa é que ao menos o estacionamento é gratuito, tanto na estação de Anhumas (Campinas) como em Jaguariúna, ambos de responsabilidade da prefeitura local.

Saiba mais informações de datas, horários e tarifas no site oficial.

O passeio é um passatempo muito gostoso e pode valer bastante a pena se você está interessado em saber sobre a história das locomotivas, além de estar disposto a investir a grana do ingresso, que não é barato. É também uma boa opção para quem está passeando na cidade de São Paulo e quer conferir algo um pouco diferente dos grandes prédios e vida agitada da capital paulista.

Fonte: Melhores Destinos

Leia também:
Passeio com o trem Maria Fumaça: tudo o que você precisa saber sobre a famosa atração da Serra Gaúcha


E você, já fez o passeio? Gostou? Comente abaixo e compartilhe suas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Favoritos