O Papa concedeu o título de “Basílica Menor” ao Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado na cidade de Içara, Santa Catarina. Este reconhecimento faz do santuário a primeira Basílica Menor do estado, estreitando seus laços com o magistério da Igreja Católica. De acordo com a Diocese de Criciúma, este é o mais alto reconhecimento que uma igreja fora de Roma pode obter.
A Igreja Católica distingue entre Basílicas Maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano, e Basílicas Menores, espalhadas pelo mundo. Com esta elevação, o santuário de Içara se torna a primeira Basílica de Santa Catarina, a sexta no Sul do Brasil e a 80ª do país a receber essa honra.
A cerimônia oficial de elevação do Santuário à Basílica Menor acontecerá no dia 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa Cruz. Conforme a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, as basílicas são igrejas com grande importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese, mantendo um vínculo especial com a Igreja de Roma e o Papa.
Atualmente, o santuário realiza diversas celebrações semanais, além de casamentos e batizados. O complexo religioso, que se estende por 13,5 hectares, inclui o templo principal em forma de cruz latina, igrejas, caminhos de oração, monumentos, um campanário, convento e auditório.
O aeroporto mais próximo é o de Criciúma, situado a cerca de 15 km de distância. Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber notificações de passagens aéreas com desconto diretamente no seu celular!
E você, ficou com vontade de conhecer a nova Basílica? Comente abaixo e compartilhe suas impressões!